Dia da Mulher! Conheça Maia Chaka: a primeira árbitra negra da história da NFL

Pioneirismo de Maia Chaka é motivo para inspirar tantas outras garotas ao sonho de trabalhar com o futebol americano e na NFL

Maia Chaka
Maia Chaka em jogo da XFL em 2020 (XFL)

Escrito por

Na semana passada, já em celebração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira, a NFL deu um passo adiante na inclusão das mulheres na liga. Maia Chaka é a primeira mulher negra a ser contratada para ser árbitra no mais alto nível do esporte. Ela se junta a Sarah Thomas, que recentemente integrou o grupo de arbitragem do Super Bowl LV.

Neste 8 de março, o Lance! celebra algumas das mulheres que estão fazendo história e quebrando barreiras na NFL e no futebol americano – seja dentro ou fora de campo.

Maia Chaka

Professora de educação física e saúde em Virginia Beach, no estado da Virginia, nos Estados Unidos, Maia Chaka fez história na NFL como a primeira mulher negra a ser árbitra no esporte. Ciente da sua responsabilidade, a oficial de arbitragem sabe que pode abrir caminhos para outras garotas chegarem à liga:

- Eu estou honrada de ser selecionada como uma árbitra da NFL. Mas esse momento é maior que a minha conquista pessoal. É uma conquista para todas as mulheres, toda minha comunidade e minha cultura – declarou Maia.

Chaka iniciou seu sonho de integrar a NFL em 2014, quando se juntou ao programa de desenvolvimento de árbitros da liga. Antes disso, ela já havia subido alguns degraus na escada da arbitragem. Iniciou seu caminho apitando jogos estudantis (High School) no estado da Virginia. Depois, começou a se destacar integrando o grupo de arbitragem das conferências C-USA e PAC-12 no mais alto nível do futebol americano universitário. E sabe quem foram as duas primeiras mulheres a apitarem jogos na NCAA? Maia Chaka e Sarah Thomas, as duas que também fazem história com seu pioneirismo na NFL.

Em matérias na imprensa norte-americana, a mais nova integrante do quadro de arbitragem da NFL é descrita como uma pessoa que você pode confiar e consistente. Além disso, os amigos e colegas de trabalho apontam Maia como uma pessoa que lidera através do exemplo e que inspira confiança nos demais. Elogios poderosos e que casam bem com a obrigação que terá dentro da liga de futebol americano.

Maia também se dedica a ajudas garotas em programas de mentoria na escolha que trabalha e em outros colégios da Virginia. A árbitra costuma palestrar sobre a importância da dedicação e do trabalho duro, que são sempre recompensadores na vida pessoal e profissional.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter