Reforço ‘gratuito’ do São Paulo chegou a custar 100 milhões de reais
Rafael Toloi viveu seu auge na Itália

- Matéria
- Mais Notícias
O São Paulo anunciou, no dia 15 de agosto, a contratação do zagueiro Rafael Toloi, novo reforço para a temporada. O jogador retorna ao clube do Morumbis após anos de destaque no futebol europeu, inclusive com passagens pela seleção da Itália.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Em agosto de 2020, há cinco anos, Toloi vivia um dos melhores momentos da carreira e chegou a ser avaliado, segundo o Transfermarkt (site fundado em 2000, dedicado ao futebol e à avaliação de valores de mercado de jogadores), em 16 milhões de euros (cerca de 100 milhões de reais na cotação da época).
Aos 34 anos, o defensor assinou contrato com o Tricolor até dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação até o fim de 2027. Ele estava sem clube desde o término de sua passagem pela Atalanta, da Itália, na última temporada e chegou ao São Paulo sem custos.
Esta será a segunda passagem de Toloi pelo clube. Revelado pelo Goiás, ele chegou ao São Paulo em 2012, aos 21 anos, e fez parte do elenco campeão da Copa Sul-Americana naquele ano. No período em que vestiu a camisa tricolor, disputou 133 partidas e marcou seis gols.
Agora, o jogador aguarda a regularização no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF para poder reestrear. O São Paulo volta a campo neste sábado, contra o Sport, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A primeira despedida de Toloi do Morumbi ocorreu em 2015, quando se transferiu para a Atalanta. Ao longo de uma década no clube italiano, acumulou 313 jogos, 14 gols, 18 assistências e conquistou o título da Liga Europa em 2024, consolidando-se como ídolo da equipe.
Naturalizado italiano, Toloi disputou 14 partidas pela seleção da Itália, com a qual foi campeão da Eurocopa em 2021. Sua carreira também inclui uma breve passagem por empréstimo pela Roma, em 2014.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias