Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Europa League afunila e tem rodada crucial nesta quinta; confira as contas e o que cada time precisa para se classificar

Roma, Bayer Leverkusen, Liverpool e Brighton são algumas das equipes que entram em campo para decidir a vida

Atacante brasileiro João Pedro é um dos artilheiros da competição, com quatro gols, ao lado de Grifo, da Atalanta (Foto: GLYN KIRK / AFP)
Escrito por

A Europa League vai se aproximando do fim da sua fase inicial. Nesta quinta-feira (30), os 32 clubes que brigam pelo título secundário do Velho Continente entram em campo, com alguns de olho na liderança de suas chaves, outros buscando garantir o passaporte ao mata-mata, e tem até quem segue brigando pela sobrevivência na competição.

Entre os já classificados, há apenas duas equipes: a Atalanta e o ótimo Bayer Leverkusen de Xabi Alonso. Liverpool, Roma, Brighton e West Ham seguem buscando o posto de qualificação, podendo decidir a vida nesta quinta. Confira com o Lance! a situação de cada grupo.

DECISÕES À VISTA
Pelo grupo A, o West Ham de Lucas Paquetá visita o modesto Backa Topola na Sérvia, enquanto o Freiburg recebe o Olympiacos de Rodinei na Alemanha. A chave tem domínio dos ingleses e dos alemães, com nove pontos para cada, enquanto o time do lateral ex-Flamengo têm quatro e os sérvios, na lanterna, tem um. Para se manterem vivos, os Lendários Gregos precisam vencer desesperadamente, enquanto um empate já garante a qualificação dos Hammers e dos Brasileiros de Brisgau. O Backa já não tem mais chances de avançar na competição.

Paquetá vive excelente momento na temporada, com cinco gols anotados, sendo três no continental (Foto: Divulgação / West Ham)

TUDO É POSSÍVEL
Já na chave B, quem vai dando as cartas é o Olympique de Marselha, com oito pontos. O ótimo Brighton de Roberto De Zerbi vem logo atrás, com sete, seguido pelo AEK Athens, com quatro, e pelo decepcionante - e afundado em crise - Ajax, com dois. A forma embolada leva a uma série de contas para todas as equipes em relação à qualificação. Para os franceses, uma vitória já basta, enquanto um empate levaria a apontar o secador para o AEK. Aos Seagulls, a simples vitória já garantiria a vaga. Em busca de decidir na última jornada, holandeses e gregos necessitam da vitória.

➡️ Olympique de Marseille x Ajax: onde assistir, horário e prováveis escalações da partida pela Liga Europa

MISTURANDO AS CONJUNTURAS
Na jornada do terceiro grupo, o Real Betis lidera com nove pontos, seguido por Rangers (7), Sparta Praga (4) e Aris Limassol (3). Os líderes vão até a República Tcheca para visitar o Sparta, e precisam de um empate para garantir classificação; aos donos da casa, vencer é fundamental para adiar a decisão para a segunda semana de dezembro. Na Escócia, o Rangers necessita da vitória, enquanto ao Aris, resta garantir o triunfo fora de casa e embolar a situação.

VIDA PACÍFICA
Um dos dois times a ter alcançado uma dezena de pontos, a já qualificada Atalanta lidera a chave D com dez pontos, seguida pelo Sporting, com sete. Sturm Graz (4) e Rakow Czestochowa (1) completam a tabela. Os dois líderes se enfrentam, e para garantir sua vaga, os Leões Portugueses precisam vencer e torcer por um tropeço do Sturm. O Rakow, já eliminado, joga para atrapalhar a vida dos austríacos, que não conseguem garantir presença no mata-mata nesta rodada, mas querem se aproximar do time comandado por Rúben Amorim e deixar a definição para o confronto direto final.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

ALERTA VERMELHO?
Depois de um revés inesperado na última rodada, o Liverpool seguiu na liderança da chave E, com nove pontos, mas deixou a situação um pouco mais equilibrada. Toulouse (7), Union St. Gilloise (4) e LASK Linz (3) ainda seguem vivos e querem ficar um passo mais perto dos 16 avos de final. Os Reds de Jürgen Klopp garantem classificação se baterem o LASK no Anfield; a equipe austríaca precisa golear para não depender de um tropeço do Toulouse, ou vencer e secar os franceses. Estes, por sua vez, recebem o Union e já garantem sua vaga na próxima fase, enquanto os belgas têm por obrigação pontuar para deixar em aberto a definição.

➡️ Liverpool x LASK: onde assistir, horário e prováveis escalações da partida pela Europa League

Diogo Jota é o principal goleador dos Reds na Europa League 2023-24, com três gols (Foto: OLI SCARFF / AFP)

NADA DECIDIDO
Pelo grupo F, ainda há uma grande indefinição. A guerra entre Israel e Palestina fez com que alguns jogos continentais e nacionais fossem adiados, incluindo o duelo entre Maccabi Haifa e Villarreal, a ser disputado no dia 6 de dezembro. Em primeiro, está o Rennes, com nove pontos em quatro partidas. O Submarino Amarelo vem logo depois, com seis pontos em três jogos; o Panathinaikos (quatro em quatro) e os israelenses (um em três) completam a chave. Mesmo com muitos pontos em disputa e contas a serem feitas, a matemática dos franceses é fácil, precisando apenas bater o Maccabi para concretizar a passagem ao mata-mata.

PARA VOLTAR AOS CAMINHOS
Pela sétima chave, existe um grande equilíbrio e tensão na reta final da disputa. Slavia Praga e Roma têm nove pontos cada e ocupam as primeiras posições, seguidos por Servette, com quatro, e Sheriff Tiraspol, eliminado com um. O time de José Mourinho, atual vice-campeão, e a equipe tcheca (líder) precisam vencer seus compromissos para a qualificação ser garantida. Em caso de vitória do Servette sobre a Roma e derrota dos primeiros colocados, a definição fica para a última rodada.

➡️ Servette x Roma: onde assistir, horário e prováveis escalações da partida pela Europa League

ESQUADRÃO DOMINANTE
Fechando a fase de grupos da Europa League, no grupo H está o melhor time da competição: o Bayer Leverkusen, 100% de aproveitamento e qualificado à próxima fase. Querendo já garantir o acesso às oitavas e pular os 16 avos, os comandados de Xabi Alonso precisam apenas empatar contra o lanterna zerado e já eliminado Hacken. No outro jogo do grupo, Qarabag e Molde, ambos com seis pontos, fazem um duelo crucial. Se o Qarabag, em condição de visitante vencer, garante a classificação por não poder ser alcançado no confronto direto; uma vitória do Molde por dois gols garante a qualificação sueca, e uma vitória dos mandantes por um gol levaria à disputa no saldo, resolvida no jogo final. Um empate deixaria os azeris na frente, mas com pontos iguais e tudo em aberto.

Xabi Alonso faz trabalho incrível com o Leverkusen, e chegou a ter seu nome ligado a gigantes como Real Madrid e Bayern de Munique (Foto: Ronny Hartmann/AFP)

Os grupos que não conseguirem decidir sua vida nesta quinta terão a sexta e derradeira rodada para alcançar o mata-mata, ou garantir ao menos uma vaga na Conference League. A última jornada está marcada para o dia 14 de dezembro, dentro de exatas duas semanas.