lance biz logo

Mercado do Esporte

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Dinheiro compra títulos? Veja a lista dos clubes mais eficientes do futebol brasileiro

Lance! Biz explica relação entre gastos e performance com base nos números de 2022

Bola-Brasileirao-aspect-ratio-512-320

Entenda relação entre gastos e performance no futebol brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Lance! - 26/07/2023 - 09:00

Lance! - 26/07/2023 - 09:00

Não é difícil perceber que dinheiro compra felicidade no futebol brasileiro. Donos das maiores receitas e folhas salariais do país, Flamengo e Palmeiras acumulam títulos importantes nas últimas temporadas.

Há uma lógica por trás desta realidade. Salários maiores geralmente indicam a presença de jogadores melhores, que, por sua vez, possibilitam resultados melhores em campo. Faz sentido, né?

+ !O JOGO MUDOU! O esporte é um grande business e vamos te provar

Mas o que podemos analisar sobre o restante dos clubes? A correlação entre dinheiro e resultado esportivo existe de forma mais ampla? Quais equipes conseguem melhores resultados com menos dinheiro? Para responder a essas perguntas, o Lance! Biz reuniu informações de cada clube sobre gastos com remunerações do futebol profissional.

Os números estão disponíveis nos balanços financeiros de 2022 e incluem salários registrados em carteira de trabalho, premiações, encargos cobrados pelo governo, direitos de imagem e de arena.

+ Lance! Biz explica: De onde vem o dinheiro dos clubes da Arábia Saudita?

Quanto cada clube gasta com remunerações de jogadores?

Quem se destaca positivamente?

> Além de Flamengo e Palmeiras, outros clubes se destacam pela eficiência dos gastos. O Fluminense, por exemplo, teve a sétima maior folha salarial e, ainda assim, terminou o Brasileirão na terceira posição e chegou às semifinais da Copa do Brasil. Boa, Tricolor!

> O Athletico-PR, dono da oitava maior folha salarial, ficou em sexto no Brasileirão e chegou à final da Libertadores. O Furacão, inclusive, é referência quando o assunto é gestão esportiva.

+ Qual clube da Série A do Brasileirão cobra o ingresso mais caro? Veja ranking

> No outro extremo da tabela, Goiás e América-MG conseguiram se livrar do rebaixamento mesmo estando as quatro menores folhas do Brasileirão 2022. Juventude e Avaí, clubes que menos gastaram com jogadores, foram rebaixados.

Quem se destaca negativamente?

> Enquanto há clubes que superam as expectativas em campo, há outros que decepcionam. É o caso, por exemplo, do Atlético-MG, que tinha a quarta maior folha salarial, mas terminou o Brasileirão em sétimo e não chegou longe nas copas. Assim não dá, Galo!

> O Ceará, mesmo com uma “folha de meio de tabela”, mostrou ineficiência em campo e foi rebaixado no Brasileirão.

Taça / Troféu do Campeonato Brasileiro / Brasileirão - Clubes mais eficientes

Taça do Campeonato Brasileiro. Quem será o campeão em 2023? (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados