menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Primeiro dia de Mundial Júnior de Judô garante ouro para o Brasil

A competição ocorrerá entre os dias 5 e 8 de outubro em Lima, no Peru

Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porWilson Spiler,
Dia 06/10/2025
11:24
Atualizado há 2 minutos
Nicole Marques e Gyovanna Andrade faturam medalhas no Mundial Júnior de judô (Foto: Anderson Neves/CBJ)
imagem cameraNicole Marques e Gyovanna Andrade faturam medalhas no Mundial Júnior de judô (Foto: Anderson Neves/CBJ)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Mundial Júnior de Judô começou neste último domingo (5) com duas medalhas para o Brasil. No primeiro dia de competição em Lima, no Peru, Nicole Marques levou ouro nos -52kg, e Gyovanna Andrade faturou o bronze nos -57kg.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Aos 17, Nicole Marques é ouro!

O judô brasileiro esteve em quatro disputas de medalha no primeiro dia do Campeonato Mundial Júnior. Entre elas, na final do -52kg feminino, Nicole Marques, de 17 anos, levou a melhor sobre a venezuelana Leomaris Ruiz. O confronto intenso foi marcado pela vitória de Nicole após o terceiro shido de Leomaris no golden score. Posteriormente, a judoca brasileira venceu todos os confrontos de sua chave.

Nicole Marques foi medalhista de bronze no Mundial Cadete no fim de agosto, e agora, com o resultado sobre a venezuelana, garantiu seu campeonato mundial júnior.

continua após a publicidade

Agora, Nicole se junta ao seleto grupo composto por Aurélio Miguel, Sebástian Pereira, Tiago Camilo, Fabiane Hukuda, Leandro Guilheiro, Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Rafaela Silva, Rafael Macedo, Daniel Cargnin e Willian Lima como os campeões mundiais júnior do judô brasileiro.

Nicole Marques leva ouro em mundial júnior (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IFJ)
Nicole Marques leva ouro em mundial júnior (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IFJ)

➡️Nos passos de Mayra Aguiar, promessa brasileira é confirmada no Mundial Júnior de Judô
➡️Resumão do Pan Júnior: judô e remo encerram em alta; natação ultrapassa 20º ouro

continua após a publicidade

Bronze de Gyovanna Andrade

Gyovanna conquistou a medalha de bronze ao vencer a uzbeque Raykhona Mamatova, a quirguistanesa Zhanar Zholdosheva e a italiana Michela Terranova, líder do ranking mundial — esta última em um combate de golden score. Na semifinal, foi superada pela cazaque Dana Abdirova, mas garantiu o bronze ao vencer a eslovena Jevgenija Gajic por ippon na disputa pela medalha.

Judoca natural de Cerquilho (SP), Gyovanna Andrade foi convocada inicialmente apenas para a competição por equipes mistas do Mundial, mas após o corte de Clarice Ribeiro por uma lesão, a atleta de 20 anos foi chamada também para o individual. A notícia veio um dia após seu aniversário.

Bianca Reis e Gyovanna Andrade tiveram chance de representar o Brasil na final da categoria até 57kg feminina, mas ambas foram superadas nas semis, indo automaticamente para a disputa do bronze, com Bianca Reis perdendo para a japonesa Asuka Ueno.

Outros brasileiros no Mundial

No masculino, Bruno Nóbrega também esteve na briga por bronze na categoria -66kg. Na disputa contra o japonês Shuntaro Fukuchi, o brasileiro foi superado com um ippon e terminou em quinto lugar. Na campanha, Bruno contou com vitórias sobre o colombiano Jhordan Vanegas e o húngaro Sebestyen Kollar. Nas quartas, foi derrotado pelo azeri Nizami Imranov.

Lucas Takaki começou sua campanha com vitória nos -60kg sobre o canadense Vicente Nepton. Porém, na luta posterior, perdeu para o saudita Abdulrahman Alsaiari. Nos -48kg feminino, Mariana Nunes caiu nas oitavas de final para a turca Zilan Ertem.

  • Matéria
  • Mais Notícias