Ataques aéreos explosivos são a tendência da NFL nas primeiras seis semanas de 2020

Índices que mensuram jogo aéreo têm recordes históricos na atual temporada da liga de futebol americano

Kansas
Kansas City Chiefs tem um dos ataques mais potentes da temporada (Kansas City Chiefs / Twitter / Reprodução)

Escrito por

Após seis semanas, a temporada 2020 vai se firmando como uma das mais prolíficas para os ataques aéreos na história. Os esquemas ofensivos baseados nos passes são uma tendência na liga nos últimos anos, com as regras sendo mais benéficas também para o ataque aéreo, mas no ano encontra-se em ritmo histórico.

Para se ter uma ideia, os índices de rating dos quarterbacks (estatística criada para medir o desempenho dos QBs numa partida) – 94.1 - , aproveitamento de passes -65.5% - são os melhores da história após seis semanas. O número de passes para touchdowns – 318 – é o segundo melhor após seis rodadas. E, por fim, o número de passes completos na liga, 4.208, é o terceiro melhor em toda a história da NFL após a semana 6.

É notório que a NFL evoluiu para uma liga que privilegia o jogo aéreo em detrimento do jogo corrido, que dominou nas décadas anteriores. Os executivos perceberam que jogos com placares elevados e ataques potentes são mais atrativos ao público. Desta forma, as regras para os defensores contra o passe se tornaram mais rígidas, com uma proteção (as vezes exagerada) ao quarterback e prevalência das faltas por interferência, que eram mínimas há quinze anos.

Somado a isso, a NFL começou a adotar esquemas mais semelhantes ao do College Football, espalhando os recebedores pelo campo, abusando da criatividade e aumentando o espaço necessário para a cobertura dos defensores.#

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter