Gestão Esportiva na Prática: Brasileirão de 40 clubes – equilíbrio, surpresas e a urgência da gestão
O desafio não é geográfico, é de gestão: transformar o equilíbrio atual em base para projetar uma elite de 60 clubes

A reta final da Série B do Brasileirão confirma a marca registrada do nosso futebol: equilíbrio extremo. G4 e Z4 mudam a cada rodada, pontos viram ouro e a arrancada de quem "encaixa" pesa muito. O Athletico-PR virou protagonista nessa reta final, sustentado pela força da sua camisa e poderio financeiro, brigando na parte de cima da Série B.
Como em todo ano, aparecem surpresas e decepções. O Mirassol, caçula da elite, virou símbolo de superação e robustez competitiva. O Remo chegou a flertar com uma campanha acima das projeções na Série B. Do outro lado, o Paysandu viveu um dos piores recortes de sua história recente na Segundona e o Santos atravessa uma Série A turbulenta, com goleada sofrida, troca de comando e luta contra a parte baixa da tabela.
➡️ Gestão Esportiva na Prática: leia todas as colunas
Se algo não muda é a dança das cadeiras no banco. Já são 19 demissões de treinadores na Série A em 2025, um retrato fiel do imediatismo que corrói qualquer projeto.
O campeonato de 40 clubes
Penso que, na prática, o Brasil já joga um campeonato de 40 clubes, organizado em cinco níveis e duas divisões de elite:
- A++: Flamengo e Palmeiras, hoje um degrau acima em receita, elenco e protagonismo. Ambos estiveram sete e oito vezes entre os quatro primeiros colocados nos últimos 10 anos.
- A+: Atlético/MG, São Paulo, Botafogo (nos últimos três anos), Fluminense, Grêmio e Internacional, com força para disputar títulos e vagas internacionais.
- A-: os demais da Série A, oscilando entre campanhas seguras e risco real de queda.
- B+: os dez melhores da Série B, prontos para competir na elite sem complexo de inferioridade.
- B-: os demais da Série B, na luta pela sobrevivência esportiva e financeira.
Alerta para gigantes do Brasileirão
Alerta para três gigantes. O Corinthians teve presença pouco frequente no G4 na última década, aquém da sua dimensão. O Cruzeiro não voltou ao G4 nesse período, apesar do seu tamanho histórico. O Vasco da Gama, quatro vezes campeão nacional, não figurou uma única vez no pelotão de elite do nosso futebol. O mapa de forças mudou e o acaso não é a resposta.

Calendário e pirâmide competitiva
A CBF promete apresentar nesta quarta, 1º de outubro, um novo calendário para 2026. A expectativa é reduzir datas dos estaduais, ajustar Copa do Brasil e ampliar a Série D, criando melhores condições para planejamento nas Séries C e D. Se vier com coragem, o efeito pode ser imediato em competitividade, organização e investimento para baixo da pirâmide.
Gestão como condição de sobrevivência
Sem infraestrutura, austeridade financeira, governança e processo, o médio prazo sempre pune. Uma boa fotografia de hoje não garante o filme de amanhã. Projetos consistentes atravessam oscilações, mantêm ideia de jogo e método de trabalho, e só trocam quando trocam para melhor.
Provocação final. Já somos a liga mais pesada do continente, isso é fato. Para a comparação fazer sentido, olhemos a Europa: quando somamos as duas ou três primeiras divisões, os ecossistemas de referência operam com 40, 50, 60 clubes em alto nível organizacional. O Brasil tem base demográfica, mercado e talento para, em uma década, projetar uma elite de 60 clubes, mantendo duas divisões de elite fortes e sustentáveis. O desafio não é geográfico, é de gestão. Queremos ser grandes na foto ou na estrutura?
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Gestão Esportiva na Prática: veja mais publicações
Felipe Ximenes escreve sua coluna no Lance! todas as quartas-feiras. Confira outras postagens do colunista:
➡️ 5 + 1, a equação da nossa tragédia
➡️ Quando o vestiário fala
➡️ O silêncio do vestiário
Tudo sobre

Futebol Nacional
CBF reúne federações para acalmar os ânimos e reforçar apoio a Xaud
Há 3 horas
Cruzeiro
Cássio exalta boa fase de Otávio no Cruzeiro: 'Tem colhido os frutos'
Há 5 horas
Futebol Nacional
CBF detalha planejamento para próximas Copas do Mundo em reunião com federações
Há 5 horas
Vasco
Técnico Matheus Curopos celebra campanha do Vasco no Brasileiro sub-20
Há 5 horas
Cruzeiro
Artur Jorge explica chances a jogadores no Cruzeiro após amistosos
Há 6 horas
Futebol Nacional
Conmebol adota novas regras da Copa do Mundo, mas descarta 'Lei Vini Jr'
Há 7 horasMais LANCE!

Com 195 votos, Conselho do São Paulo expulsa Dedé do quadro associativo

Sob os olhares de Pedro Emanuel, Vasco vence o Cruzeiro e avança no Brasileiro Sub-20

Novo técnico do Vasco, Pedro Emanuel acompanha jogo do sub-20 em São Januário

Cruzeiro encaminha empréstimo de Matheus Cunha para o Internacional

Cássia projeta retorno do Bahia após pausa da Data Fifa e mira sequência da temporada

Problema com faixa de capitão citado por Thiago Silva após Fluminense x Bahia aconteceu na Seleção em 2015; entenda

Vasco entrega Welcome Kit aos atletas do sub-20 antes de partida decisiva no Brasileiro

Palmeiras é derrotado pelo Flamengo na estreia do Nubank Parque pelo Brasileirão Sub-17

CBF se reunirá com clubes para adotar regras da Copa do Mundo

Em meio a sondagens, André Silva deve permanecer no São Paulo

Maycon avalia liderança no Atlético mas destaca 'divisão de responsabilidades'

Corinthians acerta saída de goleiro da base para clube da Itália

Matheus Henrique celebra marca pelo Cruzeiro: 'Privilégio'




