lance biz logo

Mercado do Esporte

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Empresa brasileira cria fundo private equity para compra de clubes europeus

Convocados consolida área de propriedades e investimentos com projeto multiclub ownership

unnamed-1-aspect-ratio-512-320

Renné Pinheiro, Rodolfo Kussarev, Roque Júnior, César Grafietti e Rafael Plastina, sócios da Convocados (Foto: Divulgação)

Lance! - 11/08/2023 - 10:50

Lance! - 11/08/2023 - 10:50

A Convocados, consultoria de investimentos especializada no mercado do futebol, se uniu à Blue Crow e à Galapos para estruturar um fundo de private equity com o objetivo de adquirir clubes de futebol no mercado europeu.

Com o conceito de Multiclub Ownership (MCO), o projeto adquiriu o Anadia FC SAD, clube português da Liga 3, cuja gestão passou a ser realizada pela Blue Crow, gestora portuguesa com mais de € 400 milhões em AuM, tendo os Convocados como advisors e gestores dos clubes.

+ Duelo Lance! Biz – MLS x Arábia Saudita: compare valores e veja qual liga é mais valiosa

Entenda pontos-chave do negócio

✔️ O fundo de private equity – chamado BC (Blue Crow) Football Strategies - tem como objetivo captar até 100 milhões de euros, com cinco anos de prazo de investimentos e 10 anos para resgate.

✔️ A primeira captação do fundo, executada pela Blue Crow, já garantiu o funding para o desenvolvimento do clube português Anadia FC SAD.

+ Prepara o bolso! Saiba quanto custa ver a temporada do futebol europeu no Brasil

✔️ Após adquirir o Anadia FC SAD, oMulticlub Ownership (COM) mira agora equipes de futebol de outros países europeus, além de Portugal e Brasil, claro.

Anadia FC SAD

Estádio do Anadia FC SAD (Foto: Divulgação)

A chegada, o choque de gestão e a recuperação do Anadia FC SAD

Quando chegamos, o cenário do Anadia FC SAD era de três meses sem vitórias, com dívidas de diversas naturezas e a necessidade iminente de um choque de gestão no que se refere à estratégia, pessoas e processos internos. A oportunidade era clara, pois trata-se de um clube com boa infraestrutura, histórico de presença em competições portuguesas e instalado em uma excelente localização.
Rodolfo Kussarev Junior, sócio da Convocados

✔️ Diante desse cenário, assumir a equipe demandava uma combinação entre coragem, experiência no futebol e know-how na gestão de clubes, características fortes da Convocados.

✔️ Paralelamente, as dívidas do Anadia FC SAD foram mapeadas e pontes com fornecedores, credores e a comunidade começaram a ser reconstruídas.

✔️ Em cinco meses o clube, que estava ameaçado de encerrar sua carreira no futebol, já passou a valer entre 1,5 milhão e 3 milhões de euros.

✔️ Agora, o Anadia FC SAD está em fase de planejamento para a próxima temporada, com as contas em dia, estreitou o seu relacionamento com a cidade e a região e se tornou, efetivamente, o primeiro ativo de um projeto em expansão

Bahia e Grupo City

Convocados participou da venda da SAF do Bahia ao Grupo City (Foto: Reprodução)


Sobre a Convocados

Fundada por Cesar Grafietti, Rafael Plastina, Renée Pinheiro, Rodolfo Kussarev e Roque Júnior, profissionais com mais de 20 anos de experiência em diversas disciplinas do futebol, a Convocados é a soma de experiências na indústria do futebol, com uma visão macro e 360º da indústria no Brasil e no Mundo. Trata-se da única consultoria capaz de entregar soluções in and off the pitch no mercado.

A consultoria Convocados assessorou estrategicamente o Esporte Clube Bahia na recente negociação da SAF com o City Football Group (CGF), em acordo que também superou R$ 1 bilhão. Foi o primeiro clube brasileiro a ser negociado com um player estratégico de fato.

A consultoria auxiliou o CGF (City Football Group) para que eles entendessem melhor o mercado brasileiro do futebol, em diferentes perspectivas, para que decisões seguras fossem tomadas.

Rafael Plastina conta que, com a estruturação de um fundo batizado BC Football Strategies, em conjunto com a Blue Crow Capital, cuja aquisição foi o Anadia FC SAD, as empresas dão o pontapé inicial em uma temporada de aquisições no futebol da Europa.

Este é o começo de uma história. Qualquer semelhança com fatos e pessoas reais, não é mera coincidência
Rafael Plastina, um dos sócios da Convocados
Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados