Vitória do Flamengo na Libertadores vira assunto na Europa: 'Escândalo'
Impedimento e não-expulsão de Plata foram apontados

A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Cusco, nesta quarta-feira (8), no Peru, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, repercutiu na imprensa europeia com duras críticas à arbitragem. O principal alvo dos jornais foi o VAR, que anulou um gol do time peruano e não aplicou cartão vermelho a Gonzalo Plata em lance de pisão. A expressão "escândalo" foi usada por veículos espanhóis para classificar as decisões.
O atual campeão da Libertadores estreou com vitória em um jogo marcado por equilíbrio no primeiro tempo e polêmica na etapa final. Bruno Henrique abriu o placar aos 14 minutos da segunda etapa, após cruzamento de Ayrton Lucas. Nos acréscimos, Arrascaeta selou a vitória em contra-ataque. Entre os dois gols, porém, o VAR protagonizou os momentos mais comentados.
Aos 19 minutos do segundo tempo, o Cusco chegou ao empate. Manzaneda fez jogada individual dentro da área e cruzou para Ruidias, que apareceu livre na segunda trave e balançou a rede. A comemoração foi interrompida pelo VAR. Após revisão, a arbitragem anulou o gol por impedimento. As linhas de marcação, segundo o AS, não foram mostradas com clareza na transmissão. O atacante parecia alinhado com o último defensor do Flamengo para o jornal.
Minutos antes, outra decisão do VAR já havia gerado controvérsia. Aos 14 minutos da etapa final, Gonzalo Plata pisou no pé do meia Colitto em uma disputa de bola. O árbitro Derlis López não marcou falta. O VAR pediu a paralisação para análise. Após cerca de dois minutos, a arbitragem decidiu por não punir o jogador do Flamengo.

O jornal espanhol AS classificou a anulação do gol como "escândalo" e afirmou que o Cusco foi prejudicado. A publicação destacou que a posição de impedimento nunca ficou claramente visível nas imagens do VAR e que o atacante peruano parecia estar alinhado com o último defensor rubro-negro.
Flamengo foi superior durante o jogo
Apesar da polêmica, o Flamengo teve superioridade estatística. O time brasileiro controlou as ações no primeiro tempo, criou as principais chances e manteve a posse de bola diante de uma marcação recuada do Cusco. Paquetá arriscou finalizações de média distância em três oportunidades e levou perigo.
Já nos acréscimos, Arrascaeta – que havia entrado há pouco – puxou contra-ataque e acionou Luiz Araújo, que bateu para defesa de Diaz. No rebote, o uruguaio finalizou duas vezes até balançar a rede e decretar a vitória rubro-negra em Cusco.
A vitória coloca o Flamengo na liderança do grupo provisoriamente. O Cusco, por sua vez, reclama das decisões do VAR e busca reverter a imagem de prejudicado nas próximas rodadas. A repercussão europeia, no entanto, segue focada nos lances de arbitragem. Para os jornais do continente, o placar de 2 a 0 não refletiu o que aconteceu em campo.
➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.
+ Aposte em diversos jogos de futebol pelo mundo!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade
Tudo sobre

Futebol Internacional
Atitude de Vini Jr repercute em jornal europeu: 'Líder'
Há 5 minutos
Futebol Internacional
Atlético de Madrid conta com trunfo para manter Julián Álvarez
Há 9 minutos
Futebol Internacional
Clube italiano anuncia contratação de destaque do Chelsea
Há 20 minutos
Futebol Internacional
Léo Ceará marca dois na estreia do Kashima e chega perto dos 100 gols no Japão
Há 37 minutos
Fora de Campo
ESPN e SportyNet fazem acordo para transmissão da Serie A Italiana no Brasil
Há 55 minutos
Futebol Internacional
Terremoto na Colômbia pode impactar rodada da Libertadores e Sul-Americana
Há 1 horaMais LANCE!

Ansu Fati revela ligação com o Brasil e bastidores da CazéTV: 'Me trataram bem'

Supercopa da Uefa 2026 distribui premiação milionária; veja valores pagos

Manchester City alcança acordo por substituto de Rodri

Inter Miami mira Neymar para reeditar trio do Barcelona

Barcelona recusa oferta do PSG por herói da Copa do Mundo

Kiryat Shmona, de Talles Costa, avança na Toto Cup

Uefa, Concacaf e AFC se unem contra Infantino e elevam a tensão na Fifa

AO VIVO: Acompanhe a segunda-feira (10) do mercado da bola internacional

Mercado da bola europeu: Bruno Guimarães no Arsenal e as principais negociações do fim de semana

Com Endrick de 9, Real Madrid divulga numeração do elenco para a nova temporada

'Significa fraqueza': José Mourinho manda indireta para Guardiola

Olheiro Lance!: cinco 'planos B' para reforçar o ataque do Flamengo

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – segunda-feira (10/08/2026)



