menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Foto de Pelé com atletas locais vai virar monumento na Geórgia

Empresários do país pretendem imortalizar imagem do Rei do futebol tirada em 1965, quando a Seleção Brasileira enfrentou a União Soviética em Moscou

Pelé ao lado dos jogadores da Georgia em 1995
imagem cameraO Rei do Futebol ao lado dos atletas da Geórgia (Divulgação)
Dia 13/06/2017
15:14
Atualizado em 13/06/2017
18:50

  • Matéria
  • Mais Notícias

Pelé mesmo depois que parou de jogar continua fazendo história e sendo reconhecido mundialmente. Uma prova disso é um projeto de empresários da Geórgia que pretendem imortalizar imagem do Rei do futebol tirada em 1965, quando a Seleção Brasileira enfrentou a União Soviética, em Moscou.

continua após a publicidade

Mais de 50 anos se passaram daquela noite de julho de 1965, quando a seleção da União Soviética (URSS) enfrentou a Seleção Brasileira, então bicampeã mundial de futebol, em jogo amistoso, realizado Estádio Luzhniki, em Moscou. Na ocasião, os brasileiros derrotaram os soviéticos por 3 a 0. Pelo selecionado soviético, havia cinco jogadores oriundos da Geórgia, que alcançaram naquele momento o auge. Os jovens da atual da ex-república soviética, infelizmente, não têm conhecimento dos feitos alcançados por jogadores como Slava Metreveli, Mikheil Meskhi, Giorgi Sichinava, Anzor Kavazashvili e Vladimir Barkaia. Os dois primeiros, inclusive, entraram na seleção mundial daquela temporada. Ambos foram revelados pelo clube georgiano Dínamo Tbilisi. Vendo estes jogadores atuarem, os torcedores tinham a certeza absoluta de que o futebol é uma arte. Mas apenas alguns deles conseguiram manter seus nomes nos anais da história do futebol.

No amistoso de 1965, a Seleção Brasileira contou com a presença de Pelé. O Rei do futebol, ao fim da partida, posou para fotos com os jogadores da Geórgia: Giorgi Sichinava Slava Metreveli, Mikheil Meskhi e Anzor Kavazashvili. Um delas se tornou lendária. E a presença da Seleção Brasileira e, sobretudo de Pelé, foram tão marcantes para os jogadores da Georgia que participaram daquela partida, que existe um projeto para a criação de um monumento do Rei do futebol a partir de uma fotografia dele com os georgianos.

continua após a publicidade
Foto de Pelé se tornará monumento na Geórgia
O monumento criado a partir da foto (Divulgação)

A idéia do monumento é de Nikoloz Patarkalishvili, amante do futebol e presidente da Casa Argentina na Geórgia. Nikoloz deseja imortalizar a imagem de Pelé ao lado dos seus compatriotas daquela época. Ele espera que a imagem seja um símbolo da amizade entre os povos das ex-repúblicas soviéticas, o Brasil de Pelé, e a América Latina.

O projeto de Nikoloz conta com apoio do ex primeiro-ministro da Geórgia, Bidzina Ivanishvili. A intenção de Nikoloz é ter Pelé na inauguração do monumento. Além disso, a idéia é que seja realizado um torneio internacional de futebol sub-20 dedicado à memória dos jogadores lendários georgianos de Mikheil Meskhi e Slava Metrevli, que se chamará “Copa de Pelé”, com as seleções de Brasil, Argentina, Uruguai, Rússia, Geórgia, como parte comemorativa pela realização do projeto.

- Além de imortalizar a imagem dos georgianos ao lado de Pelé, a intenção é fazer com que as memórias futebolísticas de um povo não se percam com o tempo. É importante destacar que historicamente o futebol tem um grande poder de unir e reconciliar pessoas, sanar conflitos, coisas que políticos não conseguem fazer - disse o Nikoloz.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias