Começa nesta sexta-feira (11) a Saudi Pro League, liga profissional da Arábia Saudita. Antes fora do radar, o campeonato agora atrai os holofotes do futebol mundial depois de investir mais de 461 milhões de euros (R$ 2,4 bilhões) em contratações na janela atual.
Mas, afinal, quais clubes investiram mais? Quais são os reforços mais caros? Abaixo, o Lance! Biz traz as principais informações sobre os negócios da Liga Saudita.
+ Lance! Biz explica: De onde vem o dinheiro dos clubes da Arábia Saudita?
Recorde absoluto de gastos
✔️ Em pouco mais de um mês de janela aberta, a Liga Saudita superou o próprio recorde de gastos em uma única temporada. E por MUITO!
✔️ O montante gasto até o momento é 2,4 vezes maior do que os 188 milhões de euros desembolsados ao longo de 2018/19.
+ MLS x Arábia Saudita: compare valores e veja qual liga é mais valiosa
✔️ Cabe destacar que a janela atual fica aberta até meados de setembro e os clubes ainda terão oportunidade de contratar em janeiro de 2024.
Clubes que mais gastaram
✔️ Lembra daquele time que eliminou o Flamengo na semifinal do Mundial, em fevereiro? Pois é... Ele tá bem mais forte agora.
✔️ Com quase R$ 1 bilhão gastos até o momento, o Al-Hilal é o clube que mais abriu o bolso na janela saudita. Jorge Jesus não pode reclamar de falta de investimento...
✔️ Sem surpresas: os quatro clubes que mais gastaram foram justamente os quatro times comprados pelo PIF, fundo soberano da Arábia Saudita.
Reforços mais caros
✔️ Entre os três reforços mais caros da Liga Saudita, aparecem dois brasileiros: Malcom, que deixou o Zenit rumo ao Al-Hilal, e Fabinho, que saiu do Liverpool para assinar com o Al-Ittihad. Confira o top 10 e os valores abaixo:
Malcom é o reforço mais caro da Liga Saudita até o momento (Foto: Divulgação / Al Hilal)