Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rei de Lyon, Juninho Pernambucano completa 49 anos

Brasileiro marcou época como figura ímpar na história do Olympique Lyonnais e do futebol francês

Juninho Pernambucano é um dos maiores ídolos da história do Lyon PHILIPPE MERLE/AFP
Escrito por

Craque das bolas paradas e ídolo incontestável de Vasco e Lyon, Juninho Pernambucano faz 49 anos nesta terça-feira. O brasileiro natural de Recife (PE) começou a carreira no Sport, mas foi eternizado com as camisas de Vasco, no Brasil, e Lyon, na França. Mesmo que a idolatria no Rio seja digna de música nas arquibancadas de São Januário, foi na França que o futebol de Juninho teve o impacto necessário para revolucionar a história de um clube.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A história do Lyon pode ser dividida entre Antes de Juninho Pernambucano e depois de Juninho Pernambucano. Foi liderado pelo brasileiro que o clube foi capaz de propor uma das maiores dominâncias da história do futebol francês: o heptacampeonato francês. Foram sete títulos seguidos entre 01/02 e 07/08. Todos os títulos de Campeonato Francês do Lyon foram conquistados na Era Juninho.

Além do feito incrível na liga francesa, o meia conquistou outros sete campeonatos com o Lyon. Confira a lista completa:

7x Campeonato Francês (01/02 - 07/08)
6x Supercopa da França (2002 - 2007)
1x Copa da França (07/08)

Foram oito temporadas ao todo, sendo sete exitosas de alguma forma. O único ano em que Juninho passou em branco pela França foi entre 2008 e 2009, justamente na temporada de despedida, antes de rumar ao futebol do Catar. Mesmo sem conquistas, a temporada teve gosto especial para o brasileiro, que marcou seu centésimo e último gol com a camisa do time.

Juninho é homenageado com mosaico pela torcida do Lyon. (Foto: Divulgação/Ligue1)

Ao todo, foram 343 partidas com a camisa do time francês, com 100 gols e 15 assistências. Desta centena de bolas na rede, impossível não destacar as cobranças de faita, característica de domínio absoluto do Reizinho. Foram 'apenas' 43 gols de falta com a camisa do Lyon, quase metade da marca total.

Em Lyon, Juninho é visto como Deus. Atualmente, o brasileiro segue como o quinto maior artilheiro da história do clube, além de ser responsável pela maior parte das glórias do time no século XXI.