Alpine confirma saída de Doohan e promove retorno de Colapinto à F1 em Ímola
Francês é tirado do posto de titular após sucessivos erros

Franco Colapinto está oficialmente de volta ao grid da Fórmula 1 (F1) pela Alpine. Depois dos sucessivos erros no começo da temporada, Jack Doohan foi tirado do posto de titular, com o argentino assumindo o cockpit, algo que já era esperado desde o final de 2024, aliás. Franco, portanto, reinicia caminho na categoria no GP da Emília-Romanha, em Ímola, o próximo da temporada 2025.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A confirmação veio nesta quarta-feira (7). Franco Colapinto assume o posto de titular da Alpine, mas por período determinado: cinco corridas no circuito da F1. A Alpine vai fazer uma avaliação de seu desempenho antes do GP da Inglaterra para decidir se o argentino segue, se volta a promover Doohan ou se eventualmente parte para uma terceira via.
Chefe da Alpine explica escolha por Franco Colapinto
— Após revisar as primeiras corridas da temporada, tomamos a decisão de colocar Franco no carro ao lado de Pierre nas próximas cinco corridas", disse Briatore. "Com o pelotão tão próximo este ano, e com um carro competitivo, que a equipe melhorou drasticamente nos últimos 12 meses, estamos em uma posição onde vemos a necessidade de rotacionar o nosso line-up — explicou o chefe da Alpine
— Também sabemos que a temporada 2026 será importante para a equipe e ter uma completa e justa análise dos pilotos nesta temporada é a coisa certa a se fazer para maximizarmos nossas ambições no próximo ano", ponderou. "Continuamos apoiando Jack na equipe, já que ele agiu de maneira muito profissional no papel dele como piloto até aqui nessa temporada. As próximas cinco corridas nos darão a oportunidade de tentar algo diferente e, depois deste período, vamos avaliar nossas opções — completou.

Piloto substituído se manifesta
Doohan foi piloto da academia da Alpine nas categorias de base e estreou pela equipe no GP de Abu Dhabi do ano passado, quando substituiu Esteban Ocon. A passagem na principal categoria do esporte a motor, no entanto, foi bem curta e durou apenas sete corridas.
Com desempenho muito abaixo do esperado, Doohan colecionou acidentes e se destacou, de forma negativa, pela batida na primeira curva durante o treino livre 2 do GP do Japão, quando tentou fazer a curva 1 em Suzuka com o DRS acionado. Cada vez mais pressionado, raramente chegou perto do ritmo de Pierre Gasly e foi cortado do time após o GP de Miami. O melhor resultado da carreira do australiano foi um 13º lugar na China.
— Estou muito orgulhoso de ter realizado o sonho de ser um piloto profissional de Fórmula 1 e serei eternamente grato à equipe pelo apoio. Este último capítulo é difícil para mim, porque, como piloto quero correr. Dito isso, aprecio a confiança e o comprometimento da equipe. Temos objetivos de longo prazo a serem alcançados e continuarei me esforçando ao máximo de todas as maneiras possíveis para ajudar a alcançá-los. Por enquanto, vou manter o foco, continuar trabalhando duro, e vou assistir com interesse às próximas cinco corridas e continuar em busca dos meus objetivos — declarou o piloto.


Vôlei
Brasil leva virada no tie-break, sofre quarta derrota e cai no Mundial sub-17 de vôlei
Há 9 horas
Mais Esportes
WSL: Kelly Slater dá show e elimina Gabriel Medina em Teahupoo
Há 10 horas
Vôlei
Vice na Copa Sul-Americana liga alerta para futuro do Brasil no vôlei masculino
Há 10 horas
Surfe
WSL: Ítalo e Chumbinho quebram sequência negativa do Brasil e avançam no Taiti
Há 12 horas
Mais Esportes
Hugo Calderano estreia no Smash da Europa; veja adversário e chave
Há 13 horas
Fórmula 1
F1: Hamilton vira 'novo Schumacher' nos bastidores da Ferrari
Há 13 horasMais LANCE!

F1: McLaren promete atualizações para alcançar rival

Do sonho de ginasta à Olimpíada no skate: Gabi Mazetto mira LA

Valter Walker aceita luta contra ex-campeão do UFC

Makhachev volta a ameaçar recorde histórico de Anderson Silva no UFC

João Fonseca mira salto no ranking após queda em Montreal

Piastri rebate Hamilton na F1: 'Eles não são para todos'

João Fonseca terá caminho facilitado no Masters de Cincinnati

Sem LeBron, Lakers terão desafio pela frente, alerta Shaq

Diretor da F1 detalha qualidades de Bortoleto: 'Algo que precisamos'

Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos

De Gisele Bundchen a Vanderlei: os 10 anos da abertura dos Jogos Rio 2016

Semana de luta! Recorde de Anderson Silva e dois cinturões em jogo no UFC 330

Classificado para a AmeriCup, Brasil vence Colômbia e é bronze no Sul-Americano



