Em jogo disputado, Itália vence Turquia na final do Mundial de Vôlei
Itália confirma favoritismo e vence final do Mundial

- Matéria
- Mais Notícias
A Itália derrotou a Turquia na final do Mundial de Vôlei, neste domingo (6), em Bangkook, na Tailândia, e garantiu o ouro. A seleção quase tropeçou, mas venceu por 3 sets a 2, com as parciais de 25/23, 13/25, 26/24, 19/25 e 15/8. A maior pontuadora do jogo foi a turca Vargas com 33 pontos.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Itália e Turquia na final do Mundial: Como foi o jogo?
Primeiro set
O 1ª set foi equilibrado. A Turquia começou a partida mais ofensiva e acionou as centrais, com destaque para Esdem. Do outro lado, Orro dividiu bem as bolas e diversificou os levantamentos, preferenciando Sylla.
Com pontos trocados, ambas seleções protagonizaram pontos intensos e uma parcial com poucos erros. No final, a técnica da Itália foi superior e a equipe venceu a parcial nos detalhes por 25 a 23.
➡️Brasil sofre, mas vence Japão no tie-break e conquista bronze no Mundial
Segundo set
A segunda parcial foi um atropelo da Turquia. A oposta Vargas apareceu no jogo e converteu bolas variadas com muita intensidade. A Itália cometeu erros bobos e falhou nas defesas e, principalmente, na recepção.
Além do setor defensivo, o ataque italiano também falhou. Egonu e Antropova foram marcadas e atacaram para fora diversas vezes. Com isso, a Itália não teve chance de reação e foi derrotada por 25 a 13.
Terceiro set
No terceiro set, as duas seleções consertaram os erros e tiveram dificuldades em diferentes fundamentos. A Itália começou o set dominando o placar e chegou a abrir quatro pontos de vantagem, acertando todos os ataques. No meio da parcial, porém, a Turquia melhorou a recepção e acertou o bloqueio, freando a investida da oponente. Com Vargar, as turcas empataram a parcial em 16 a 16.
➡️Gabi Guimarães tem números insanos; veja estatísticas de Brasil e Japão no Mundial
O set foi disputado ponto a ponto até o fim e, ainda com Vargas, a Turquia quase evitou a vitória italiana. Egonu, porém, puxou a responsabiliade e virou a última bola que deu a vitória para Itália por 26 a 24.
Quarto set
A Turquia voltou pro jogo e deixou a Itália perdida em quadra. As turcas recuperaram a força do segundo set e se destacaram nos ataques precisos de Vargas e na recepção de Gizem. Erdem foi acionada e virou bolas importantes para somar a vantagem de 20 a 12 para Turquia.
A Itália tentou a reação, mas teve dificuldade em se desmarcar e colecionou bolas mal atacadas. Com isso, a Turquia venceu a parcial por 25 a 19.
Tie break
A Turquia começou o tie-break anotando duas bolas intensas em sequência. Do outro lado, a reação foi rápida com Egonu, que virou o placar para começar a virada. A recepção das italianas melhorou e conseguiu frear os ataques de Karakurt, que se destacou no set.
No fim, as italianas encaixaram o jogo e mantiveram vantagem no placar com bloqueios bem feitos. Com isso, a Itália garantiu o Mundial de Vôlei com o placar de 15
Ecalação inicial da Turquia:
- Levantadora: Cansu Özbay
- Oposta: Melissa Vargas
- Ponteiras: E. Karakurt e I. Aydin
- Centrais: Eda Erdem e Z. Gunes
- Líbero: Gizem Örge
- Técnico: Daniele Santarelli
Escalação inicial da Itália:
- Levantadora: Alessia Orro
- Oposta: Paola Egonu
- Ponteiras: M. Sylla e S. Nervini
- Centrais: Anna Danesi e Sarah Fahr
- Líbero: Monica De Gennaro
- Técnico: Júlio Velasco
Como foi

Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias