menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

LANCE! questiona fato de revista por Maraca como sexto melhor estádio do mundo

<b>Levantamento de publicação inglesa estabeleceu 100 melhores palcos mundiais L!</b>&nbsp;debate o impacto que o Maraca traz aos olhos de torcedores de todos os cantos&nbsp;

1. La Bombonera (Buenos Aires)
imagem camera1. La Bombonera (Buenos Aires) (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/12/2015
15:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

A mística do Maracanã continua tão intensa a ponto de encher os olhos do futebol mundial? Um levantamento da revista inglesa "FourFourTwo" sobre os 100 melhores estádios não deixou o palco das finais das Copas do Mundo de 1950 e 2014 de fora. Porém, trouxe uma boa dose de polêmica, tanto pela colocação na qual ficou o Maraca quanto pelos demais locais que foram mencionados.

O Maracanã ostentou o sexto lugar da lista, na qual editores e repórteres avaliaram os seguintes quesitos: história, atmosfera, capacidade, arquitetura e ambiente, além do chamado “fator uou” (o desejo dos torcedores em conhecer o palco). Curiosamente, o topo coube a um estádio na Argentina, tradicional rival da Seleção Brasileira nos gramados e terra de La Bombonera, célebre estádio do Boca Juniors.

À frente do Maracanã, ainda ficaram os estádios do Camp Nou, em Barcelona, de Wembley, em Londres, Azteca, na Cidade do México, e o San Siro, em Roma. O Brasil só voltou a ser mencionado na modesta 98ª colocação, com o Mineirão.

Como pontapé inicial, o LANCE! traz o Top-10 da "FourFourTwo", aponta algumas curiosidades de cada estádio e levanta a bola: o Maraca não merecia um destaque ainda maior da imprensa mundial?

1. La Bombonera (Buenos Aires)

Fundado em 25 de maio de 1940, o estádio transforma-se em um verdadeiro caldeirão em jogos decisivos do Boca Juniors. Com formato de caixa de bombons e capacidade de 49 mil pessoas, o estádio foi um dos trunfos da equipe xeneize em conquistas da Copa Libertadores.

2. Camp Nou (Barcelona)

Inaugurado em 24 de setembro de 1957, o Camp Nou assiste às muitas grandes fases pelas quais passa o Barcelona. Atualmente com capacidade de 99.786 (e lotado em praticamente todas as partidas), o estádio já foi palco de partidas da Copa do Mundo de 1982, da Eurocopa de 1964 e de duas decisões de Liga dos Campeões.

3. Wembley (Londres)

A história de Wembley traz duas partes. Fundado em 1923, o antigo estádio foi palco de finais da Copa da Inglaterra e sediou a decisão do Mundial de 1966, único no qual os ingleses sagraram-se campeões. Em 2003, foi demolido e deu lugar a um reduto de competições de futebol, rúgbi e atletismo fundado em 2007. Com capacidade para 99 mil pessoas, o atual já sediou as finais da Liga dos Campeões em 2011 e 2013.

4. Azteca (Cidade do México)

Fundado em 29 de maio de 1966, o Azteca é o maior estádio do México, tendo capacidade para 105.064 torcedores sentados. Além de ter sediado algumas partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 1968, o local viu a decisão da Copa das Confederações de 1999 e duas finais de Copas do Mundo: em 1970 e 1986.

5. San Siro (Milão)

Inaugurado em 19 de setembro de 1926, o San Siro (ou Giuseppe Meazza) é o território de duas potências do futebol italiano: a Inter de Milão e o Milan. Com capacidade para 80.074, o local já sediou finais da Liga dos Campeões de 1965 (vencida pela Inter), 1970 e 2001, e foi palco dos Mundiais de 1934 e 1990.

6. MARACANÃ (Rio de Janeiro)

Brasil 1 x 2 Uruguai - Maracanazzo (Foto: Divulgação)
Maracanã foi palco de 'tragédia' do Brasil na Copa de 1950 (Foto: Divulgação)

Com inauguração ocorrida em 16 de junho de 1950, visando ser o principal palco da Copa do Mundo daquele ano, o Maracanã é reduto de alegrias e dissabores de várias torcidas. Seu pontapé inicial foi a saga de uma Seleção Brasileira que chegou à final como favorita, mas entrou para a história amargando o "Maracanazzo" da derrota por 2 a 1 para o Uruguai, diante do silêncio de 200 mil pessoas.

Viriam jogos históricos de níveis nacionais e internacionais envolvendo Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a história do Santos campeão da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes em 1962 e 1963, as caminhadas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo e o título da Copa América de 1989, entre tantas que torcedores de todos os Brasís recordam...

Até, em 2013, o mundo voltar-se novamente para o Brasil, com um Maraca mais moderno, abrigando 78 mil pessoas e vendo a Seleção Brasileira campeã da Copa das Confederações. Porém, um vexame fez o Maracanã ganhar as cores da Alemanha, em uma emocionante vitória por 1 a 0 sobre a Argentina.


7. Westfalenstadion (Dortmund)

Inaugurado em 2 de abril de 1974, o Westfalenstadion foi erguido às pressas para ser um dos redutos da Copa do Mundo da então Alemanha Ocidental. Aos poucos, a "Casa de Ópera do Futebol Alemão" foi se modernizando e, além de mostrar a ascensão do Borussia Dortmund e sediar jogos da Liga Europa e da Liga dos Campeões, voltou a ser palco de um Mundial, no ano de 2006, tendo capacidade de 81.359 espectadores (sendo 65.718 sentados).

8. Santiago Bernabeu (Madri)

Estádio de propriedade do Real Madrid, o Santiago Bernabeu abriu suas portas em 14 de dezembro de 1967. Além de ajuar a fortalecer o clube merengue em nível espanhol e torná-lo temido até por adversários do mundo afora, o local já foi palco de cinco decisões de Liga dos Campeões, da semifinal e da decisão da Eurocopa de 1964 (vencida pela seleção da Espanha) e da finalíssima da Copa do Mundo de 1982. Atualmente, cabem 81.044 espectadores.

9. Old Trafford (Manchester)

Centenário estádio da Inglaterra, o Old Trafford abriga uma série de histórias. Inaugurado em 19 de fevereiro de 1910, o local foi cenário dos feitos do Manchester United, de partidas da seleção da Inglaterra, jogos da Copa do Mundo de 1966, da Eurocopa de 1996, Olimpíada de 2012 e até mesmo de partidas de rúgbi. Atualmente, raz capacidade para 76.790 pessoas.

10. Allianz Arena (Munique)

"Caçulinha" entre o TOP-10 dos estádios escolhidos, a Allianz Arena é um dos marcos da modernidade do futebol. Inaugurado em 30 de maio de 2005, o palco que abriga os feitos do Bayern de Munique traz sete pavimentos, três níveis de arquibancadas, centros comerciais, além de um museu e uma loja do clube bávaro. Atualmente com 75.024 pessoas de capacidade (69.344 sentados), o estádio abrigou a estreia da Alemanha na Copa de 2006 e outros cinco jogos (entre eles, a semifinal entre Portugal e França).

98. MINEIRÃO (Belo Horizonte)

Brasil x Alemanha (Foto: Ari Ferreira/ LANCE!Press)
O Brasil foi massacrado na Copa de 2014 pela Alemanha em pleno Mineirão (Foto: Ari Ferreira/ LANCE!Press)

Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão abrigou momentos emocionantes para torcedores do Atlético-MG e do Cruzeiro. Além das duas equipes protagonizarem grandes embates, Galo e Raposa viram seu futebol ganhar dimensões nacionais e continentais graças ao estádio. Porém, um vexame marcaria o estádio para sempre: em 8 de julho de 2014, o Mineirão seria palco do massacre por 7 a 1 sofrido pela Seleção Brasileira para a Alemanha, nas semifinais do Mundial.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias