Patrocinadora interrompe pagamentos à AFA e cobra saída do presidente; entenda
Socios.com fez acusações de desvios da casa de milhões de dólares nos repasses

Um dos principais patrocinadores da Associação do Futebol Argentino (AFA) decidiu interromper os pagamentos que vêm sendo feitos. Ocorre que estas transferências se dão por meio de intermediários, e a empresa Socios.com não só quer uma mudança no formato como exige uma auditoria completa nos repasses desde 2021 e a renúncia do presidente Claudio "Chiqui" Tapia.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
A informação foi revelada pelo jornal argentino La Nación, que teve acesso a documentos enviados pela empresa com sede em Malta à Argentina. A plataforma de engajamento de fãs via blockchain Socios.com afirma ter transferido mais de US$ 9 milhões ao futebol argentino nos últimos anos. Contudo, apenas uma fração desse valor teria chegado diretamente às contas da AFA: US$ 480 mil. O restante teria sido canalizado por meio de empresas intermediárias, muitas delas registradas fora da Argentina.
De acordo com a reportagem, a Socios.com comunicou formalmente que não realizará novos repasses a intermediários, como a Tourprodenter LLC. Ela informou que qualquer pagamento futuro deverá ser feito exclusivamente de forma direta à AFA, que é a detentora dos direitos comerciais envolvidos no contrato de patrocínio. Em manifestação pública no LinkedIn, o CEO da Socios.com, Alexandre Dreyfus, adotou um tom duro ao justificar a decisão.
- Nós nos recusamos a continuar financiando entidades offshore que não nos prestaram nenhum serviço. Exigimos uma auditoria completa e solicitamos que os pagamentos futuros sejam feitos diretamente à AFA - bradou o CEO.
A empresa sustenta que as entidades intermediárias citadas nunca prestaram serviços à Socios.com, tampouco participaram da negociação dos acordos comerciais com a AFA. Entre as companhias mencionadas na documentação estão Q22 Services Limited (Guernsey), Stratega Consulting USA LLC (Delaware), Odeoma Gestión SL (Espanha) e a já citada Tourprodenter LLC (Flórida).
No mesmo posicionamento, Dreyfus convocou outros patrocinadores da entidade a adotarem uma postura semelhante.
- Precisamos agir coletivamente para garantir que os recursos sejam destinados a quem realmente são: ao esporte e à instituição. Devemos fazer isso no interesse dos torcedores, da Seleção e da integridade da indústria do futebol - afirmou.
Mais adiante na reportagem argentina, a empresa cobra a saída de Tapia do cargo.
- Diante da gravidade das denúncias e de sua proximidade com a Copa do Mundo nos Estados Unidos, acreditamos firmemente que seria do melhor interesse da AFA, da seleção, de seus torcedores e de seus patrocinadores que o atual presidente e a direção deem um passo ao lado, sejam suspensos ou renunciem. Isso permitiria que a Seleção se prepare e compita livre de distrações, protegeria a marca AFA e possibilitaria que qualquer investigação avance sem pressão institucional - diz o trecho.
A AFA não respondeu às acusações.

Tudo sobre

Futebol Nacional
Sócio-torcedor: clubes brasileiros apostam em tecnologia e benefícios para atrair fãs
Há 1 hora
Lance! Negócios
Com alta de 75% nas vendas, Jungle reformula marca e projeta avançar em 2027
Há 1 dia
Futebol Nacional
Escala 5×2 vai afetar o futebol? Entenda o que pode mudar para clubes e jogadores
Há 2 dias
Santos
Santos lança linha de moda em homenagem e inspirada em Pelé; veja fotos
Há 3 dias
Santos
Novo Estatuto do Santos? Entenda a polêmica que esquenta os bastidores
Há 4 dias
Lance! Negócios
Troféu da Copa do Mundo de 2022 erguido por Messi na final vai a leilão
Há 4 diasMais LANCE!

Corinthians paga parte de dívida com a União; veja valores

Atlético-MG lidera ranking de dívidas do futebol brasileiro; veja lista

Santos deve abrir nesta quarta (21) a venda de ingressos contra o Bahia; Vila Belmiro passa por reformas

Flamengo

Dunkest: monte seu time e desafie seus amigos no fantasy game da NBA

Corinthians e Caixa avançam em acordo por dívida da Arena

Santos fecha com novo patrocinador máster até o fim da temporada; veja detalhes

Entenda os transfer bans do Santos: o que já foi pago, dívidas ativas e risco de novas punições

Partida entre Galatasaray e Barcelona atinge cifras recordes e se torna o jogo mais caro da Turquia

Inter de Limeira joga pelo acesso, e SAF com Ronaldo e Roberto Carlos começa a assumir departamentos

Justiça condena Ponte Preta por dívida com padaria

Paramount+ renova direitos da Libertadores até 2030

Santos sofre três novos transfer bans da Fifa por dívidas com Caixinha e comissão
