A última vez no ‘velho’ Camp Nou por La Liga: relembre jogos memoráveis entre Barça x Real no estádio

Rivais farão último clássico pelo campeonato nacional antes da reforma no templo barcelonista

Camp Nou vazio - Barcelona x Las Palmas
Camp Nou receberá o último clássico em La Liga antes de reforma (AFP)

Escrito por

Mais um capítulo da centenária história do maior clássico do futebol espanhol será escrito neste domingo, às 17h, com transmissão em tempo real do LANCE!. O Barcelona receberá o Real Madrid no último clássico por La Liga dentro do "antigo" Camp Nou. Isto porque o local passará por reformas e, dessa forma, o Barça passará a mandar seus jogos pelos próximos dois anos no Estádio Olímpico Lluís Companys, no bairro de Montjuic, antiga casa do rival Espanyol. Neste clima de despedida, o L! relembra alguns clássicos icônicos entre as duas equipes no maior estádio da Europa.

AS "MANITAS"
Na Espanha, o termo ‘manita’, que em português significa ‘’mãozinha’’, é uma referência usada para uma goleada por cinco gols, um para cada dedo. Nos últimos 30 anos, o Barcelona acumulou 15 dedos, visto que venceu três vezes desta forma em casa. O primeiro foi um 5 a 0 em 1994, com o mágico time comandado por Johan Cruyff, conhecido com Dream Team. Na ocasião, a manita teve um aroma brasileiro: Romário, estrela do Barcelona, marcou três gols e foi o melhor em campo. 

+ Confira a classificação do Campeonato Espanhol e os próximos jogos

O segundo foi em 2010, na época que para muitos foi o auge dos duelos. Afinal de contas, o Barcelona era comandado por Josep Guardiola e tinha Lionel Messi em seu esplendor. Por outro lado, o Real Madrid, com José Mourinho como treinador e Cristiano Ronaldo como grande craque, representava uma espécie de antítese aos catalães. No primeiro dos confrontos entre Pep e Mou, melhor para o Barça: um 5 a 0 histórico, com gols de Villa (dois), Xavi, Pedro e Jeffren.

A última das goleadas foi em 2018, com um show particular de Luis Suarez. Sem Messi, que estava lesionado, o uruguaio puxou a responsabilidade e marcou três gols na vitória por 5 a 1 para levar o Camp Nou à loucura. Philippe Coutinho e Jordi Alba completaram a festa. 

Por sua vez, o Real Madrid não tem muitas goleadas acumuladas dentro do território inimigo. No entanto, um famoso episódio marca a história dos confrontos. Em 1963, os merengues venceram por 5 a 1 no Camp Nou, com gols dos lendários Puskas, Gento e Di Stefano. Foi a maior vitória do Real em clássicos como visitante. Três anos antes, os madridistas fizeram 5 a 3 em Barcelona.

Messi tinha 18 anos quando deu seu primeiro show contra o Real Madrid. Foi no empate por 3 a 3 pelo Campeonato Espanhol da temporada 2006/2007. O time catalão era dirigido pelo holandês Frank Rijkaard
Aos 19 anos, Messi deu show contra o Real Madrid em uma atuação histórica no Camp Nou (Foto: LLUIS GENE / AFP)

PRAZER, LIONEL MESSI!
O primeiro hat-trick de Lionel Messi em sua carreira foi em El Clásico. Pela edição de 2006/2007 do Campeonato Espanhol, Barcelona e Real fizeram um jogo emocionante no Camp Nou. O empate por 3 a 3 teve três gols de um jovem Messi, à época com 19 anos. Para muitos, uma espécie de batismo do gênio argentino no futebol mundial. Ao fim da temporada, no entanto, quem levou a melhor foi o Real, que sagrou-se campeão nacional e encerrou um jejum de cinco anos sem levantar uma taça. 

+ Qual o confronto mais valioso? E o mais equilibrado? Veja raio-X das quartas da Champions League

CALMA, CALMA QUE EU TÔ AQUI!
Se Messi tem história para contar no clássico, Cristiano Ronaldo não fica para trás. Pudera. Na temporada 2011/2012, Barça e Real fizeram um clássico decisivo por La Liga. A falta de cinco rodadas para o fim, quatro pontos separavam os rivais na tabela de classificação - o Real era líder. Os merengues não venciam os barcelonistas haviam cinco anos. E o jejum foi encerrado em alto estilo.

Quando a partida parecia que terminaria empatada por 1 a 1, Cristiano Ronaldo recebeu um passe milimétrico de Mesut Özil e finalizou para os fundos das redes. Na comemoração, com o Camp Nou em silêncio, o português provocou os torcedores pedindo "calma". O Real venceu por 2 a 1 e foi campeão espanhol. Ao todo, CR7 marcou 12 gols no Camp Nou pelo Real Madrid - e duas vezes pela Juventus.

Cristiano Ronaldo 2012
Em 2012, Cristiano Ronaldo marcou no Camp Nou e celebrou de forma icônica (AFP PHOTO/ LLUIS GENE)

PULAR O MURO É PECADO
O clássico entre Real Madrid e Barcelona é um dos que mais movimentam um certo ódio entre torcidas. Não só pela rivalidade esportiva, mas também pelos contextos da geopolítica interna da Espanha que gera divergências entre catalães e madrilenhos. E a história dos duelos no Camp Nou tem um emblemático episódio marcado por hostilidades, movidas pela raiva por uma espécie de ‘traição’. O português Luis Figo sentiu isso na pele.

Em 2000, em das transferências mais polêmicas do futebol, o craque trocou o Barcelona pelo Real Madrid. Em sua primeira visita ao Camp Nou como jogador madridista, Figo encontrou um cenário de guerra no estádio. O atacante foi vaiado constantemente e não jogou bem a partida.

Barcelona e Real Madrid se enfrentam neste domingo, às 17h. O LANCE! transmite em tempo real

Mas o pior estaria por vir. Em 2002, Figo já era ídolo do Madrid, campeão de La Liga e da Champions League, além de ter sido eleito o melhor do mundo. Na nova ida do lusitano ao Camp Nou, a torcida catalã proporcionou um dos momentos mais célebres de todos os tempos.

Sempre que Figo se posicionava para cobrar escanteios ou faltas próximo à linha de fundo ou da lateral do campo, objetos eram jogados no gramado. Entre garrafas de plásticos e vidros, uma cabeça de porco foi arremessada. Das arquibancadas, cânticos de "porco traidor!" ecoavam no Camp Nou. A agressividade dos torcedores era tanta que o árbitro teve que interromper o jogo por um instante.

* Estagiário sob a supervisão de Victor Mendes

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter