Australiano quebra recorde histórico e encerra marca de Cesar Cielo após 16 anos
A conquista de McEvoy deixa o Brasil sem nenhum recorde mundial vigente na modalidade

O australiano Cameron McEvoy escreveu seu nome na história da natação nesta sexta-feira (20) ao estabelecer o novo recorde mundial dos 50 metros livre. Com o tempo de 20s88, ele venceu o Aberto da China e superou a marca de 20s91 que pertencia ao brasileiro Cesar Cielo desde 18 de dezembro de 2009.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
O resultado transforma McEvoy no nadador mais rápido de todos os tempos na prova e põe fim a um dos recordes mais duradouros da modalidade. A quebra também encerra a presença do Brasil entre os recordistas mundiais vigentes na natação.
Campeão olímpico em Paris 2024 nos 50m livre, o australiano já vinha consolidando sua hegemonia nas provas de velocidade. Na ocasião, conquistou o ouro com o tempo de 21s25. Além disso, soma dois títulos mundiais consecutivos: em 2023, em Fukuoka, no Japão, e em 2025, em Singapura.
A nova marca simboliza o fechamento de um ciclo iniciado por Cesar Cielo, um dos maiores nomes da história da natação brasileira. Além do recorde nos 50m livre, o atleta também manteve a melhor marca dos 100m livre por 13 anos, até ser superado pelo romeno Davi Popovici, em 2022.
Atualmente, o Brasil não possui recordes mundiais vigentes, seja em piscina longa ou curta.
🤑 Aposte no seu atleta favorito
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável
Tradução: "Parabéns, Cam! Nado super rápido! Incrível! Vi uma frase há um tempo que descreve perfeitamente o que você tem feito: "Você nunca muda as coisas lutando contra a realidade existente. Para mudar algo, construa um novo modelo que torne o modelo existente obsoleto." Parabéns!"
➡️ Potência nos 50m, fora do pódio olímpico: as 7 medalhas 'perdidas' da natação brasileira
➡️Vida na Austrália e ligações com treinador: os bastidores da volta de Etiene Medeiros
O fim da era dos "supermaiôs"
O recorde estabelecido por Cielo em 2009 também ficou marcado por um contexto específico da natação mundial: o uso dos chamados "supermaiôs". Na época, os trajes tecnológicos, confeccionados com poliuretano, eram amplamente utilizados por nadadores e contribuíam para melhorar o desempenho dentro d'água, ao aumentar a flutuação e reduzir o atrito.
A vantagem proporcionada pelo equipamento foi apontada como um dos fatores para a sucessão de recordes naquele período. Diante disso, a então Federação Internacional de Natação (Fina) decidiu proibir o uso dos supermaiôs poucos dias depois, estabelecendo regras mais rígidas para os uniformes.
Desde então, passaram a ser permitidos apenas trajes feitos com material têxtil. A regulamentação também veta qualquer equipamento que favoreça velocidade, flutuação ou resistência. No masculino, são autorizadas apenas sungas e bermudas; no feminino, os maiôs não podem ultrapassar a altura dos joelhos.

➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
Tudo sobre

Lutas
UFC: estrela do Brasil, Allan 'Puro Osso' morre aos 34 anos
Há 6 horas
Tênis
Jogo que define rival de estreia de João Fonseca é adiado
Há 6 horas
Vôlei
No topo do vôlei de praia, Brasil tem briga interna por Los Angeles 2028
Há 6 horas
Vôlei
Técnico do ouro olímpico defende pausa de Duda no vôlei: 'Entregou muito'
Há 7 horas
NBB
Brasil atropela Chile e vence a primeira no Sul-Americano de basquete feminino
Há 7 horas
Lutas
Destaque do Brasil, Jean Silva volta a liderar Noche UFC
Há 8 horasMais LANCE!

Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei

'Não vai funcionar': Shaq critica 76ers de LeBron James

Rafael Jodar iguala feito do Big 3, Alcaraz e Sinner

Invicto no MMA, primo de Khabib se aproxima de UFC

João Fonseca revela meta para alcançar topo do ranking

Bortoleto discorda de Verstappen na F1: 'Devemos ser capazes'

Rafael Câmara mira vaga ao lado de Bortoleto na F1

Laura Pigossi fica a um passo da liderança do tênis brasileiro

Evandro evita pensar em última Olimpíada: 'Não vou pro tudo ou nada'

Calouro da NBA desafia Luka Doncic: 'Quero ver se é lento mesmo'

Alex Poatan não volta ao UFC em disputa por cinturão

João Fonseca sonha com top 20 da ATP no Masters 1000 de Montreal

De João Fonseca a Poatan: leilão de Neymar vai além do futebol



