Copa do Mundo de Futsal: por que os países da Ásia têm tamanha relevância no esporte?
Continente foi representado por cinco seleções; uma delas está nas quartas de final de 2024

O futsal costuma ser uma ótima base para crianças de todo o mundo. Muitas iniciam na quadra sua formação, e depois se expandem para outras esferas da bola redonda, ou buscam a profissionalização dentro do salão. Além disso, a modalidade é conhecida por ser democrática — a Copa do Mundo de Futsal é uma prova disso.
➡️ Bicampeão, Fininho lista potências da Copa do Mundo de Futsal
Mas há uma tendência no últimos anos que vem chamando a atenção do mundo. Países da Ásia vêm demonstrando força nas competições internacionais e crescendo em relevância dentro do esporte salonista.
➡️ Brazaquistão? Seleção do Cazaquistão na Copa do Mundo de Futsal possui três brasileiros
Entre as cinco seleções que representam o continente na Copa do Mundo de Futsal, quatro nunca jogaram o Mundial de futebol de campo: Uzbequistão (país-sede da atual edição), Cazaquistão, Tajiquistão e Afeganistão. Apenas o Irã, com investimentos nos anos recentes, alcançou a proeza.
O futsal na Ásia tem forte influência da antiga União Soviética. Por ser um país de temperaturas excessivamente baixas, alguns esportes não podem ser disputados ao ar livre. Por isso, a opção do salão coberto se tornou uma solução e se espalhou pelo local.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Com a dissolução da URSS, em 1991, a Rússia ficou como a nação que influenciava suas fronteiras, e o futebol de salão seguiu forte no local. Culturalmente, a prática foi adentrando os demais países, e ganhou popularidade mesmo em países de menor porte. Os russos, inclusive, chegaram à final do Mundial de 2016, perdendo a decisão para a Argentina.
— O futsal asiático está num ponto em que procura ser muito mais profissional do que era, depois de muitos anos de investimento em educação, em cursos e treinadores estrangeiros para trabalhar nas diferentes equipas e federações. Muitos países da Ásia fizeram, nos últimos 15/20 anos, um grande investimento para trazer bons treinadores e formadores. A AFC, por exemplo, contratou sempre treinadores europeus e americanos nos últimos anos para virem dar formação na Ásia — afirmou Pulpis, técnico de futsal com passagens pelo continente asiático, em entrevista ao "zerozero".

A Copa do Mundo de Futsal de 2024 já está na fase de quartas de final. Em uma competição recheada de zebras, o Irã, que era um dos favoritos - e foi algoz do Brasil em 2016 -, caiu para o Marrocos. Dos oito sobreviventes, o Cazaquistão é o único representante asiático, e tem pela frente a dura missão de derrubar os argentinos, atuais bicampeões do mundo. Veja as datas e horários*:
- Brasil x Marrocos: domingo, 29 de setembro, às 9h30
- Ucrânia x Venezuela: domingo, 29 de setembro, às 12h
- França x Paraguai: segunda-feira, 30 de setembro, às 9h30
- Cazaquistão x Argentina: segunda-feira, 30 de setembro, às 12h
*horário de Brasília.
Tudo sobre

Tênis
Zverev supera Sinner e Alcaraz em ranking de premiações
Há 5 minutos
Tênis
Copa Davis: com João Fonseca, Brasil inicia treinos para duelo diante da Suíça
Há 50 minutos
Vôlei
Seleção tem Pré-Olímpico no Maracanãzinho como nova chance de salvação
Há 4 horas
Mais Esportes
Seletiva para Copa do Mundo de hipismo terá premiação milionária
Há 4 horas
Vôlei
'Agoniado', Lukas Bergmann está pronto para estreia do Brasil no Sul-Americano
Há 10 horas
Vôlei
Fora do Sul-Americano de vôlei, Barreto treina com a Seleção no Maracanãzinho
Há 15 horasMais LANCE!

Após ouro, Julia Bergmann assiste a treino de Lukas na Seleção

George Russell 'se retira' da briga pelo título da F1 2026

Jean Silva ironiza ex-campeão do UFC: 'Tu é um bunda mole'

Com Brasil no topo, UFC define todos eventos até fim de 2026

Brasileiros ganham posições no ranking da ATP após US Open

James Rodríguez ganha camisa 23 no Atlético Nacional em homenagem a Jordan e LeBron

Sem Douglas Souza, Brasil define convocados para o Sul-Americano de vôlei

Torcedor do Boca Juniors, Colapinto critica nome de curva da F1: "Monumental não"

Conegliano parabeniza Gabi Guimarães após título com o Brasil

'Com tristeza', Julia Bergmann comemora ano da Seleção

Azerbaijão recebe próximo GP da Fórmula 1; veja datas e horários

Maracanãzinho será palco do Sul-Americano Feminino de Clubes em 2027

Look polêmico de Virginia na F1 divide opiniões; entenda
