menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fifa é alvo de ação em corte europeia; caso pode envolver 100 mil atletas

Fundação holandesa se baseia em resultado do caso envolvendo Lassana Diarra

Gianni Infantino - Fifa
imagem cameraFifa prometeu mudanças no regulamento, mas terá que resolver o passado (Foto: Christophe Archambault/AFP)
21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 04/08/2025
12:22
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

A fundação holandesa Justice for Players entrou com uma ação coletiva contra a Fifa e associações nacionais de futebol europeias por "regras de transferência que restringem a liberdade do jogador e têm causado prejuízos financeiros a todos os atletas – sejam de clubes de ponta ou de divisões inferiores". A ação tem potencial de envolver até 100 mil jogadores e ex-jogadores.

continua após a publicidade

➡️Cristiano Ronaldo pede ao Al-Nassr contratação de jogador detido

Segundo a fundação, regras de transferência estipuladas pela Fifa podem ter prejudicado atletas que atuaram em clubes da União Europeia ou do Reino Unido desde 2002. A Justice for Players se baseia no resultado do processo envolvendo o ex-jogador Lassana Diarra.

Em 2015, Diara foi proibido pela Fifa de se transferir do Lokomotiv Moscou, onde tinha contrato válido, para o Charleroi (BEL) e ainda teve que pagar indenização aos russos por quebra de acordo. O caso foi levado posteriormente ao Tribunal de Justiça da União Europeia, que no ano passado deu ganho de causa a Diarra. A corte considerou que as regras da Fifa violavam as leis do continente, já que impediam a livre circulação de jogadores. 

continua após a publicidade

A Fifa reconheceu o resultado daquela ação e, em outubro, informou que iria "alinhar o Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores com as leis europeias".

Fundação cita até 8% de salários perdidos em ação contra a Fifa

Ainda assim, a Justice for Players decidiu processar a entidade máxima do futebol e entrou com uma ação em um tribunal holandês – as leis do país permitem que qualquer pessoa que tenha trabalhado na União Europeia ou no Reino Unido ingresse com ação por lá.

continua após a publicidade

"Uma pesquisa realizada pela Compass Lexecon, especialista em economia, constatou que as regras de transferência da Fifa custaram aos jogadores aproximadamente 8% em salários perdidos. Isso ocorre porque as regras da Fifa tornam as transferências entre clubes muito mais difíceis e menos frequentes do que seriam de outra forma", diz texto publicado pela fundação.

"Jogadores mais jovens e aqueles em divisões inferiores, bem como aqueles com contratos de curto prazo, também são afetados por essas regras. Eles têm ainda menos poder de negociação e menos opções disponíveis para avançar em suas carreiras ou potencial de ganho", acrescenta a Justice for Players.

O Lance! entrou em contato com a Fifa, mas a entidade não retornou até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Gianni Infantino, presidente da Fifa, se manifestou sobre jogo do Fortaleza (Foto: Luke Hales/Getty Images/AFP)
Fifa terá novo embate em tribunais europeus por causa de seu estatutod e transferências (Foto: Luke Hales/Getty Images/AFP)

circulo com pontos dentroTudo sobre

  • Matéria
  • Mais Notícias