CBF quer reestruturar categorias de base no Brasil
Grupo de trabalho fará diagnóstico; intenção é mudar de calendário a leis

A CBF anunciou a criação de um grupo de trabalho (GT) para debater e reestruturar as categorias de base no Brasil. Segundo a entidade, a intenção é aprimorar a formação de atletas no País, além de propor "sugestões legislativas e institucionais voltadas à proteção da formação dos atletas, à sustentabilidade dos clubes formadores e à integridade do processo formativo".
➡️Clubes brasileiros que mais cederam jogadores para a Seleção em Copas do Mundo
O GT será presidido por Felipe Diego Barbosa Silva, presidente em exercício da Federação de Futebol do Rio Grande do Norte (FNF), e terá relatoria de Helder Melillo, que é diretor Executivo da CBF. O GT será formado ainda por representantes de federações estaduais e de clubes, especialistas em formação esportiva e educação, e consultores técnicos independentes.
Na portaria que autorizou a criação do GT, o presidente da CBF, Samir Xaud, estabeleceu três objetivos específicos para o grupo: realizar um diagnóstico das competições, estruturas, modelos de formação e condições atuais da categorias de base, tanto do masculino quanto do feminino; reorganizar o calendário, as faixas etárias e os regulamentos das competições de base, com foco na integração entre o desenvolvimento esportivo e a formação educacional; e definir critérios mínimos de infraestrutura e qualificação técnica.
— Queremos construir um ambiente mais seguro, mais organizado e mais eficiente, capaz de preparar nossas crianças e adolescentes para uma trajetória sólida no esporte e, acima de tudo, para uma vida melhor. O Brasil sempre foi reconhecido por revelar talentos. Agora, queremos ser reconhecidos também pela qualidade do nosso processo de formação. Este é mais um passo importante na modernização do futebol brasileiro, um compromisso dessa gestão da CBF — declarou o presidente da CBF, Samir Xaud.
Formação na base vem recebendo críticas
Nos últimos anos, o modelo de formação de atletas e a prática cada vez mais disseminada de negociar jogadores jovens têm provocado críticas no Brasil. Logo que assumiu o Flamengo, o diretor de futebol do clube, José Boto, apontou que o País passou a copiar a Europa também em aspectos da formação, o que na sua visão era um erro.
— [O Brasil lançou] o Romário, o Ronaldinho, o Zico, e parece que quer fazer jogadores como na Europa. Isso é um erro. Eu acho que há de voltar um pouco atrás, àquilo que foram as raízes e os fundamentos do futebol brasileiro. Dar essa liberdade aos jovens atletas de errarem, de experimentarem, de não estarem agarrados a sistemas táticos e coisas assim. Depois, a partir de uma certa altura, eles vão ter tempo para isso — declarou o português, no início do ano passado.
Capitão do Tetra e ex-técnico da Seleção, Dunga apresentou opinião semelhante em entrevista o Lance!:
— Acho que o Brasil tem que dar um passo atrás e voltar os jogadores até 20 anos nos juniores. Porque é mais 10 horas de treinamento. É muito matemático: o jogador sobe para o profissional e fica na reserva, não joga 90 minutos. No outro dia ele treina menos. Na véspera do jogo, treina menos. São tudo horas a menos de treinamento que ele precisa. O jogador já com uma certa idade não precisa disso. Mas o mais jovem precisa — declarou Dunga na ocasião.

Tudo sobre

Corinthians
Corinthians tem dúvidas entre os titulares para amistoso contra o Cascavel
Há 1 hora
Corinthians
Corinthians x Cascavel terá transmissão exclusiva na TV aberta; veja onde assistir
Há 1 hora
Vasco
Vasco volta a lucrar com Andrey Santos após transferência para o Manchester United
Há 3 horas
São Paulo
São Paulo: Dorival testa Ryan Francisco, Nicolas e meio-campo
Há 3 horas
Palmeiras
Gols de Mauricio e Arias rendem feito inédito ao Palmeiras; Flaco pode ampliar marca
Há 4 horas
Atlético Mineiro
'Oportunidades de mercado': Entenda a estratégia do Atlético na janela
Há 5 horasMais LANCE!

Zubeldía aponta dois jogadores do Fluminense como inegociáveis no mercado

Da base à Seleção: quem do Corinthians pode aparecer no novo ciclo de Ancelotti

Como foi a estreia de Hulk pelo Fluminense?

Hulk aponta diferença entre Fluminense e Atlético-MG: 'Responsabilidade de decidir'

Zubeldía responde se Hulk e John Kennedy podem jogar juntos no Fluminense

Hulk passa em branco na estreia, mas Fluminense goleia Nova Iguaçu por 6 a 1

Hulk perde chances claras em estreia pelo Fluminense; torcida reage

Crise de investidores muda debate sobre o futuro das SAFs no Brasil

Veja gols de Fluminense x Nova Iguaçu: Tricolor sai atrás, mas reverte com goleada

CBF fará teste de impedimento semiautomático em Fluminense x Bahia

Escalação do Fluminense: Hulk é titular, e John Kennedy fica no banco

Novo reforço do São Paulo esquenta debate entre torcedores: 'Não pode'

Torcida do Flamengo manda recado a Wallace Yan: 'Agora vai'




