Clubes da Conmebol veem racismo como parte de clima bélico com brasileiros, analisa especialista
O Lance! conversou com Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Os recorrentes casos de racismo nas competições Conmebol escancaram que a entidade que comanda o futebol sul-americano está longe de criar meios de acabar com os inúmeros casos lamentáveis que acontecem anualmente. Prova disso foi a branda punição que deu ao Cerro Porteño pelo caso Luighi e, nesta segunda-feira (17), durante sorteio dos grupos da Libertadores e Sul-Americana, uma ironia do presidente Alejandro Dominguez sobre o assunto gerou polêmica.
O Lance! conversou com o jornalista Marcelo Carvalho, responsável pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que comentou sobre a frase do mandatário paraguaio, que respondeu como seria a competição sem os clubes brasileiros: "isso seria como o Tarzan sem a Chita, impossível!".
➡️ Leila Pereira, do Palmeiras, critica fala do presidente da Conmebol: 'Comparação abominável'
- A frase (do presidente da Conmebol) mostra o quanto a gente ainda precisa falar sobre racismo, o quanto a gente ainda precisa dizer, repetir, que racismo não é só um insulto e um xingamento. Tem tantas outras frases que são ditas em relação ao povo preto, que também é racismo. E aqui tem mais um outro ponto: também mostra o quanto o debate sobre racismo no Brasil está muito à frente de outros países - afirmou Marcelo Carvalho.
- O que que é racismo para a maioria das pessoas, quando a gente está dizendo que Paraguai, Argentina, Uruguai, tantos outros países, o xingamento de "macaco", o gesto para eles é cultural e não racismo, mostra que o debate sobre racismo precisa avançar muito mais - disse o jornalista.
Sobre a possibilidade de a Conmebol entender e passar a punir de forma severa as equipes que cometerem atos racistas, seja em campo ou através de suas torcidas, Marcelo Carvalho acredita que tudo precisa começar a partir de conversas.
- Eu acho que tem como intensificar chamando esses clubes para mesa de conversa, chamar instituições como Observatório na Argentina, no Uruguai, no Paraguai que tratem da discriminação para que a gente consiga que todos os países falem a mesma língua. É necessário que haja um encontro dos clubes, das federações, para que todo mundo saiba do que está sendo tratado - afirmou.
Clima bélico com brasileiros
- Hoje existe algo que a gente precisa pensar e refletir muito. No Brasil a gente está cobrando que a Conmebol para que puna os clubes por racismo. Esses mesmos clubes de outros países estão se mobilizando para que a Conmebol puna o Brasil por atos e atitudes de torcedores e policiais no Brasil. Não é a primeira e nem a segunda vez que a gente está vendo clubes dizendo que no Brasil eles são perseguidos, tem muita violência.
Então, é necessário que haja esse encontro, digamos assim, para que as coisas avancem. Se a Conmebol optar por essa linha, com certeza o avanço vai existir. É preciso de um lado que os clubes brasileiros pressionem, mas tem que ser com inteligência, e aí a gente pode avançar de alguma maneira, mas o combate ao racismo no futebol, no Brasil, na Fifa ainda está muito longe do ideal - completou.
➡️ Buosi, vice do Palmeiras, pede aos dirigentes do Cerro 'ações práticas' contra o racismo
Pronunciamento oficial do presidente da Conmebol
"Em relação a minhas recentes declarações, quero expressar minhas desculpas. A expressão que utilizei é uma frase popular e jamais tive a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém. A Conmebol Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos dez países membros.
Sempre promovi o respeito e a inclusão no futebol e na sociedade, valores fundamentais para a Conmebol. Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando por um futebol mais justo, unido e livre de descriminação."


Vasco
CBF divulga áudio e imagens do VAR em gol anulado do Vasco contra o Bahia
Há 18 minutos
Fora de Campo
Vídeo do VAR em gol anulado do Vasco vira assunto: 'Não é'
Há 22 minutos
São Paulo
Mirando candidatura à presidência do São Paulo, Caboclo carrega acusações de assédio
Há 39 minutos
Cruzeiro
'Farmar aura'? João Costa explica número 67 no Cruzeiro
Há 51 minutos
Fora de Campo
Torcedores reagem a mudanças de arbitragem no Brasileirão: 'Caos'
Há 54 minutos
Athletico Paranaense
Irmão de Viveros, do Athletico-PR, relata medo durante terremoto na Colômbia
Há 1 horaMais LANCE!

Três titulares do Vasco preocupam às vésperas de semana decisiva

Sem Villa e com Arce em alta: como chega o Independiente Rivadavia contra o Fluminense?

River Plate anuncia a contratação de Thiago Almada, ex-alvo do Flamengo

São Paulo estuda Vila Belmiro para clássico com o Corinthians

Brasileirão terá mudanças na arbitragem; veja regras aprovadas

Bolívar x São Paulo: onde assistir, horário e prováveis escalações

De olho na Libertadores: Confira as chances do Atlético via Brasileirão

Nem as câmeras seguram as simulações

Flamengo se aproxima do Palmeiras em chances de título; gigantes ficam pressionados no Z-4

Com desfalque de titular, São Paulo encerra preparação para encarar o Bolívar

CBF reúne clubes para debater mudanças na arbitragem

Mirassol inaugura camarote em projeto de modernização do estádio

Iago revela conversa com Ceni antes de acordo com o São Paulo



