Atletas do Super Bowl perdem parte da premiação por imposto estadual nos EUA
Final da principal liga de futebol americano do planeta aconteceu na Califórnia

- Matéria
- Mais Notícias
A realização do Super Bowl no estado da Califórnia resultou em impactos financeiros diretos para jogadores das equipes participantes: tanto os atletas vencedores, do Seattle Seahawks, quando os derrotados, do New England Patriots, tiveram algum prejuízo. Isso por causa da chamada "jock tax", imposto estadual aplicado sobre a parcela da renda atribuída aos dias de trabalho no local do evento. Com a partida disputada em território californiano, atletas que não moram no estado ficaram sujeitos à tributação local sobre parte de seus salários, prêmios e bônus.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
De acordo com as regras tributárias da Califórnia, profissionais que atuam temporariamente no estado precisam declarar rendimentos proporcionais ao período em que exercem atividades no estado. No caso da NFL, o cálculo considera o número de dias de trabalho ao longo da temporada em relação ao total de dias em que o atleta esteve à disposição da equipe. E o Super Bowl é o jogo final da liga.
E tem um detalhe: a alíquota máxima do imposto de renda no estado citado pode chegar a 13,3%, uma das mais altas dos Estados Unidos. O impacto é maior para atletas que moram em estados com carga tributária menor ou inexistente sobre a renda, como Flórida e Texas, que não cobram imposto estadual.
Nesses casos, a diferença de tributação tende a ser mais perceptível, uma vez que parte da remuneração anual do jogador passa a ser tributada por um estado no qual ele não tem domicílio fiscal permanente. Isso porque a "jock tax" é uma parte da conta. Há outros impostos.
- O que isso significa aqui é que, para o time vencedor, o valor líquido que eles levarão para casa será de aproximadamente US$ 86 mil. Se você estiver do lado perdedor, o valor líquido seria em torno de US$ 49,8 mil - afirmou o pesquisador de economia Jeffery Degner.

Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















