Ao L!, Danilo conta momentos difíceis na carreira e diz: ‘Não imaginava sair do Vasco da forma como foi’

Volante foi vendido para o Braga com apenas 17 anos e comentou sobre seu desejo de jogar no futebol europeu. O atleta também disse sobre sonhos e Seleção Brasileira

Danilo Barbosa
Danilo está no Nice desde 2018 e sonha voltar para a Seleção Brasileira (Divulgação)

Escrito por

Talvez nem todos lembrem de Danilo Barbosa, volante revelado pelo Vasco, mas que saiu cedo do Brasil devido aos problemas financeiros que o clube cruz-maltino estava passando. Foi vendido para o Braga com apenas 17 anos e hoje, com 23, no Nice, conta ao LANCE! sobre seu tempo no clube carioca, Seleção Brasileira e trajetória na Europa, as experiências e o amadurecimento que teve desde que chegou no Velho Continente.

SAÍDA PRECOCE
Danilo era uma das grandes estrelas do futebol brasileiro, com passagens por todas as categorias de seleção de base e foi alvo de interesse não só do Braga, para onde acabou indo, mas também do Liverpool. Um desejo do jogador, jogar na Europa, se tornou realidade e a opção por Portugal não foi uma decepção e nem uma decisão unilateral do Vasco, mas o volante teve participação na escolha do seu destino.

- Montamos uma estratégia para a minha evolução dentro do futebol europeu e optamos em ir primeiro para Portugal para que as mudanças não fossem tão radicais, como na questão do idioma, clima e alimentação.

Apesar de ter saído muito cedo, o atleta não guarda mágoas do Vasco, mas sim carinho do clube que o revelou para o esporte. O time amargava um dos piores momentos de sua história e estava na segunda divisão quando a revelação foi alçada a equipe profissional em 2014. Na época, o volante foi vendido por 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 13,5 milhões de reais).

- Não imaginava sair da forma como foi, devido às dificuldades financeiras do clube. Se tivesse como voltar no tempo, eu ficaria mais no Brasil antes de sair. Mas nunca tive mágoas com o clube que me revelou. Tenho um carinho e respeito enorme, principalmente pela instituição e os torcedores que, apesar do pouco contato, sempre foram positivos comigo.

EXPERIÊNCIA
O Brasil sempre foi um país com uma safra de bons jogadores que, a exemplo de Danilo, vão muito cedo para a Europa. Atualmente, muitos estão indo e voltando de forma quase imediata, mas o atleta que está na França pensa que cada um irá se adaptar de uma forma.

- A verdade é que nem todos os jogadores jovens estão preparados psicologicamente para sofrer certas mudanças, tanto profissionais, quanto fora de campo, pois isto exige uma força mental além do normal e a verdadeira vontade de vencer no futebol europeu, no final das contas, depende de cada atleta.

Sobre sua experiência pessoal, o brasileiro conta sobre sua adaptação, seu desenvolvimento e amadurecimento ao longo de uma jovem carreira, apesar dos problemas pessoais que teve que enfrentar, como a morte de seu antigo empresário e doenças na família.

- As minhas duas primeiras temporadas foram positivas, onde joguei de titular no Braga e Valencia, mas nem sempre as coisas andam como a gente espera e tive um ano difícil sem jogar, pois tive alguns problemas pessoais em que tive que superar e me reinventar. Hoje me sinto mais pronto tanto profissionalmente, como pessoalmente.

PLANOS FUTUROS
Danilo, enquanto jogador da base do Vasco, foi convocado para a Seleção Brasileira desde o sub-14 até a Olímpica (sub-23). Na Europa, o volante pensa em ter novas oportunidades na principal, a única categoria que falta para ele ter passado por todas as etapas.

- Essa é uma vontade a qual sempre mantive no meu coração e na minha cabeça. Chegar na seleção principal é uma meta a ser batida e mantendo trabalho duro e sonhando com este feito é como posso chegar lá.

Para sua carreira profissional, o atleta também explicou onde sonha atuar e planeja chegar na sua carreira.

- Minha vontade é atuar em um dos três melhores clubes de uma liga forte, como o Campeonato Espanhol, Inglês ou Italiano e competir no mais alto nível, pois o que me cativa no futebol, além da paixão, é competir em alto nível, voltar a jogar Liga dos Campeões e ir para a Seleção Brasileira.

Danilo está no Nice desde 2018 e hoje atua ao lado do brasileiro Dante, ex jogador do Bayern de Munique e Seleção Brasileira. No último domingo, a dupla de brasileiros formou a zaga da equipe titular e o time venceu o Lyon por 2 a 1 em casa. No Campeonato Francês, o clube está em 8º lugar e dois pontos atrás do Lille, que está se classificando para a Liga Europa da próxima temporada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter