Regra do futebol pode mudar para evitar cera de goleiros
Testes foram conduzidos, e órgão regulador vê alteração com bons olhos

A regra do futebol pode sofrer alteração importante para evitar a cera dos goleiros. A proposta da International Football Association Board (IFAB), que regula o esporte ao redor do mundo, é que um escanteio seja concedido contra um time quando o seu goleiro passar mais de oito segundos com a bola. A informação é do jornal britânico "The Times".
Inicialmente, a medida parece até mais leniente, já que a atual regra determina que o goleiro não pode segurar a bola por mais de seis segundos e prevê um tiro livre indireto como punição. No entanto, o diferencial é a indicação de que o juiz deve fazer a contagem de cinco até zero segundos com a mão. Dessa forma, o arqueiro fica ciente do tempo restante, assim como os demais jogadores e os torcedores.
➡️ Lei Marcial na Coreia do Sul colocaria o futebol em risco no país?
A regra já foi testada na Premier League sub-21 e na liga de futebol de Malta, com sucesso na visão dos reguladores. O próximo teste ocorrerá no Campeonato Italiano sub-20. Nesse caso, porém, a punição será um arremesso lateral, e não um escanteio. Se a terceira experiência também for bem sucedida, a medida deve ser incentivada pela Fifa.
No teste ocorrido em Malta, nenhum goleiro ficou mais de oito segundos com a bola, o que é considerado um ótimo indicativo. Atualmente, os arqueiros param o jogo por mais tempo do que é permitido frequentemente, mas os juízes assinalam raramente a infração. No entendimento da Ifab, o motivo é o medo de que o tiro livre indireto seja uma punição muito severa.
Outras mudanças na regra do futebol são estudadas
A Ifab também olha propostas para mudar a regra do impedimento. Uma das possíveis alterações foi ideia do ex-técnico Arsène Wenger e já está sendo testada em ligas menores.

Onde Assistir
Holanda x Alemanha: onde assistir, horário e escalações
Há 1 hora
Odds
Andorra x Malta: odds, palpites e onde assistir hoje
Há 1 hora
Futebol Internacional
Clube italiano anuncia ex-Real Madrid como novo reforço
Há 2 horas
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (24/09/2026)
Há 3 horas
Corinthians
Fracasso? Lulinha cita Endrick, rebate rótulo e defende carreira: 'Deu certo, sim'
Há 5 horas
Flamengo
Flamengo e Jardim são multados pela Conmebol; entenda
Há 13 horasMais LANCE!

Real Madrid toma decisão sobre futuro de Bellingham, diz jornalista

Corinthians: aposta de Diniz entra na mira do futebol europeu

Real Madrid e Barcelona ampliam vantagem financeira na La Liga

Ex-Liverpool recorre ao LinkedIn em busca de novo clube; entenda

Jorge Jesus convence Cristiano Ronaldo a adiar aposentadoria de Portugal

Santos encaminha venda de JP Chermont a clube dos Emirados Árabes; veja detalhes

Ex-Botafogo acerta com a Juventus e viraliza: 'Não é possível'

Novo limite de estrangeiros do Brasileirão é bem diferente das principais ligas europeias

Guilherme mira permanência nos EUA, mas admite: 'Talvez mais para frente'

Gabriel Jesus marca dois gols pelo Barcelona e mira volta à Seleção

Bruno Guimarães revela desejo de jogar no Vasco no futuro: 'Seria um sonho'

Justiça francesa mantém julgamento de Hakimi em caso de acusação de estupro

Vini Jr chega ao fundo do poço no Real Madrid, aponta jornal espanhol

