Caso Negreira: ex-árbitro pode se tornar inimputável em julgamento por sofrer de Alzheimer

Defesa apresentou ao Ministério Público espanhol laudo que comprova doença

Suárez - Barcelona x Atlético de Madrid
Árbitro Jesús Gil Manzano em um dos jogos investigados pelo Ministério Público (Foto: Lluis Gene / AFP)

Escrito por

O caso Negreira ganhou um novo tempero polêmico. Enríquez Negreira, ex-vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros espanhola, está sendo acusado de favorecer o Barcelona e receber pagamentos das diretorias blaugranas entre 2011 e 2018. Porém, de acordo com o periódico espanhol "Relevo", antes dos julgamentos, Negreira apresentou o direito de não testemunhar e mostrou um laudo que comprova que tem doença de Alzheimer, além de um leve grau de demência. 

+ Novas provas são divulgadas contra o Barcelona

Com isso, Negreira se tornaria inimputável no caso. Ou seja, um ato criminoso não poderia ser atribuído ao ex-árbitro, mantendo sua liberdade. A Câmara Criminal do Supremo Tribunal Federal Espanhol decidiu, em 2017, que a realização de um julgamento contra quem não entende ou não pode se defender configura um julgamento injusto. Mesmo que Negreira estivesse bem de saúde na época dos pagamentos, o julgamento não poderia sentenciá-lo como culpado.


Negreira compareceu a um centro de cuidados voltados para o Alzheimer em setembro do ano passado, acompanhado de sua esposa e seu filho Javier, que também está envolvido nas investigações. Conforme explicado pela família, Negreira tinha distúrbios de ansiedade, raciocínio e falhas de memória. O diagnóstico apresentou demência leve, doença neurodegenerativa e um traumatismo cranioencefálico decorrente de um acidente automobilístico sofrido em 2003. 

+ Negreira entregava presentes a juízes em troca de favorecimentos ao Barça

Portanto, Negreira não estaria em condições de prestar declarações nem de ser alvo de processo penal, como afirmou seu advogado. E nem terá a obrigação de prestar depoimento em nenhum momento do processo, além de não haver também a necessidade de justificativa, mas o Barcelona pode sofrer sanções normalmente. A juíza responsável pelo caso, Silvia López, deve pedir aos médicos legistas um novo laudo independente para decidir se Negreira tem aptidão para ser julgado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter