lance biz logo

Mercado do Esporte

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Projeção do Ranking da CBF de 2024: veja posição atualizada do seu clube

Flamengo lidera, e Palmeiras reassume segunda posição após se tornar líder do Brasileirão

gazeta-press-foto-1964910-scaled-aspect-ratio-512-320

Flamengo e Palmeiras lideram projeção do Ranking de Clubes da CBF de 2024 (Foto: Alexandre Durao/Zimel Press/Gazeta Press)

Lance! - 22/11/2023 - 14:50

Lance! - 22/11/2023 - 14:50

Com a temporada caminhando para a reta final, o Ranking Nacional de Clubes da CBF para 2024 começa a ganhar forma. A única competição ainda em andamento é o Brasileirão, e as rodadas finais vão ser decisivas para definir a posição de cada time na lista anual da entidade.

Mas, afinal, como estaria o Ranking de Clubes se a temporada terminasse agora? Uma projeção feita pela Pluri Consultoria, em parceria com o Lance! Biz, ajuda a desvendar o mistério.

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

O líder do Ranking da CBF de 2024 está definido e será o mesmo das últimas temporadas: o Flamengo. Mesmo se terminar o Brasileirão fora do G4, o clube rubro-negro tem pontos suficientes para se manter na ponta.

Atual líder do Brasileirão, o Palmeiras aparece na segunda posição parcial, ultrapassando o São Paulo com os resultados do último mês. As rodadas finais do campeonato serão determinantes para o Verdão manter a posição no ranking oficial da CBF.

➡️ Caro ou barato? Entenda como é definido o valor de mercado de um jogador de futebol

Como é calculado o ranking de clubes da CBF?

O Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no desempenho das equipes em competições nacionais - Brasileirão e Copa do Brasil - nos últimos cinco anos. O desempenho na Libertadores, portanto, não é considerado.

Os pesos são atribuídos e convertidos em pontuação, com os pontos da temporada mais recente multiplicado por cinco, e da mais antiga, multiplicado por um. Clique aqui para ver os critérios detalhados.

Sede da CBF

Sede da CBF no Rio de Janeiro (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)


Para que serve o ranking de clubes da CBF?

Até 2023, a CBF distribuía dez vagas para a Copa do Brasil via ranking de clubes. A partir da edição de 2024, o procedimento será diferente, mas a lista seguirá sendo relevante no cenário nacional.

Isso porque o ranking de clubes serve como base para o Ranking Nacional de Federações (RNF), onde os pontos de todos os clubes de todas as federações são somados. É através deste ranking de federações que a CBF distribuirá as vagas da Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde e Série D.

➡️ Veteranos de milhões: veja os jogadores mais caros do mundo com mais de 34 anos

Além disso, o ranking de clubes será usado na separação dos potes da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde, por exemplo.

A divulgação oficial do RNC e RNF será feita ao fim da temporada 2023. Se você não quiser esperar para saber a posição do seu time, fique atento às atualizações mensais da Pluri no Lance! Biz.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados