Brasília recebe três eventos de kungfu wushu em aquecimento para o Mundial
Desafio China x Brasil é destaque na programação

Brasília começa a sua preparação para sediar o Campeonato Mundial de Kungfu Wushu de 2025 com a realização de três grandes eventos da modalidade, de 12 a 14 de setembro, no Ginásio Nilson Nelson. A capital brasileira receberá o Kungfu Xtreme Fight - Desafio China x América Latina, o Campeonato Centro-Oeste e as Oficinas Técnicas com especialistas chineses. A realização é da Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW), com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal (SEL/GDF).
O ponto alto da programação será o Kungfu Xtreme Fight, desafio internacional entre lutadores da China e da América Latina marcado para sábado, dia 14, das 15h às 22h. O evento terá combates de Sanda, também chamado de boxe chinês, em 13 categorias, sendo três femininas e dez masculinas. A entrada é solidária mediante retirada de ingresso na plataforma Sympla e entrega de 1kg de alimento não perecível.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Diferentemente das competições tradicionais da modalidade, o Kungfu Xtreme Fight terá lutas casadas e sem proteção ambientadas em uma estrutura nos padrões dos grandes eventos de artes marciais.
- É algo diferente de tudo o que já organizamos em relação ao Kungfu Wushu no Brasil. Um evento de altíssimo nível técnico, com a participação de alguns dos melhores atletas do mundo, em uma estrutura voltada para o entretenimento, alinhada aos grandes eventos de artes marciais. Será um grande show para o público - afirmou Marcus Vinícius Fernandes Alves, presidente da CBKW.
A delegação chinesa também estará presente nas Oficinas Técnicas, voltadas para a atualização de atletas, técnicos e professores de Kungfu Wushu. Serão realizados workshops com mestres chineses de Sanda e Taolu, modalidade que compreende um conjunto de técnicas pré-determinadas coreografadas de ataques e defesas características de um estilo de Kungfu.
O Intercâmbio está marcado para os dias 13, das 9h às 17h, e 14, das 9h às 12h. A inscrição solidária tem o valor de R$ 100 e será integralmente destinada às escolas de Kungfu Wushu do Rio Grande do Sul, gravemente afetadas pelas enchentes de abril e maio deste ano.
A programação terá ainda o Campeonato Centro-Oeste de Kungfu Wushu, com atletas do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A competição, também com entrada gratuita, contará com três modalidades de combate - Sanda, Tuishou e Shuaijiao - e o Taolu. As disputas acontecem no dia 13, sexta-feira, das 9h às 21h.

➡️ Paralimpíadas: Chinesa de 19 anos conquista sete medalhas de ouro
Preparação para o Mundial
Os três eventos serão uma importante etapa na preparação de Brasília para sediar o Campeonato Mundial de Kungfu Wushu, em 2025. A cidade será a primeira da América Latina a receber a competição, que teve, em sua última edição, mais de 900 participantes de quase oitenta diferentes países.
Brasília já vem demonstrando enorme vocação para o Kungfu Wushu, seja por produzir grandes talentos da modalidade ou por abrigar importantes competições do calendário nacional e internacional. Nos últimos anos, com a realização da CBKW, a cidade já sediou o Mundial Júnior, em 2018, o Campeonato Pan-Americano, em 2022, e edições do Brasileiro. O sucesso na organização dos eventos credenciou a capital a vencer a disputa para trazer o Mundial pela primeira vez para a América Latina.

Tênis
Ex-número 2 do mundo, Casper Ruud é confirmado no Rio Open 2027
Há 4 minutos
Lutas
Pitbull desafia Jean Silva no UFC: 'Ver quem é o melhor cachorro'
Há 19 minutos
NBA
Após sair do Bucks, Doc Rivers anuncia novo cargo ligado à NBA
Há 44 minutos
Futebol Americano
Gramado do Maracanã vira preocupação antes do NFL Rio Game; entenda
Há 55 minutos
NBA
Atleta do Clippers anuncia aposentadoria da NBA aos 37 anos
Há 3 horas
Fórmula 1
Rafa Câmara é favorito de dono da Haas para vaga na F1 em 2027, diz jornalista
Há 4 horasMais LANCE!

Bortoleto revela crescente medo em vida na F1: 'Cada ano que passa'

Borrachinha expõe impasse com UFC: 'Vou deixar público e claro'

Isack Hadjar retorna à F1 no GP do Azerbaijão após lesão

Los Angeles 2028: saiba como está a corrida olímpica do basquete 3×3

Los Angeles 2028: saiba como está a corrida olímpica do basquete

Los Angeles 2028: saiba como está a corrida olímpica do badminton

Los Angeles 2028: saiba como está a corrida olímpica do atletismo

Opinião: vaga nas Olimpíadas 'lava alma' da Seleção Brasileira de vôlei

Olimpíadas: Brasil tem mais de 30 atletas garantidos em Los Angeles 2028

Dallas Cowboys vai dividir o Ninho com o Flamengo antes de jogo da NFL no Maracanã

Adriano alivia Seleção de vôlei com ace olímpico: 'Ficaria uma pressão'

Botafogo Basquete reformula elenco e dá salto de investimento

Binotto compara Bortoleto a Michael Schumacher na Fórmula 1
