Com emoção, Caira conquista o Campeonato Brasileiro de Futebol PC 2025
Jogo foi decidido nos pênaltis

- Matéria
- Mais Notícias
Não faltou emoção na final do Campeonato Brasileiro de Futebol PC 2025, principal competição do calendário nacional da modalidade. O título ficou com o Caira (MS), que superou o Vasco da Gama nos pênaltis e sagrou-se campeão.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O tempo regulamentar terminou empatado em 1 a 1. Vinigol marcou para o Cruzmaltino, enquanto Dudu balançou as redes para o Caira. Nas penalidades, o cruzmaltino perdeu uma chance, enquanto o time do Mato Grosso converteu todas as cobranças.
Artilharia e Campanhas
O atacante Vinigol, do Vasco, foi o artilheiro do torneio com oito gols. Em segundo lugar ficou Evandro, também do Vasco, com quatro gols, seguido por Jeferson, do Caira.
Na campanha geral, o Vasco somou quatro vitórias e um empate, justamente na final. Os triunfos foram sobre CEMDEF/MS, APBS Santos/SP e CETEFE/DF. A equipe marcou 20 gols e sofreu apenas dois.
Já o Caira também encerrou sua participação com quatro vitórias e um empate. Os adversários vencidos foram CETEFE/DF, APBS Santos/SP e Otimismo/RJ. O time marcou 15 gols e sofreu seis.
Histórico
Vasco e Caira vinham se encontrando nas últimas finais do Brasileiro de futebol PC. Além de 2024, o Vasco da Gama levou a vantagem sobre o mesmo adversário em 2023, enquanto em 2022 a taça ficou com o time sul-mato-grossense. Além disso, ambas as equipes contam com atletas convocados para a Seleção Brasileira de Futebol PC.

Confira as escalações do jogo:
Vasco
12 - José Mário (goleiro)
3 - Barta (zagueiro)
2 - Léo (ala)
6 - Luquinhas (ala)
7 - Bira (meia)
8 - Evandro (meia)
5 - Vinigol (atacante)
Caira
9 - Jefferson Cardoso (goleiro)
5 - Jefferson Luís (zagueiro)
7 - Angelo (ala)
4 - Gustavo Gomes (ala)
3 - Heitor (meia)
11 - Cesinha (meia)
10 - Dudu (atacante)
Como funciona o futebol PC?
O futebol PC, também conhecido como futebol de sete, é uma modalidade disputada por atletas do gênero masculino com paralisia cerebral decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. Cada equipe tem sete jogadores, incluindo o goleiro, e as partidas são disputadas em dois tempos de 30 minutos.
As regras são definidas pela Fifa, com adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). No futebol PC não há a regra de impedimento e a cobrança de lateral pode ser feita com apenas uma das mãos.
Futebol PC nos Jogos Paralímpicos
A modalidade estreou nos Jogos Paralímpicos em 1984 e integrou o programa até os Jogos do Rio 2016. O Brasil subiu ao pódio três vezes pela modalidade: foi bronze em Sidney (2000), prata em Atenas (2004) e bronze novamente em casa, no Rio (2016).
Nos Jogos Parapan-Americanos, o Brasil é pentacampeão da modalidade. O último título veio da edição de Santiago, em 2023.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias