E-Prix de São Paulo: Di Grassi explica problema que o tirou da corrida e projeta futuro
Brasileiro não completou a primeira corrida da Temporada 11 da Fórmula E, que foi disputada no Anhembi

O brasileiro Lucas Di Grassi, da Lola Yamaha ABT, foi obrigado a deixar a primeira corrida da Temporada 11, que aconteceu no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, por problemas no sistema de seu carro. Após a corrida, Di Grassi lamentou o ocorrido, explicou que o que aconteceu durante a corrida já tinha sido uma questão durante a classificação, mas que tinha sido controlado, e apontou que sua equipe não foi a única a sofrer com o mesmo problema.
- O carro tem uma série de sistemas super complexos de software e, por causa da ondulações aqui de São Paulo, a gente teve que desligar algum desses sistemas durante a classificação para prevenir o que aconteceu na corrida e mesmo assim um dos sistemas na corrida acabou atrapalhando. Mas, esses sistemas, quanto mais ativos eles estão, mais performance tem o carro, então, quando você tem que desligar esses sistemas, para não acontecer o que aconteceu com o Rowland, que é o "over power", você perde performance. Então você anda meio no limite. Qual é sistema a gente liga? Qual a gente desliga? Porque, se você desligar todos, você não anda bem. Então esse, acerto fino que também foi comprometido na classificação um pouco e na corrida, a gente achou que estava seguro, mas não estava - explicou o brasileiro.
- Esse over power, o meu foi mais intenso e o motor desligou, ele foi obrigado. Quando tem esse over power, se é muito alto, o motor desliga pra se proteger. Quando você desliga, você não tem freio traseiro mais, você não tem freio regenerativo, então o que aconteceu, desligou tudo na reta, eu passei reto, resetei o sistema e voltei para o box devagar, porque a partir do momento que ele desliga, você está desclassificado - completou.

Apesar do ocorrido durante o E-Prix de São Paulo, Di Grassi tem boas perspectivas para o futuro.
- A gente perdeu uma oportunidade de ouro de fazer pontos na estreia, então é frustrante, mas o ponto positivo disso é que o carro tem um bom pacote que vai dar para a gente brigar ali de igual pra igual com a galera que está do nosso lado. A Porsche e a Jaguar estão um pouquinho mais fortes, mas não estão a uma distância inalcançável. Então com desenvolvimento acho que vamos conseguir chegar num lugar legal pra conseguirmos disputar pontos e pódios.
O piloto brasileiro fez um balanço de sua participação na primeira corrida da temporada e disse o que espera para as próximas corridas.
- Na classificação eu fiquei 4 décimos na frente do meu companheiro de equipe e a um décimo dos duelos, então, de uma forma geral, olhando de fora, décimo quarto é bom? Não, mas para primeira corrida e estando tão próximo dos duelos, numa pista que teoricamente é ruim pra gente por causa dos bumps (ondulações), eu acho que foi positivo. Eu acho que o pacote está lá, se a gente desenvolver por completo, a gente ainda tem muito potencial pra andar mais forte - refletiu Di Grassi.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Lucas ainda afirmou ainda que não o carro não deve ter os mesmos problemas nas próximas duas corridas por serem em pistas sem ondulações e que trabalharão para sanar a questão para não sofrer quando voltar a correr em pistas como a de São Paulo.
A próxima corrida da Temporada 11 da Fórmula E será na cidade do México, no dia 11 de janeiro de 2025.
Tudo sobre

Vôlei
Vôlei de praia: Brasil é ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santa Fé
Há 17 minutos
Vôlei
AO VIVO: Siga Brasil x Colômbia no Sul-Americano de vôlei
Há 54 minutos
Tênis
Brasil explica escolha do piso para confronto da Copa Davis contra a Suíça
Há 1 hora
Tênis
João Fonseca admite antes da Copa Davis: 'Gostaria de estar melhor fisicamente e mentalmente'
Há 1 hora
Lutas
Ex-campeão do UFC 'desmerece' Jon Jones entre melhores de todos os tempos
Há 2 horas
Vôlei
Brasil x Colômbia no Pré-Olímpico de vôlei: horário e onde assistir
Há 2 horasMais LANCE!

Semana de luta! Retorno de Pantoja e cinturão em jogo no UFC 331

Brasileiro fica sem adversário para UFC 331 e adia revanche

Ex-chefe do Bellator anuncia nova liga de MMA com Cris Cyborg e Royce Gracie

Pantoja foca na luta e promete lição a Joshua Van no UFC 331

Alex Poatan provoca Ciryl Gane após título dos pesados no UFC

Antonelli busca título da F1 em Interlagos com homenagem a Senna; entenda

NBA: Trail Blazers pode deixar Portland; entenda o caso

Copa Davis: João Fonseca abre o confronto diante da Suíça nesta sexta

Piloto da Mercedes aponta Rafael Câmara para a Haas em 2027

A caminho da Itália, Julia Bergmann apoia o irmão Lukas no Sul-Americano

Fórmula 1 muda matemática do título com sprints no fim de 2027

Carro da primeira vitória de Senna na F1 volta em edição limitada

Norris critica regra da F1 após perder chance de vitória


