Piloto compara rivalidade Hamilton x Verstappen com disputa na McLaren na F1
David Coulthard analisou briga entre Oscar Piastri e Lando Norris na temporada

- Matéria
- Mais Notícias
A rivalidade entre Oscar Piastri e Lando Norris na McLaren promete esquentar ainda mais a temporada 2025 da F1. Para o David Coulthard, ex-piloto da equipe britânica, o duelo interno entre os “Papayas” pode seguir o mesmo roteiro explosivo da disputa entre Lewis Hamilton e Max Verstappen em 2021 – com talento dos dois lados, mas espaço para apenas um campeão.
Relacionadas
➡️ Vai chover no GP da Bélgica? Confira a previsão do tempo para etapa da F1
— Se fosse meio Campeonato Mundial, Oscar venceria. Não acho que alguém possa dizer que ele não merece estar na liderança – ele já estava na liderança antes (das McLarens) se chocarem no Canadá. Mas se Lando virar o jogo na segunda metade da temporada, ele fará isso contra alguém que é um talentoso piloto de F1 em seu terceiro ano — analisou Coulthard.
A acirrada briga pelo título dos pilotos da McLaren lembra a disputa conturbada da F1 2021, segundo o ex-piloto. Na época, Verstappen superou Hamilton na última corrida, em Abu Dhabi, e conquistou seu primeiro campeonato mundial.
— É um pouco como 2021, quando algumas pessoas ainda falam tanto sobre o que aconteceu… só um piloto conseguiu vencer. Tanto Max quanto Lewis pilotaram como campeões mundiais naquele ano, mas só um deles conseguiu o título — relembrou.
Hamilton e Verstappen realizaram uma das maiores rivalidades já vistas na Fórmula 1 durante o ano de 2021, levando a decisão para a última etapa do ano. O piloto holandês conquistou seu primeiro título mundial na carreira naquele ano e, desde então, levou também os campeonatos de 2022, 2023 e 2024.

Regras papayas e futuro da McLaren
Batendo na trave em 2024, Norris aproveita a clara vantagem na F1 para lutar novamente pelo título na atual temporada. A força da McLaren, no entanto, beneficia também Piastri que não se preocupa mais com as "regras papayas" e lidera o Mundial de Pilotos. Com a disputa em aberto, a equipe escolheu não interferir mais em confrontos diretos na pista entre os pilotos, o que foi bem recebido por Coulthard.
— Acho que a McLaren lidou muito bem com isso. Acho que ambos os pilotos estão mais para o lado dócil do que para o lado selvagem, então isso provavelmente torna tudo um pouco mais fácil. Sempre vai acontecer que, não importa o quão unida seja uma equipe, quando ambos os pilotos têm a intensidade de ter a chance de vencer, isso vai ficar cada vez mais complicado. — disse.
As chances são claras para ambos os "Papayas", já que a diferença entre os dois está em apenas oito pontos. O australiano acumula 234 pontos e cinco vitórias, enquanto o companheiro tem 226 e quatro triunfos em 12 corridas disputadas.
Apesar disso, pode ser que essa abertura não volte a acontecer a partir da temporada que vem. O motivo, para o ex-piloto, seria as mudanças que o regulamento da Fórmula 1 terá a partir de 2026. Com isso, o futuro tanto da McLaren quanto dos pilotos fica incerto.
— Mas esta também pode ser a única chance deles de ganhar um título mundial; não sabemos o que 2026 reserva, não sabemos o que o futuro reserva, então é preciso aproveitar o momento — destacou Coulthard, que completou:
— É por isso que estou realmente impressionado com a forma como o Oscar se destacou este ano. Mas a resposta do Lando nas últimas duas corridas também está mostrando sua qualidade. Acho que vai ser uma daquelas coisas em que ambos merecem, mas só um pode conseguir.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Courthard não descarta chances de Verstappen
A situação de Max Verstappen na F1 2025 não está tão simples quanto na temporada passada. Além da desvantagem no Mundial de Pilotos, o holandês está pendurado com nove pontos em sua superlicença e precisará enfrentar oito corridas com certa cautela. No entanto, nem isso poderá segurar o piloto caso a Red Bull Racing faça os reparos necessários, segundo Coulthard.
— Não dá para descartar o Max. Acho que, para o campeonato, todos sabemos que será preciso uma melhora para liberar algum desempenho. Será preciso uma atualização da Red Bull para dar a ele a consistência necessária. Eles são capazes de fazer isso? Com certeza. Já fizeram isso antes? Sim. O Max é excepcional? Com certeza — afirmou.
Embora Verstappen seja capaz de conquistar tal reviravolta, as probabilidades são muito baixas devido ao desempenho entregue pela equipe na primeira metade da temporada. Como afirma o ex-piloto, será "difícil imaginar que os circuitos da segunda metade da temporada de repente seriam mais adequados para a Red Bull do que os da primeira metade".
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias