Corinthians x Flamengo: título da Copa do Brasil pode ser ‘incentivo’ para técnicos seguirem em 2023

Dorival Júnior e Vitor Pereira tiveram trajetórias diferentes até a decisão, mas partilham do mesmo objetivo - encerrar o ano em tranquilidade com as torcidas mais populares

Vitor Pereira e Dorival
Dorival Júnior e Vitor Pereira chegaram aos clubes em 2022 e trilharam longo caminho até a final (Foto: Staff Images / Conmebol)

Escrito por

Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, pela final da Copa do Brasil. O duelo reserva um confronto interessante entre treinadores com trajetórias muito diferentes na temporada. Agora, eles partilham o mesmo objetivo: o título do mata-mata nacional e a tranquilidade com cargo assegurado. 

Para Dorival Júnior, a conquista da Copa do Brasil pode significar a paz no clube até o fim do ano. O Flamengo já deixou claro que, com títulos, o treinador deve permanecer para 2023. Além disso, o caneco do mata-mata nacional dá mais tranquilidade para a final da Libertadores, ainda em outubro. 

+ Flamengo tem quatro pendurados para jogo de ida da final da Copa do Brasil

Desde que assumiu o comando técnico do Flamengo, Dorival Júnior conquistou a confiança da torcida e elevou o patamar do clube. Já são 33 jogos pelo Rubro-Negro, com 22 vitórias, cinco empates e seis derrotas, totalizando 71% de aproveitamento. 

INÍCIO AVASSALADOR E PERÍODO DE OSCILAÇÃO

Quando assumiu, Dorival Júnior tinha nas mãos uma equipe em baixa e com muita pressão por resultados. A passagem de Paulo Sousa pelo futebol do Flamengo trouxe problemas ao clube, que não conseguia encontrar soluções. Mesmo assim, o treinador de 60 anos colocou ordem na casa. 

Primeiro veio a confiança: o elenco foi ganhando corpo e conseguindo resultados positivos no Campeonato Brasileiro. Depois, o reestabelecimento de craques como Everton Ribeiro e Arrascaeta. Mas o grande legado do trabalho é o "time das Copas". 

+ Diego Alves elogia goleiros do Flamengo e abre o jogo sobre aposentadoria: 'Não somos eternos'

Com o estabelecimento de duas equipes, uma para a liga nacional e outro para as competições mata-mata, o Flamengo decolou. Tanto que, até o fim de setembro, tinha invencibilidade de 19 partidas na temporada. Além do alto nível, o rodízio também manteve o elenco com boa rotatividade e evitou lesões musculares, vistas em 2021. 

Flamengo x Atlético-MG - Copa do Brasil
O "Time das Copas" faz a diferença na temporada (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

TÍTULO CRUCIAL PARA SEQUÊNCIA DO TRABALHO

Se não ficar com o título na Copa do Brasil, no entanto, Dorival Júnior fica muito pressionado no Flamengo. Fora da briga pelo caneco no Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro teria apenas a Libertadores para salvar a temporada e, como consequência, o trabalho do treinador. 

Sem os dois títulos no currículo, Dorival dificilmente fica no Flamengo em 2023. Vale destacar o fato de que a Copa do Brasil é o único título que falta para a geração vitoriosa do Clube da Gávea. Ao todo, a equipe já conquistou nove títulos desde 2019. 

+ Jogadores de Flamengo e Fluminense são julgados no STJD por confusão em clássico

- Esse momento tem uma questão pessoal para mim, claro, mas é muito maior para a história do Flamengo. Nós vamos nos dedicar o máximo possível para alcançarmos as duas possibilidades de campeonatos (Libertadores e Copa do Brasil) - disse o treinador, após garantir vaga nas finais das Copas. 

Flamengo x Corinthians - Rodinei e Fabio Santos
Flamengo e Corinthians já se enfrentaram em 2022 (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)

Desde as alfinetadas em jogadores durante coletivas, como o episódio envolvendo Róger Guedes, até as eliminações no Paulistão e Libertadores, o Corinthians vive uma montanha-russa de emoções com Vítor Pereira. Com seu estilo ‘sincerão’ e obcecado por trabalho, o técnico lusitano superou as turbulências e chega para sua primeira decisão no comando técnico do Timão em sintonia com o elenco e torcida, vivendo seu melhor momento na temporada, mas com futuro indefinido.

+ Corinthians x Flamengo: CBF define arbitragem para primeiro jogo da final da Copa do Brasil

Com contrato até o final do ano, o treinador ainda não bateu o martelo sobre a permanência no Parque São Jorge. Questões familiares serão decisivas para a sua decisão, mas o título da Copa do Brasil pode ser o ‘incentivo final’ para ele comunicar ao presidente Duílio Monteiro Alves o seu desejo em seguir no comando do clube.

AJUSTES TÁTICOS E FORÇA DENTRO DE CASA

O grande mérito de VP até aqui foi a consolidação de um esquema tático capaz de potencializar as principais estrelas do elenco. Cássio vive um de seus melhores anos no clube após uma temporada em baixa. Revezando com Piton na esquerda, Fábio Santos voltou a ser pilar defensivo da equipe. Apesar das lesões, Renato Augusto reassumiu o papel de cérebro da equipe, e Róger Guedes vive fase artilheira no ataque.

Não obstante, o treinador foi quem recomendou a contratação de Fausto Vera, peça-chave para a equipe ter a intensidade pedida por ele nas partidas. Ainda, ele promoveu as estreias de diversos jovens da base, como Carlos Miguel, Léo Mana, Robert Renan, Giovane e Arthur Sousa, que vem mostrando potencial.

Vítor Pereira - Corinthians
Vitor durante último treino do Timão antes de encarar o Coelho (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

+ Corinthians vai homenagear ídolo com busto no Parque São Jorge

Com Vítor Pereira, o Corinthians também retomou a fama de bom mandante. A equipe detém o melhor aproveitamento em casa no Brasileirão (77%) e ainda não perdeu na Neo Química Arena nesta Copa do Brasil. Apenas Flamengo (Libertadores) e Palmeiras (Campeonato Brasileiro) foram capazes de derrotar o Timão em Itaquera com VP sendo o técnico do clube alvinegro.

TÍTULO É OBSESSÃO

Após o triunfo sobre o Athletico-PR, o treinador corintiano deixou claro o que falta para que a equipe alvinegra tenha sua cara: uma taça.

- Ganhar um título (risos). Para ter minha cara tem que ganhar um título (risos). Graças a Deus, ao longo da minha vida tenho tido a possibilidade de ganhar alguns títulos junto de 11 equipes que fomos trabalhando. Falta ganhar o título aqui para crescermos a um nível mais alto ainda - disse VP na coletiva.

+ Confira o chaveamento da Copa do Brasil

Perto de completar oito meses no comando do Corinthians, o título da Copa do Brasil pode ser o ‘troco’ dado por Vítor Pereira no rival que o eliminou da Libertadores, além de aproximá-lo ainda mais da Fiel, que não vê o clube erguer uma taça desde 2019.

Corinthians e Flamengo se enfrentam às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, na Neo Química Arena. As equipes voltam a campo uma semana depois, no Maracanã, para definir o campeão da Copa do Brasil 2022. 

Estagiário sob supervisão do LANCE!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter