menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Presidente da Conmebol pede que torcedores ‘evitem’ racismo na Libertadores e Sul-Americana

Alejandro Domínguez apela que torcedores que sejam responsáveis pelos clubes, mas silencia sobre punições rigorosas

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Alejandro Domínguez foi reeleito como presidente da Conmebol em abril deste ano (Foto: Reprodução / Conmebol)

Escrito por

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, fez um discurso contra os casos de racismo no futebol sul-americano nesta sexta-feira antes do sorteio que definiu os confrontos das oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana. O dirigente pediu para que os torcedores "evitem" os atos de injúria racial e reforçou que multas pesadas podem ser aplicadas.


- Podemos torcer durante a competição, mas não podemos permitir a discriminação e muito menos o racismo. Vocês (torcedores) também são partes responsáveis pelos seus clubes. Honestamente, peço para que evitem, evitemos. Vamos jogar juntos, encher os estádios, torcer, mas não ao racismo e à discriminação - disse Alejandro Domínguez.

No entanto, o presidente da Conmebol se esquivou sobre possível endurecimento de punições - aliás, esta era uma promessa da entidade.

+ EDITORIAL: Conmebol, o tema racismo também é com você


Domínguez declarou que o objetivo da Conmebol não é arrecadar em cima dos clubes, mas justificou que as multas precisam ser aplicadas em casos de reincidência - sem especificar como aplicaria este mecanismo. O presidente da entidade cobrou ainda dos torcedores e disse que são responsáveis também pelas equipes.

- Reitero que o objetivo não é penalizar ou arrecadar com estas punições, mas quero dizer-lhes que podemos evitar, podemos ajudar. Todos somos responsáveis. Vocês (torcedores) são parte de seus clubes, então ajudem

+ Veja a tabela e os jogos da Libertadores 2022

Recentemente, após diversos casos de racismo contra clubes brasileiros, a Conmebol informou que iria promover mudanças na regulamentação para aumentar e endurecer as penalidades em casos de racismo.

+ Veja a tabela e os jogos da Copa Sul-Americana 2022


Nas redes sociais, a Conmebol também reforçou o combate à injúria racismo e postou a mensagem "basta de racismo" em seus diversos perfis.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter