Qual clube brasileiro volta melhor do Mundial? Jornalistas opinam
Temporada recomeça neste sábado com o Brasileirão

- Matéria
- Mais Notícias
Próximo da decisão entre Chelsea e PSG, o Mundial de Clubes concentrou os olhares do mundo do futebol no último mês. Um dos principais destaques da competição ficou para o desempenho dos times brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. O Lance! perguntou para jornalistas selecionados de diferentes veículos qual desses volta melhor para a sequência da temporada, que já recomeça neste sábado, com o Brasileirão.
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras: quem voltou com mais moral do Mundial de Clubes?
A maioria dos jornalistas destaca o Fluminense como o clube brasileiro que volta melhor do Mundial de Clubes para a temporada. José Ilan, ex-Globo e Fox Sports, afirma que o time “volta teoricamente melhor”, enquanto Pedro Ivo Almeida, da ESPN, ressalta que o Fluminense “foi quem mais evoluiu” e chega com novas alternativas táticas e jogadores mais confiantes. Por outro lado, Botafogo e Palmeiras são apontados como clubes que enfrentam mais dificuldades para o restante do ano, devido a mudanças de treinador e desgaste no elenco.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Flamengo aparece com avaliações mistas, com jornalistas afirmando que o clube mantém elenco forte, mas também volta com desafios internos. No geral, o Mundial reforçou a confiança do Fluminense, que chega fortalecido para brigar pelas competições nacionais, enquanto os outros brasileiros precisam superar obstáculos para manter o nível na temporada.
Veja todos as respostas:
José Ilan (Ex-Globo e Fox Sports)
“Fluminense volta teoricamente melhor. Não acho que alguém volte pior.”
Pedro Ivo Almeida (ESPN)
“Fluminense volta melhor para o restante da temporada. Pior? Talvez o Botafogo, mas não pelo Mundial em si. Muito mais por ter desacreditado de um projeto com a demissão do Renato Paiva… e ter que começar do zero com um treinador que ainda é uma incógnita.”
Gustavo Hofman (ESPN)
“Fluminense. Não acho que seja qualquer time volte pior, mas no caso do Botafogo bem diferente com um novo técnico.”
Wagner Fernando (Rádio Tupi)
"Fluminense volta melhor. Botafogo volta mais desorganizado e sem peças importantes"
Rodrigo Castro (O Globo)
“Em termos de moral, o Fluminense, em tese, volta mais fortalecido pela campanha além das expectativas. Mas o sucesso pode cobrar um preço alto. Tanto pela iminente saída de seu principal jogador, Jhon Arias, quanto pelo desgaste maior para uma temporada em que ainda tem três competições em disputa. Isso considerando um elenco com jogadores de idade mais avançada e algumas carências. O Botafogo também perde peças importantes, mas tem poderio maior de investimento e está no mercado. O clube, no entanto, vai começar um trabalho com outro treinador estrangeiro, o que pode demandar tempo em termos de desempenho e até resultados. Flamengo e Palmeiras têm maior regularidade e seguem favoritos nos campeonatos que disputam, apesar de o Alviverde ter a relevante baixa do Estêvão.”
Vitor Guedes (Lance!)
“Fluminense, que chegou ao Mundial como o patinho feio dentre os brasileiros, voltou com o moral e os cofres cheios, além do quarto lugar. Perder, ninguém perdeu, mas o Palmeiras, único que não venceu nenhum europeu, ficou abaixo da expectativa.”
Rodrigo Lois (ge)
“Fluminense volta melhor da Copa do Mundo de Clubes. […]
Botafogo e Flamengo voltam levemente piores do que foram.”
Gian Oddi (ESPN)
“Bom, o time que volta melhor do Mundial acho que é o Fluminense porque volta com soluções também, volta com alternativas para jogar a temporada. Então, na comparação com o momento de saída do Brasil e de volta ao Brasil, o Fluminense foi quem mais evoluiu. Ganha aí uma opção tática pelo menos para enfrentar os melhores times e acho que jogadores com mais confiança, que talvez não tenham tanta confiança quando saíram, por exemplo, o Ignácio e o Hércules. Então, acho que o Fluminense é quem volta, vamos dizer, com mais coisa para poder aproveitar agora nesse retorno.”
Guilherme Moreno (Ex-Fox Sports e ESPN)
“Fluminense. Volta com a confiança renovada após ser semifinalista e chegar a uma fase bem acima do esperado por torcida e imprensa.”

- Matéria
- Mais Notícias