menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Carolana anuncia aposentadoria da Seleção Brasileira de Vôlei; confira

Central já conquistou duas medalhas olímpicas

Carolina se aposenta da Seleção Brasileira de Vôlei. (Foto: Reprodução / Instagram)
imagem cameraCarolana anuncia aposentadoria da Seleção Brasileira de vôlei. (Foto: Reprodução/Instagram @carolana15)
Avatar
Fernanda Vicente Franklin
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/08/2025
14:24

  • Matéria
  • Mais Notícias

A central Ana Carolina da Silva, conhecida como Carolana, anunciou a aposentadoria da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, na tarde deste sábado (2). No instagram pessoal, a jogadora revelou que vestir o uniforme brasileiro foi um sonho, mas que não fazia mais sentido. Com o Brasil, Carolana já conquistou dois pódios em Olimpíadas.

continua após a publicidade

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A ex-central brasileira começou a carreira na Seleção Brasileira já adulta. Na seleção principal, Carolana foi convocada para o Mundial de 2014 e garantiu a primeira medalha de bronze na competição. Nos jogos olímpicos, a jogadora conquistou a prata em 2020, em Tóquio, e o bronze em 2024, em Paris.

Com a amarelinha, Carol se tornou a melhor bloqueadora do mundo, mesmo sendo considerada baixa para a posição, com 1,82m de altura.

No último compromisso do Brasil em competições internacionais, Carol esteve de fora. Na VNL de 2025, a jogadora pediu dispensa da convocação e escolheu não integrar o time para descansar de temporada intensa. A jogadora era esperança dos torcedores para o Mundial de Vôlei feminino, que ocorre em outubro de 2025.

continua após a publicidade

➡️Derrota do Brasil na VNL repercute na web: ‘Acordei cedo pra passar raiva’

Confira anúncio de Carolana no Instagram

"Seleção brasileira 🇧🇷

O sonho de toda criança, o sonho de todo atleta, o sonho de todo brasileiro.
O meu sonho, o sonho de uma vida.
Ter chegado lá ainda me emociona. A gente acaba normalizando o dia a dia, atropelada pela rotina, mas é motivo de um orgulho imenso. Vesti essa camisa por 10 anos. Sonhei com ela desde o mirim, e mesmo com tantas pessoas ao meu redor dizendo que não seria possível para uma central com 1,83, que nunca participou das seleções de base chegar à Seleção Adulta, eu consegui. E é motivo de muito orgulho para mim e minha família.
Dizer que não foi fácil é redundante.
Mas para mim chegou o momento de encerrar esse ciclo tão lindo e vitorioso. Uma decisão que, obviamente, não foi tomada da noite pro dia. Muito pensada, elaborada, analisada e discutida. Eu comigo mesma e com as pessoas queridas que tenho o privilégio de conviver, muito bem refletida e decidida.
Eu sei que vocês imaginam como é a nossa rotina, mas a verdade é que aquele clichê é a mais pura verdade, só vivendo pra saber.

Óbvio que existem muitos momentos de alegria, de celebração, de convivência com as meninas, de satisfação pessoal e profissional. Mas também tem muita dor, muito sacrifício, muita doação, muita distância e muita abdicação.
E a verdade é que para mim, alguns ciclos precisam se encerrar para outros se abrirem. Além disso, algumas situações já não faziam mais sentido pra mim. Vejo também uma oportunidade de dar espaço para que os próximos talentos possam efetivar a presença na seleção, adquirindo experiência e construindo uma carreira tão vitoriosa quanto a minha ou ainda mais. Representar o nosso país é motivo de muita satisfação e ainda mais DEDICAÇÃO e para estar lá, é preciso estar por inteiro.
Então me sinto em paz com essa decisão. Tenho uma família que também merece meu tempo, minha dedicação e meu amor. Também tenho sonhos pessoais, desejos para realizar e muita vontade de viver essa vida ao lado das pessoas especiais para mim."

Sem Carolana, veja convocadas para próximo compromisso da Seleção Feminina de Vôlei

Após perder para a Itália na final da Liga das Nações de Vôlei Feminino, o técnico Zé Roberto revelou a lista de 15 atletas convocadas para a preparação da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei para o Campeonato Mundial. A competição será realizada na Tailândia, entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro.

continua após a publicidade
  • Levantadoras: Macris e Roberta
  • Opostas: Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara
  • Ponteiras: Gabi e Julia Bergmann
  • Centrais: Diana, Julia Kudiess, Lorena e Luzia
  • Líberos: Marcelle e Laís

A ponteira Helena, também incluída na convocação, não se juntará ao grupo neste primeiro momento. Ela irá disputar o Campeonato Mundial Sub-21 na Indonésia, onde seu desempenho será avaliado pela comissão técnica.

Seleção brasileira feminina de vôlei - Olimpíada Tóquio
Seleção brasileira feminina ficou com a medalha de prata na Olimpíada de Tóquio (Foto: JUNG Yeon-je / AFP)
  • Matéria
  • Mais Notícias