O olhar blaugrana do El Clásico: o que está em jogo para o Barcelona contra o Real Madrid

Rivais brigam pelo título do Campeonato Espanhol

Real Madrid x Barcelona
Kessié criou a jogada do gol da vitória do Barça no último clássico (Javier Soriano/ AFP)

Escrito por

Barcelona e Real Madrid fazem o quarto El Clásico oficial na temporada neste domingo, às 17h (horário de Brasília). Porém, este não é só mais um clássico. Podendo definir a sequência de 2022-23, os dois rivais entram em campo cercados de razões para buscar o triunfo a todo e qualquer custo. Real e Barça brigam pela liderança do Campeonato Espanhol, no qual os catalães têm nove pontos à frente: uma vitória para os blaugranas carimba uma mão na taça. Confira abaixo cinco destaques que estão em jogo nesse El Clásico para o Barcelona.

+ Veja a tabela do Campeonato Espanhol

1- O PILOTO DA XAVINETA
Xavi Hernández tem conduzido o Barcelona ao ressurgimento depois de algumas temporadas no ostracismo e com crises escancaradas. O treinador catalão está prestes a conquistar seu primeiro título de expressão como treinador e uma vitória no clássico abriria 12 pontos para o Real de Carlo Ancelotti, com apenas 12 partidas para serem disputadas. Em uma ainda curta carreira como treinador, Xavi conquistou uma Liga do Qatar pelo Al-Sadd e a Supercopa da Espanha de 2022-23 pelo Barça como títulos mais expressivos. Enquanto jogador do Barça, Xavi marcou cinco gols e deu dez assistências em 42 jogos contra os merengues.

O futebol europeu tem castigado ídolos que se tornam treinadores. Frank Lampard não deu certo no Chelsea, Ole Gunnar Solskjaer saiu mal do Manchester United, Gattuso não se firmou no Milan, nem Andrea Pirlo na Juventus. Mas Xavi está indo por outro caminho e quer o título espanhol para se consolidar. Vencer o Real seria um passo muito importante para esse objetivo. 

2- ESPANHA NAS MÃOS
A influência de Xavi tem sido tão positiva que o Barcelona tem a chance de conquistar a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol, doblete que não acontece desde a temporada de 2017-18. A última conquista de LaLiga dos blaugranas foi em 2019; nas temporadas posteriores, o clube amargou dois vices para o Real e um terceiro lugar em 2020-21, quando o Atlético de Madrid levantou o troféu.

Uma vitória do Barcelona abriria 12 pontos para o Real, que tem o foco também na Champions League. O time catalão já não tem mais brigas continentais e foca nos torneios domésticos, o que seria um passo à frente dos madridistas caso a vantagem de 12 pontos venha a ser aberta. A consistência é tamanha que o time pode bater um recorde histórico: sofrer o menor número de gols na história das ligas nacionais, pertencente ao Cagliari de 1969-70 com 11 gols sofridos em 30 jogos - o Barça tem oito em 25 - e uma média de 0,37.

+ Confira os confrontos da Champions League

3- A COROA MUDANDO DE LUGAR
O Real é considerado o time da realeza e tem uma coroa em seu escudo, mas o Barcelona pode chegar no jogo da volta da Copa do Rei com a confiança no alto. Na ida, Militão marcou contra sua própria meta o gol solitário que deu a vitória ao Barça. Uma nova vitória no clássico deixaria de forma tranquila a equipe de Xavi para o jogo da volta, que será realizado no dia 5 de abril. Em jogos de Copa do Rei, o Barcelona tem melhor retrospecto: são 36 partidas, 16 vitórias blaugranas, 12 triunfos merengues e 8 empates.

4- NÚMEROS PERFEITOS
Se vencer o clássico de domingo, o Barça alcançaria a sua centésima vitória na história do confronto e ficaria a um triunfo de empatar com o Real, que tem 101 vitórias. Somado a isso, foram 52 empates ao longo do dérbi. Jogando em casa pelo Campeonato Espanhol, os culés têm exatas 50 vitórias, o equivalente a 54% dos jogos disputados nessas condições.

Além disso, a vitória também significaria a quebra de um tabu para o Barcelona. Desde 2011, o time não engata três vitórias no mesmo ano sobre o rival. A terceira vitória, inclusive, contou com um gol de Xavi. Fábregas e Alexis Sánchez também balançaram as redes na ocasião; Benzema marcou para o Real, fechando o placar em 3 a 1. 

Barcelona - Xavi (1998–2015)
Xavi em ação pelo Barcelona (JOSEP LAGO / AFP)

5- CORTINA DE FUMAÇA
O El Clásico, nas últimas semanas, não tem sido tratado apenas dentro das quatro linhas. No campo dos tribunais, Barça e Real têm travado algumas disputas e acirrado a rivalidade também fora dos estádios. Tudo começou quando o Barcelona foi acusado de fazer pagamentos à empresa do ex-árbitro Enríquez Negreira entre 2011 e 2018, durante as eras de Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu. O Ministério Público da Espanha detalhou os valores pagos, que somados durante todos os anos, superaram os 26 milhões de reais.

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, afirmou querer colaborar com a Justiça após o detalhamento dos valores no que for preciso, e convocou outros clubes espanhóis a fazerem o mesmo. O Ministério Público também fez um pedido: que ex-treinadores do Barcelona fizessem parte da investigação como testemunhas. A disputa tem se arrastado com falas de presidentes, perguntas a membros de comissões técnicas, mas uma nova vitória do Barça sobre o Real poderia diminuir a pressão que tem sido feita sobre o clube, pelo menos nos próximos dias.

Sandro Rosell, ex-presidente do Barça
Sandro Rosell, um dos presidentes acusados de fazer pagamentos ao árbitro Enríquez Negreira(Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)

Barcelona e Real Madrid entram em campo às 17h do próximo domingo, pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol, em partida a ser realizada no Camp Nou, estádio do clube blaugrana.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter