Ana Marcela fica em quinto no Mundial de natação e vaga olímpica escapa por pouco
Próxima oportunidade da brasileira buscar a classificação para os Jogos Olímpicos será no Mundial de Doha, de 2 a 18 de fevereiro de 2024

Ana Marcela ficou em quinto lugar nos 10 km da maratona aquática do Mundial de Fukuoka, no Japão, e por muito pouco não garantiu a vaga antecipada para as Olimpíadas de Paris de 2024. A brasileira fez uma grande prova de recuperação na última sexta-feira (14) e somente com o auxílio do photo chart (avaliação da chegada por vídeo), os juízes decidiram que Ana ficou em quinto com 2 horas, 02 minutos, 42 segundos e 5 centésimos. Por outro lado, a americana Katie Grimes ficou com o bronze com 2 horas, 02 minutos, 42 segundos e 3 centésimos e a holandesa Sharon van Rouwendaal foi quarta com 2 horas, 02 minutos, 42 segundos e 4 centésimos
As três primeiras colocadas dos 10 km da maratona aquática do Mundial de Fukuoka carimbariam o passaporte para as Olimpíadas de 2024.
Após a confirmação do quinto lugar, Ana Marcela viu a possibilidade de garantir uma vaga olímpica escapar, mas ressaltou a importância de suas conquistas até o momento. Em cerimônia realizada após a prova, a brasileira foi eleita a nadadora de águas abertas do ano e recebeu uma premiação.
Ana Marcela passou por uma cirurgia no ombro esquerdo em novembro de 2022. A volta ao mar foi surpreendente, com a conquista da medalha de bronze na Copa do Mundo do Egito, exatos cinco meses após a intervenção.
- Estou vivendo um momento diferente, todos sabem. E fiz uma cirurgia. Voltar sete, oito meses depois e estar competindo de igual para igual com essas meninas é muito importante. É um momento diferente, de transição, mas eu acredito muito no que posso fazer - explicou a nadadora.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Além disso, a saúde mental também foi um assunto abordado por Ana Marcela. Segundo a brasileira, após passar por alguns problemas pessoais, ela se reencontrou e "independente do resultado" já conquistou "uma grande vitória".
- A verdade é que achei que não podia sentir isso. A gente vive no alto rendimento, está todo dia dando o nosso melhor, mas depois que vi atletas de nível mundial passando por essa situação, eu pude entender o que estava acontecendo comigo. Cheguei um dia em casa e falei "eu não quero mais, não amo mais fazer isso". Mas eu me reencontrei. Eu dei um tempo para a minha cabeça, dei um tempo para a minha mente e estar aqui hoje é uma grande vitória, independente do resultado - revelou.
+ Transforme qualquer TV em Smart e assista aos jogos do seu time do coração quando quiser!
A quinta posição adiou a classificação de Ana Marcela aos Jogos de Paris. A próxima oportunidade será no Mundial de Doha, de 2 a 18 de fevereiro de 2024, quando as 13 melhores nadadoras da prova dos 10km em águas abertas vão disputar vagas nas Olimpíadas.

Fórmula 1
Bortoleto recebe apoio de Verstappen após crítica à F1 2026
Há 37 minutos
Tênis
Estreia de João Fonseca em Montreal: horário e onde assistir
Há 1 hora
Tênis
Masters: João Fonseca tem mais vitórias que Tsitsipas no ano
Há 1 hora
Tênis
Exclusivo: fisioterapeuta de João Fonseca fala dos desafios nos eventos
Há 2 horas
Fórmula 1
Exclusivo: pai de Bortoleto, Lincoln Oliveira rebate acusações sobre gestão da Stock Car
Há 2 horas
Tênis
Zverev reedita dupla com ex-parceiro de João Fonseca em Montreal
Há 13 horasMais LANCE!

Brasil busca ouro inédito no Mundial sub-17 de vôlei feminino

João Fonseca conhece horário do jogo de estreia em Montreal

Chefe da Audi fala sobre possível troca de Bortoleto e dupla na F1

Definido o adversário de João Fonseca na estreia em Montreal

Gabriel Medina anuncia perda de filho com Isabella Arantes

Técnico brasileiro agarra atletas de vôlei de praia pelo braço na Itália

Fittipaldi cobra Russell e prevê disputa com Antonelli na F1

GP do Bahrein na Malásia: F1 confirma prova diurna; entenda

Rússia retorna à VNL em 2027 com formato ampliado; entenda

Incêndio destrói apartamento de Kayky Mota, nadador olímpico pelo Brasil

Anders Mol, do vôlei de praia, substituirá Darlan na quadra

São Paulo recebe Mundial de Clubes Feminino de Vôlei 2026

Dana White 'celebra dia' após morte de lutador do UFC e sofre críticas: 'Burrice'



