Em duelo eletrizante, Tampa Bay Buccaneers sofre, mas derrota o Dallas Cowboys na abertura da NFL

A franquia da Flórida liderou o placar na maioria do confronto, mas teve que buscar a virada no último quarto; Tom Brady conecta quatro TD's e comanda reação dos Bucs

Tom Brady (ao centro) celebra a marcação de touchdown com Rob Gronkowski e Mike Evans. (Reprodução/Twitter/Tampa Bay Buccaneers)
Tom Brady, ao centro, celebra marcação de touchdown com Rob Gronkowski e Mike Evans. (Reprodução/Twitter/Tampa Bay Buccaneers)

Escrito por

Foi mais sofrido do que o torcedor do Tampa Bay Buccaneers queria. Mas, no final, quem conta com Tom Brady possui uma vantagem natural contra qualquer rival. Nesta quinta-feira (9), o veterano quarterback foi decisivo ao comandar a vitória do Tampa Bay Buccaneers sobre o Dallas Cowboys, por 31 a 29, no Raymond James Stadium, em Tampa, na partida que marcou a abertura da temporada regular da NFL. 

Pelo lado do Dallas Cowboys, o destaque foi o quarterback Dak Prescott, que, voltando ao time depois da grave lesão no tornozelo direito, sofrida na temporada passada, orquestrou três touchdowns e manteve os visitantes no encalço dos donos da casa na maior parte do confronto. 

O jogo

O primeiro quarto começou com troca de posses entre Buccaneers e Cowboys até que o Tampa Bay iniciou sua segunda campanha em que Tom Brady precisaria de nove jogadas para conectar o primeiro TD da temporada da NFL. Da redzone dos Cowboys, Brady encontrou o wide receiver Chris Godwin para colocar o Bucs à frente do placar. Com o ponto de bonificação no gol dos Cowboys, o Tampa Bay marcou seu primeiro 7 a 0 da temporada.

O placar adverso motivou o Dallas Cowboys a buscar a igualdade. Tarefa esta concluída com êxito pela tradicional franquia do Texas. Em apenas sete jogadas, Dak Prescott fez seu ataque avançar 74 jardas para que o wide receiver CeeDee Lamb recebesse passe do camisa 4 na lateral, anotando o touchdown dos Cowboys que, com o ponto extra, empataram o jogo em 7 a 7.

No segundo quarto, Tom Brady seguiu dilacerando a secundária dos Cowboys com seus passes e o quarterback utilizaria um velho conhecido para recolocar o Tampa Bay em vantagem na partida: na sua segunda jogada na redzone do adversário texano, Brady conectaria mais um passe para TD na partida, desta feita com o tight end Rob Gronkowski. Explosão de alegria dos torcedores do Bucs presentes no Raymond James Stadium que, na sequência, festejariam o ponto de bonificação efetivado por Ryan Succop. 14 a 7.

Na posse seguinte, o Dallas Cowboys até percorreu o campo até a redzone dos Buccaneers, mas o field goal de 31 jardas acabou sendo desperdiçado pelo kicker Greg Zurlein, que errou a batida e mandou a bola oval à esquerda da trave adversária.

Apesar do erro de Zurlein, o Dallas Cowboys contou com a destreza do defensive end Demarcus Lawrence, que provocou o fumble cometido pelo running back Ronald Jones que Randall Gregory conseguiu recuperar para os visitantes. Cinco jogadas depois, Dak Prescott teve tempo para se recuperar de um snap ruim e encontrar Amari Cooper para conectar seu segundo touchdown no confronto. O problema é que, assim como na campanha anterior, Greg Zurlein errou a pegada na bola e acabou acertando a trave. 14 a 13.

Mas, se os Cowboys cometiam turnovers com seu kicker, os Buccaneers seguiam na mesma tocada. No drive seguinte, Tom Brady tentou passe curto para o running back Leonard Fournette, que não encaixou a bola oval e permitiu que Trevon Diggs interceptasse a posse para o Dallas Cowboys no seu campo de ataque. Entretanto, o máximo que a franquia texana conseguiu foi capitalizar um field goal com Greg Zurlein, que dessa vez não vacilou. 16 a 14.

Não se pode empolgar diante de Tom Brady. Apesar das duas campanhas ruins que permitiram que o Dallas Cowboys pulasse à frente do placar pela primeira vez no jogo, Brady acertou um passe espetacular de 47 jardas para Antonio Brown e retomar a vantagem para o Tampa Bay Buccaneers. Diferente de seu colega de posição, Ryan Succop efetivou sua terceira participação na abertura da temporada e ajudou a ampliar o marcador para 21 a 16 para os atuais campeões do Super Bowl.

Antes do encerramento do primeiro tempo, Greg Zurlein voltaria a protagonizar mais um turnover. Faltando 20 segundos para o fim da metade inicial do confronto, o kicker do Dallas Cowboys erraria novamente um field goal, desta vez de 60 jardas, em uma decisão que se mostrou equivocada do head coach Mike McCarthy. Ainda daria tempo para Tom Brady arriscar um Hail Mary e sofrer sua segunda interceptação pela defesa visitante.

Segundo tempo

O Dallas Cowboys teve a primeira posse do terceiro período e tomou quase seis minutos do relógio na sua campanha. Entretanto, a equipe texana avançou até a redzone dos Buccaneers, mas teve que se contentar com o FG de Greg Zurlein, de 21 jardas, para reduzir o déficit no placar para apenas dois pontos. 21 a 19.

Depois de um punt dos donos da casa, os visitantes sofreriam a primeira interceptação de Dak Prescott. Na tentativa de conectar CeeDee Lamb no meio do campo, o quarterback dos Cowboys acabou tendo seu passe catado pelo cornerback Carlton Davis, permitindo que o Tampa Bay recuperasse a bola em ótima posição. Quatro jogadas depois, mais um touchdown para a torcida dos Bucs comemorar no Raymond James Stadium. Tom Brady descolou lançamento pelo meio para Rob Gronkowski correr para a endzone do Dallas. Depois do TD, o kicker Ryan Succop converteu o ponto extra e o Tampa Bay aumentou sua vantagem para 28 a 19.

Resiliente, o Dallas Cowboys mostrou, mais uma vez, a força de sua unidade ofensiva. Em dez jogadas, Dak Prescott utilizou três opções diferentes no jogo de passes, além de improvisar corridas curtas para manter a campanha viva. Depois de quase seis minutos, o quarterback contou com a destreza do wide receiver Amari Cooper, que completou passe de 21 jardas na endzone do Tampa Bay e recolocou os Cowboys na partida. Zurlein, um dos personagens mais ativos da franquia texana, acertou o ponto extra e a diferença voltaria a cair para dois pontos novamente. 28 a 26.

Depois de um punt dos visitantes, Tom Brady utilizou toda sua experiência na administração do relógio no quarto período. Abusando dos passes curtos para seus recebedores, Brady foi cozinhando a defesa dos Cowboys enquanto deixava o tempo passar. O problema é que o quarterback do Tampa Bay não poderia contar com o fumble cometido por Chris Godwin, já na endzone do Dallas Cowboys. O erro de Godwin acabaria revitalizando o adversário que, agora, contaria com mais de quatro minutos para buscar a virada no placar.

Na sua última campanha no confronto, o Dallas Cowboys contou com uma grande recepção de CeeDee Lamb, wide receiver que deixou algumas bolas importantes caírem durante a partida, mas que, em uma terceira descida para 11, acabou ganhando 31 jardas na jogada, proporcionando excelente posição no campo de defesa do time da casa. O problema é que a forte defesa dos Bucs impediu que a unidade de ataque visitante de se manter em campo, forçando os texanos a optarem para a tentativa de field goal, de 48 jardas, que Greg Zurlein concluiu com êxito, proporcionando a virada no placar para 29 a 28, faltando 1:28 segundos para Tom Brady buscar mais uma reversão no marcador.

É verdade que Brady flertou com a interceptação, mas o veterano quarterback encontrou em Rob Gronkowski a garantia de segurança nas recepções. E quando buscou variar o alvo, o camisa 12 conectou Chris Godwin, em uma jogada de 24 jardas, que colocou os Buccaneers em boa posição no campo de defesa dos Cowboys. E, para coroar a vitória nos segundos finais, o kicker Ryan Succop não sentiu a pressão e converteu o field goal de 36 jardas para garantir o triunfo de sua equipe por 31 a 29.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter