Caso Negreira: ex-árbitro comprava presentes para juízes com dinheiro dado pelo Barcelona, revela jornal

Barcelona pagava dinheiro à empresa do então vice da comissão de arbitragem

Gil Manzano e Frenkie de Jong
Barcelona está envolvido em escândalo de arbitragem na Espanha (ANDER GILLENEA / AFP)

Escrito por

Ex-vice da comissão de arbitragem da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), José María Enríquez Negreira utilizou o dinheiro dado pelo Barcelona à sua empresa particular para comprar diversos artigos de luxos para outros árbitros, revelou o jornal "El Mundo".

De acordo com um documento do Tesouro, Negreira comprou produtos para o exercício da função dos árbitros, como cartões vermelhos e amarelos personalizados, além de porta-cartões e centenas de moedas para a realização de sorteios antes dos jogos. Mas também foram comprados presuntos no valor de 10 mil euros, ingressos para partidas de futebol, artigos de praia e bolsas térmicas.

+ Sampaoli é demitido do Sevilla: veja 20 técnicos estrangeiros livres no mercado

Artigos como saca-rolhas, cobertores, calças, canetas, torradeiras, sanduicheiras, doces, vinhos e quejos também foram comprados em grandes quantidades. As faturas também revelam que Negreira convidava árbitros para comer em restaurantes conhecidos de Madri e Barcelona com gastos superiores a dois mil euros por refeição.

O Barcelona está sendo investigado por um suposto caso de manipulação de arbitragem, uma vez que o clube teria pago cerca de R$ 7,6 milhões à DASNIL 95 SL, entre 2016 e 2018. A empresa pertencia a José María Enríquez Negreira, que era vice-presidente da comissão de arbitragem da RFEF no período.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter