Gabriel Bortoleto se prepara para ‘desafio adicional’ em GP da Bélgica com Sauber
Brasileiro destacou positividade da equipe, mas alertou sobre corrida sprint

- Matéria
- Mais Notícias
Após o péssimo desempenho do ano passado, a Sauber voltou com força para a temporada de 2025 da Fórmula 1. A dupla entre Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg já deu resultados positivos para a equipe, que mantém a "atmosfera positiva" após a última etapa. Atual campeão da F2, o novato brasileiro conhece bem o Circuito de Spa-Francorchamps, mas terá um novo desafio com as altas velocidades da F1 — além da corrida sprint.
Relacionadas
➡️ Mercado da roda: veja as movimentações para o grid de 2026 da F1
— A atmosfera na equipe está muito positiva neste momento, e isso me dá uma motivação extra. Vamos precisar estar no nosso melhor nível nesta semana, especialmente com o desafio adicional da sprint, o que significa menos tempo de treino para acertar as coisas — afirmou Bortoleto.
A "perda" de dois treinos livres pode, sim, ser um diferencial para as equipes. No entanto, a corrida sprint é ainda mais uma possibilidade dos pilotos de somar pontos. É a terceira vez que o GP da Bélgica contará com esse novo formato, desde a mudança na temporada de 2023.
Com a adição dessa corrida rápida, a etapa belga se tornou ainda mais desafiadora devido aos carros serem sensíveis aos níveis de "downforce". Normalmente, os engenheiros têm os três treinos livres para fazer experiências, observando a velocidade de seus adversários, antes de escolher a melhor estratégia. Nesse caso, uma única sessão é utilizada para tomar decisões cruciais de configuração.
Experiência de Bortoleto em Spa-Francorchamps
Não é a primeira vez que Bortoleto correrá pelo tradicional circuito do GP da Bélgica. Apesar disso, é inegável a diferença de velocidade que o brasileiro precisará enfrentar na etapa deste final de semana, entre os dias 25 a 27 de julho. Para ele, a pausa desde a Inglaterra serviu para focar em sua preparação com a Sauber.
— Sempre gostei de correr em Spa durante minha carreira na base, então estou ansioso para viver isso na Fórmula 1 pela primeira vez. Nas últimas duas semanas sem corrida, aproveitei ao máximo a pausa, tirei um tempo para descansar na agitada temporada europeia, além de ter treinado e me preparado para as próximas corridas no simulador — destacou.
Antes da F1, Bortoleto esteve na pista de Spa durante seu tempo na base. Entre as disputas, o brasileiro venceu uma etapa na Fórmula Regional Europeia (FRECA), em 2022, além do segundo lugar conquistado na temporada passada pela Fórmula 2.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Comparação entre os parceiros de Sauber
Pior equipe da F1 2024, a Sauber conta com uma dupla impressionante com o brasileiro e o alemão Nico Hulkenberg. O veterano já garantiu 37 pontos para o Mundial de Pilotos, enquanto Bortoleto tem apenas quatro. Apesar disso, o último campeão da F2 lidera a equipe nas qualificatórias até a metade da temporada.
Segundo levantamento do "Delta Data", perfil especialista em estatística de automobilismo, Bortoleto esteve à frente do companheiro em mais oportunidades. Em questão de números, o novato foi mais rápido que Hulkenberg em sete etapas de classificação, contra cinco do alemão.
Nas qualificatórias de corridas sprint, a disputa entre os pilotos está empatada. O brasileiro foi mais rápido no GP da China, e Hulkenberg levou a melhor nos Estados Unidos. Vale destacar que o alemão conquistou o primeiro pódio de sua carreira na atual temporada no GP da Grã-Bretanha após 15 anos de Fórmula 1. Enquanto isso, a melhor posição do novato foi o oitavo lugar na etapa da Áustria.

- Matéria
- Mais Notícias