Comitê da FIFA confirma banimento de Marco Polo Del Nero do futebol

Entidade máxima do futebol mundial confirmou o banimento do dirigente de qualquer atividade ligada ao futebol. Del Nero havia recorrido da decisão, anunciada em 2015

Marco Polo Del Nero, presidente da CBF
Del Nero foi banido pela FIFA de todas as atividades relacionadas ao futebol (Foto:Lucas Figueiredo/CBF)

Escrito por

O Comitê de apelação da FIFA anunciou, na manhã desta segunda (27), o banimento de Marco Polo Del Nero, ex-presidente da CBF, de qualquer atividade ligada ao futebol. Além de estar impedido de desenvolver qualquer função relacionada ao esporte, Marco Polo terá que pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços (R$ cerca de 4 milhões).

Del Nero Del Nero foi considerado culpado de violar os artigos 21 (suborno e corrupção), 20 (oferecer ou aceitar presentes ou outros benefícios), 19 (conflitos de interesse), 15 (lealdade) e 13 (regras gerais de conduta) do Código de Ética da Fifa. 

De acordo com o comunicado da FIFA, a entidade ainda esclarece que "a investigação contra Del Nero apurou esquemas em que ele recebeu propinas em troca de seu papel na concessão de contratos para empresas para a mídia e direitos de marketing para vários torneios de futebol, incluindo a Copa América, Copa Libertadores e a Copa do Brasil". Del Nero já foi comunicado da decisão. 

A FIFA começou a investigar o dirigente após o escândalo de corrupção que assolou a entidade em 2015. Sete dirigentes ligados a confederações americanas foram presos em um hotel na Suíça sob a acusação de integrar esquema criminoso em contratos televisivos. Entre os presos estava José Maria Marin, ex-presidente da CBF. 

Vale lembrar que desde a investigação, Del Nero não viajou mais para compromisso fora do país, sendo ausência em diversos eventos para representar a CBF. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter