João Fonseca supera Nishikori em atuação de gala e alcança melhor ranking e final do Challenger de Phoenix
Brasileiro superou o japonês com um duplo 6/3 para garantir vaga na decisão

João Fonseca fez mais uma vítima no Challenger de Phoenix: neste sábado (15), o brasileiro venceu o experiente Kei Nishikori por 2 sets a 0, em duplo 6/3, e garantiu um lugar na decisão da competição. Em triunfo sem grandes dificuldades, o carioca contou com uma excessividade de erros não forçados do adversário e administrou bons sets de saque para conquistar a vitória.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Esta foi a quarta vitória da joia carioca na trajetória no Arizona: antes, já havia eliminado o russo Pavel Kotov, o alemão Jan-Lennard Struff e o francês Hugo Gaston. O novo triunfo garantiu o melhor ranking de sua carreira: em atualização na próxima segunda-feira (17), seu nome aparecerá na posição 65, ganhando 15 em relação ao 80º lugar atual, e três acima do recorde da carreira, alcançado após o triunfo no ATP 250 de Buenos Aires. Caso haja título, a posição final será a 60ª. A missão deste domingo (16) pelo troféu será diante de Alexander Bublik, do Cazaquistão, número 82 do mundo.
🎾 FONSECA BATE NISHIKORI: COMO FOI O JOGO?
João iniciou o set inicial com dificuldades impostas por Nishikori, mas confirmou o saque em seus primeiros games, enquanto o nipônico teve um pouco mais de tranquilidade no seu serviço. A primeira quebra veio no sexto set, quando o brasileiro mostrou agressividade em bolas na paralela e empurrou o oponente para trás na quadra, forçando erros e conquistando a vantagem no marcador em 4/2.
No game seguinte, Kei mostrou a qualidade da escola japonesa e forçou as trocas o quanto pôde, mas um saque a mais de 200 km/h e uma paciência maior do que se costuma ver no jogo do carioca ampliaram a diferença para três games. O asiático conseguiu se defender no seu saque e, mesmo sendo forçado a ir ao ponto de vantagem, buscou um belo voleio para diminuir; entretanto, tendo dois set points, Fonseca se aproveitou de novos erros não forçados e contou com devolução para fora para fechar a parcial em 6/3.
➡️ Luisa Stefani firma parceria com ex-nº 1 Babos na próxima série de torneios
Nishikori abriu o segundo set confirmando seu serviço e contando com a sorte de um toque na fita para amortecer a bola e lhe garantir o ponto - o que já havia acontecido uma vez antes no confronto. Os três games seguintes foram de confirmação: no quinto, com saque do ex-top 10 do mundo, João cresceu, teve chances de quebra e conseguiu concretizar a vantagem no marcador com mais erros do japonês, acelerando bolas sempre no forehand.
Com a quebra contra, o japonês tentou tirar a desvantagem no game seguinte, mas um slice de forehand do brasileiro deixou a vitória mais perto. Precisando confirmar o saque para sobreviver, Kei fez um game ruim, e em uma cruzada forte de direita, João Fonseca fechou o jogo e deu sequência a uma grande história no Arizona.

👀 O QUE VEM PELA FRENTE?
Na final, Fonseca terá um novo compromisso complicado: o brasileiro enfrentará Alexander Bublik, de 27 anos. Em sua semifinal, o cazaque venceu o português Nuno Borges em parciais de 6/3 e 6/4, e alcançou a vaga na final, onde terá a dura missão de parar o diamante carioca em ascensão.
Na segunda metade de 2024, João viveu um momento iluminado ao conquistar dois títulos de Challenger: Lexington e Camberra, além do ATP Next Gen Finals, em disputa com os oito melhores tenistas sub-20 do mundo. Neste ano, já ergueu a taça do ATP de Buenos Aires em campanha histórica, superando quatro atletas da casa, e esteve em quadra nos principais torneios do circuito, como o Australian Open e o Masters 1000 de Indian Wells.
Tudo sobre

Fórmula 1
Max Verstappen aconselha Kimi Antonelli em disputa por título na F1
Há 4 minutos
Tênis
João Fonseca estreia na Copa Davis; horário e onde assistir
Há 30 minutos
Vôlei
Venezuela joga de luto e homenageia ex-capitão no Sul-Americano
Há 35 minutos
Flamengo
Arrascaeta cola em recorde de Zico na Libertadores pelo Flamengo
Há 2 horas
Tênis
Fisioterapeuta relembra homenagem de João Fonseca: 'Minha mãe mereceu'
Há 5 horas
Vôlei
'Pane do primeiro set' cria alerta para a Seleção no Sul-Americano
Há 6 horasMais LANCE!

Cachopa cobra 'garra' da Seleção em busca do título do Sul-Americano de vôlei

Brasil se recupera, bate a Colômbia e segue invicto no Sul-Americano de vôlei

Campeão mundial pelo Corinthians disputa torneio de tênis

Vôlei de praia: Brasil é ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santa Fé

Vôlei: veja os lances da vitória do Brasil sobre a Colômbia no Sul-Americano

Brasil explica escolha do piso para confronto da Copa Davis contra a Suíça

João Fonseca admite antes da Copa Davis: 'Gostaria de estar melhor fisicamente e mentalmente'

Ex-campeão do UFC 'desmerece' Jon Jones entre melhores de todos os tempos

Brasil x Colômbia no Pré-Olímpico de vôlei: horário e onde assistir

Semana de luta! Retorno de Pantoja e cinturão em jogo no UFC 331

Brasileiro fica sem adversário para UFC 331 e adia revanche

Ex-chefe do Bellator anuncia nova liga de MMA com Cris Cyborg e Royce Gracie

Pantoja foca na luta e promete lição a Joshua Van no UFC 331



