Simon bate o martelo sobre pênalti polêmico em Del Valle x Atlético-MG
Equipes se enfrentaram pela semifinal da Copa Sul-Americana

- Matéria
- Mais Notícias
O especialista de arbitragem Carlos Eugênio Simon identificou um erro do árbitro Carlos Betancur no confronto entre Independiente del Valle e Atlético-MG. As duas equipes se enfrentaram nesta terça-feira (21), em Guayaquil, no Equador, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana.
A polêmica aconteceu durante o primeiro tempo. O cronômetro marcava seis minutos, quando o atacante Patrick Mercado caiu na área do galo após uma disputa com o zagueiro Ruan e a arbitragem em campo marcou a penalidade.
A decisão foi questionada por Carlos Eugênio Simon durante a transmissão da partida pela ESPN. Para o especialista o árbitro Carlos Betancur errou na decisão. Vale destacar, que o VAR chegou a entrar em ação mas a decisão não foi alternada.
📲 Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
- Olha, revendo o lance por esse ângulo, refaço a minha posição. O jogador do Galo coloca a perna e o jogador do Independiente del Valle é quem chuta a perna do Ruan. Por esse ângulo, calmamente olhando, não aconteceu a penalidade máxima. Pra mim, o árbitro vai retirar o pênalti - disse o especialista, antes da decisão da arbitragem.
- Pelo ângulo de trás dá para ver que o Ruan já estava com o pé no gramado quando o jogador adversário tenta chutar a bola. Para mim, errou o árbitro. Também achei que o empurrão não foi faltoso - concluiu.
Como Independiente del Valle x Atlético-MG?
A partida começou muito movimentada, e logo aos seis minutos foi marcado um pênalti para o Independiente del Valle. Em uma bola lançada nas costas da defesa atleticana, o atacante equatoriano Patrick Mercado avançou a área e foi derrubado por Ruan. O juiz foi chamado para revisar no VAR mas manteve a decisão de campo. Sornoza bateu com perfeição na gaveta de Éverson, e abriu o placar para os equatorianos.
Após o gol, o Atlético buscou controlar o jogo mas não criar grandes chances, só foi criar sua primeira oportunidade perigosa aos 23 minutos. Em chute colocado de Scarpa, Villar se esticou e espalmou dando rebote para Bernard que bateu fraco colocando na mão do goleiro novamente.
Minutos depois a equipe equatoriana chegou por três vezes seguidas, obrigando Éverson a trabalhar. Dois chutes perigosos de fora da área e uma cabeçada após escanteio quase ampliaram o placar da partida.
No período final da primeira etapa, o jogo ficou mais estudado e sem grandes oportunidades. O Atlético tentava algumas bolas longas, enquanto o del Valle explorava as infiltrações dos homens de frente da equipe.
O segundo tempo começou com os equatorianos em cima tentando ampliar o placar. Antes dos 10 minutos a equipe já havia finalizado três vezes, uma delas com muito perigo, em chute de fora de Alcívar, um dos destaques do time na temporada.
Algum tempo depois, em um contra ataque, Bernard ficou no mano a mano com o zagueiro Velasco, driblou o defensor e bateu colocado, mas o goleiro Villar fez uma bonita ponte e espalmou a bola. Após a chegada perigosa, o Galo cresceu na partida, e Sampaoli pôs o time mais para frente, tirando o próprio Bernard e colocando Dudu no ataque.
O técnico do Atlético tentava de todas as maneiras empurrar o time ao ataque. Colocou Hulk e Biel para ter mais presença ofensiva, e conseguiu deixar a equipe mais perigosa. Aos 34, em um cruzamento da esquerda, a bola passou a centímetros de Vitor Hugo que quase empatou para o Galo.
O jogo caminhava para uma vitória equatoriana, mas em uma bola enfiada aos 47 minutos, Hulk ficou cara a cara com o goleiro e serviu Dudu, que livre, só empurrou a bola para as redes. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa do Galo. O time mineiro decide em casa diante do seu torcedor.

- Matéria
- Mais Notícias