Conheça o simpático Timbers, campeão da MLS com ritual bizarro
Torcedor-símbolo corta um tronco de madeira a cada gol, mas clube sempre planta árvores, ajuda na integração da sociedade e apoia diversas causas

O time chegou na Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol dos Estados Unidos, apenas em 2011. Porém, o atual campeão do torneio, em final disputada no domingo contra o Columbus Crew, já existe desde 1975, e carrega uma tradição, no mínimo, curiosa. Desde 1978, um lenhador fica ao lado do campo com um tronco de árvore, e a cada gol do time de Oregon, ele corta uma lasca com sua serra elétrica, e dá ao jogador que balançou as redes. Se o goleiro sai zerado, também leva o presente. Além disso, o clube tem diversos atos para contribuir com a sociedade (veja mais abaixo).
- O meu antecessor (Jim) trouxe um tronco e uma serra elétrica para o estádio uma vez e começou a cortar lascas durante a comemoração. Como existem várias árvores ao redor da cidade e madeira é o nome do clube, tinha tudo a ver - explica Timber Joey, mascote do clube, em entrevista concedida ao LANCE! em 2013, que garante que nenhuma árvore é derrubada, mas sim encontrada na natureza já no chão.
No fim, trata-se também de uma maneira inteligente que os dirigentes do clube encontraram de fazer marketing, aparecer na mídia, de uma forma que pudesse remeter à tradição do time. Além de tudo, ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, o que o Timbers faz não tem nada de ecologicamente incorreto. Pelo contrário. A natureza vence.
- Quando decidimos ingressar na MLS, queríamos começar algo novo, mas conectar com o nosso passado e continuar as tradições particulares - disse Mike Golub, chefe de operações do Timbers, ao L!, também em 2013:
- A cada gol nosso, ou seja, a cada lasca tirada de um tronco que já estava morte, uma nova árvore é plantada por nós em parceria com o projeto Friends of Trees (Amigos das Árvores). Temos novos prédios e arranha-céus subindo todos os dias, é importante plantar árvores.
Re-live last night's #MLSCup victory through the lens of photog @craigmdyer. #RCTID
Pics: https://t.co/IQW27goI8Q pic.twitter.com/pqzjqPZMDQ
— Portland Timbers (@TimbersFC) December 8, 2015
Timber Joey é um verdadeiro personagem. Já tem um visual extravagente, e apesar de ser um torcedor símbolo de um clube de futebol, ele é jogador de rúgbi, e ainda trabalha em rodeios. Ele acaba puxando a torcida que sempre lota o Providence Park.
- Posso dizer que não é apenas a torcida mais animada do futebol nos Estados Unidos, mas em qualquer esporte. É fantástico, vejo jogos de beisebol, de futebol americano, e nunca vi nada parecido.

Tudo isso faz parte da Timbers Army, a torcida organizada do Portland. Criada em 2001 com o nome de Cascade Rangers, começou com a ideia de fazer barulho durante os 90 minutos. Isso além de alguns tributos. O mais famoso é que é feito a Hannah, filha de Jim, o lenhador original.
Ela morreu em 2004, e ela sempre cantava "You Are My Sunshine", clássico de Jimmie Davis, para sua irmã caçula. Na primeira vez que Jim voltou ao Providence Park depois da tragédia, a torcida fez uma homenagem levantando milhares de girassóis na arquibancada, entoou a canção, e ainda saiu o gol.
O clube também gosta de trazer alegria e fazer boas ações. Uma das mais emblemáticas aconteceu em maio de 2013. O jovem Atticus Lane-Dupre foi diagnosticado com câncer, e foi escolhido para participar do programa "Make-a-Wish Oregon" (de uma organização mundial, "Faça um Desejo", em português). Sua escolha foi que o seu time, o Green Machine, com garotada de sua faixa etária, entre os oito e nove anos, disputasse uma partida contra o Timbers. Com os jogadores profissionais mesmo.

O jogo foi no Providence Park, mais de 3 mil torcedores compraram a ideia e foram às arquibancadas. Atticus foi à preleção com o time profissional, e depois os seus amigos foram ao vestiário. tinha até uma placa com o nome do garoto que recebia o desejo, e uniformes para todos. O astro do dia comandou a vitória por 10 a 9, marcou quatro gols e, claro, levou suas toras de madeira.
- Normalmente as crianças escolhem ir para a Disney com suas famílias ou algo assim. Eu escolhi algo em que muitas pessoas pudessem participar - esclareceu o jovem.
A torcida voltou a fazer das suas apenas duas semanas depois. Em um jogo contra o San Jose Earthquakes, o jogador Alan Gordon teria ofendido o capitão Will Johnson com palavras de cunho homofóbicas. Ele foi punido por três jogos, o meia nem é gay, mas a torcida resolveu se manifestar.
Na partida seguinte no Providence Park, um enorme mosaico com as cores do movimento LGBT coloriram as arquibancadas. A ação fez parte da campanha "Pride, Not Prejudice" (Orgulho, sem preconceito).

- A Timbers Army (torcida organizada do Portland) tem a política de "tolerância zero" desde a sua criação, em 2001. Nosso mosaico é em honra ao Dia Internacional do Orgulho Gay e uma forma de demonstrar nosso comprometimento em fazer um espetáculo bonito para todos. Como a linguagem ofensiva de Alan Gordon mostrou, homofobia é um problema real em esportes americanos. Como torcedores, temos que fazer o melhor para mostrar que nem existe isso no esporte - disse Abram Goldman-Armstrong, o "Double-Axe", membro da torcida.

Futebol Internacional
Odegaard decide no segundo tempo, e Arsenal vence o Napoli fora de casa na Champions
Há 20 minutos
Futebol Internacional
Liverpool busca virada emocionante contra o Atlético de Madrid na Champions
Há 30 minutos
Futebol Internacional
Surpresa de Ancelotti, Jair desabafa após convocação inédita para a Seleção
Há 45 minutos
Champions League
Ex-Flamengo, Ryan Roberto projeta estreia na Champions League
Há 1 hora
Futebol Internacional
Cria do Vasco vira destaque nos Emirados Árabes e bate marca
Há 1 hora
Futebol Internacional
Europeus reagem à convocação da Seleção Brasileira de Ancelotti: 'Revolução'
Há 1 horaMais LANCE!

Idade média da convocação da Seleção Brasileira despenca; compare

Quando Mbappé ou Haaland quebrarão o recorde de gols de Cristiano Ronaldo na Champions League?

Com gol de Gabriel Jesus, Barcelona atropela Feyenoord na estreia da Champins

Quem são as novidades na convocação da Seleção Brasileira?

Raphinha vira assunto em jogo do Barcelona na Champions: 'Inacreditável'

Ancelotti faz 1ª convocação da Seleção pós-Copa; veja nomes

Agenda da Seleção Brasileira: veja as datas dos próximos amistosos

Brasileiro é principal candidato para assumir a capitania de gigante europeu

Messi acerta compra de clube da segunda divisão da Espanha

Afastado desde fevereiro, Edu Gaspar deixa o Nottingham Forest

Que horas é o jogo do Barcelona hoje? Veja horário e onde assistir

Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados

Gabriel Jesus desabafa e conta detalhes de sua ida ao Barcelona: 'De repente'



