De que é feito o teto do Velódromo do Rio, que parece atrair incêndios
Instalação olímpica, na Barra da Tijuca, foi alvo do fogo nesta quarta-feira

O incêndio desta quarta-feira foi o terceiro que atingiu o Velódromo do Rio de Janeiro, na Barra Olímpica. Em 2017, um ano após a inauguração, a arena (atingida por balões) também foi alvo do fogo, que também se espalhou pelo teto. Mas, afinal, de que é feito o telhado desse espaço que foi inaugurado às vésperas da Rio-2016?
➡️VÍDEO: imagens do incêndio no Velódromo do Parque Olímpico
➡️Prefeito do Rio de Janeiro garante que acervo do Museu Olímpico está preservado após incêndio
Acima do teto, há uma lã de cerâmica que é revestida por uma manta de TPO (Poliolefina Termoplástica) impermeabilizante. Trata-se de um produto de alta tecnologia, ideal para coberturas de grande porte e lajes, oferecendo durabilidade, alta resistência a raios UV, flexibilidade e vedação por solda térmica. Essa manta recebe um produto impermeabilizante que é para retardar o fogo. E embaixo da TPO tem a lã e, a seguir, o teto.
Bombeiro dá detalhes sobre o teto alvo do incêndio
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Fabio Contreiras acompanhou de perto o trabalho de 80 profissionais de 10 unidades da corporação no Velódromo. Sobre o teto da instalação olímpica, o militar disse:
+Aposte na vitória do seu atleta favorito
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável
- É um material sintético. Não é possível afirmar que é um material inflamável, mas é um material como qualquer tecido. Ele tem uma parte que é feita de lã, uma parte mais espessa e uma parte mais externa que faz o isolamento da temperatura. É uma conjunção de substâncias químicas. É claro que o Corpo de Bombeiros sempre exige segurança nesse tipo de cobertura. As empresas são obrigadas a ter estruturas que retardam o incêndio, que protegem, mas o que a gente observa é que parte dessa lona se incendeia e ela cai, obviamente, em cima do segundo pavimento, principalmente do velódromo.
Em 2017, o incêndio, causado por um balão, no Velódromo do Rio provocou o adiamento do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, que começaria em 30 de setembro e só teve início em 25 de novembro.

Tudo sobre

Vôlei
Kisy desabafa sobre lesão de Julia Kudiess: 'Sentimento de luto'
Há 2 horas
Parceiro - r7
F1: Verstappen vê Red Bull sem chance de 'milagre' no GP da Itália
Há 4 horas
Fórmula 1
'Um sonho': Lando Norris funda equipe da F3 e busca F2 ainda em 2027
Há 4 horas
Corinthians
Corinthians antecipa valores com patrocinadora, mas mantém atrasos no basquete
Há 4 horas
Tênis
Luisa Stefani avança no US Open e garante vaga no WTA Finals nas duplas
Há 5 horas
Lutas
Campeão do UFC despreza revanche com 'Do Bronx' e prioriza McGregor
Há 5 horasMais LANCE!

Rafael Câmara supera titular da Haas em teste e mira F1 2027

Brasil domina top 5 do surfe mundial após etapa em Fiji

Qual o caminho do vôlei de praia brasileiro rumo a Los Angeles 2028

Após resposta de brasileiro, Chimaev reforça acordo para luta no UFC

'Não tenho nada a perder', dispara Antonelli após punição na F1

Naomi Osaka homenageia Iverson e reforça tendência entre atletas: o look também virou espetáculo

Jodar admite frustração após queda no US Open: 'Preciso refletir'

Carro de Relâmpago McQueen participará do GP da Itália na F1

Bortoleto revisita início da carreira durante passagem pela Itália

Alcaraz segue estratégia de João Fonseca no tênis

F1: Gabriel Bortoleto admite desvantagem em GP da Itália

Kimi Antonelli disputa com Ferrari torcida da F1 no GP da Itália

NBA: Clippers são punidos por estourarem teto salarial com Kawhi Leonard



