Flamengo aprova medida que veta participação de dirigentes de outros clubes em eleição
Nova regra impede dirigentes ligados a outros clubes ou SAFs de atuarem no Rubro-Negro

Os sócios do Flamengo aprovaram, em votação realizada no Conselho Deliberativo nesta terça-feira (3), uma emenda estatutária que impede a participação, em qualquer instância de poder do clube, de pessoas que exerçam funções em outras agremiações esportivas ou em Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), sejam elas nacionais ou estrangeiras.
A proposta foi aprovada por ampla maioria: 409 votos a favor, 111 contra e 15 abstenções. A emenda foi idealizada pelo presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e contou com o aval dos conselheiros rubro-negros.

Com a mudança, passa a ser vedada a atuação, no Flamengo, de qualquer associado que exerça — direta ou indiretamente — funções que lhe confiram poder de decisão, aprovação ou implementação de atos de gestão e administração em outro clube ou SAF. O texto é abrangente e inclui cargos como investidor, acionista, cotista, gestor, administrador, diretor ou conselheiro, independentemente de remuneração.
+ Aposte em jogos do Flamengo na sequência da temporada!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
O regulamento também equipara à condição de investidor ou gestor o associado que realize aporte financeiro, empréstimos, garantias ou qualquer tipo de suporte econômico a outra agremiação ou SAF, mesmo que de forma eventual, gratuita ou informal, seja diretamente ou por meio de empresas das quais participe.
Outro ponto central da emenda é a criação de um período de quarentena. De acordo com o texto aprovado, o impedimento só cessará após 12 meses contados a partir do desligamento formal, efetivo e comprovado do associado em relação ao outro clube ou SAF, além da alienação integral de qualquer participação direta ou indireta e do encerramento de qualquer vínculo econômico, financeiro ou de gestão.
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
Na prática, isso significa que um dirigente que tenha atuado recentemente em outro clube só poderá assumir cargo no Flamengo após um ano completo de afastamento.
Um exemplo que ajuda a ilustrar a nova regra é o de Marcos Braz, dirigente histórico do Flamengo, que trabalhou por anos no futebol do clube e recentemente deixou uma função ligada ao Remo. A nova emenda impede sua participação imediata em qualquer poder do Flamengo, exigindo o cumprimento do prazo de 12 meses.

A diretoria defende que a medida fortalece a governança, evita conflitos de interesse e reforça a independência institucional do Flamengo, especialmente em um cenário de crescimento das SAFs no futebol brasileiro e internacional.
Com a aprovação, o dispositivo passa a integrar oficialmente o regulamento do clube e já tem efeito sobre futuras nomeações e participações na estrutura de poder rubro-negra.
Para acompanhar as notícias do Flamengo, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real.
Tudo sobre

Flamengo
Como o Flamengo tirou a vantagem do Palmeiras e virou líder do Brasileirão
Há 5 horas
Flamengo
Flamengo e Jardim são multados pela Conmebol; entenda
Há 13 horas
Futebol Nacional
Flamengo e Palmeiras participarão da Messi Cup 2026; confira
Há 14 horas
Fora de Campo
Pulgar, do Flamengo, é criticado por ídolo chileno: 'Muito frágil'
Há 15 horas
Flamengo
Enquete: quais estrangeiros do Flamengo você naturalizaria brasileiros?
Há 18 horas
Flamengo
Contratos, naturalizações e mercado: o desafio do Flamengo com a nova regra de estrangeiros
Há 18 horasMais LANCE!

Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores

Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras

Torcedores do Vasco protestam por uso do Maracanã e cobram cumprimento de edital

Marcos Braz analisa nova regra de estrangeiros: 'Beneficia o Flamengo e prejudica o futebol'

Churrasco de Arrascaeta viraliza no Flamengo e divide opinião dos jogadores

Flamengo lidera bilheteria e quebra recordes em 2026

Danilo, do Flamengo, revela relação com filho tricolor: 'Deixou de falar comigo'

Ex-Flamengo vira assunto após provocação: 'Acha que é o Deyverson'

Flamengo ou Vasco? Jornalista da ESPN é sincero sobre melhor futebol

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Seleção Brasileira: o que esperar das novidades da lista de Ancelotti após a Copa do Mundo

Flamengo critica limite de estrangeiros no Brasileirão: 'Não engrandece'

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão


