menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Observatório indica Lamine Yamal à frente de Vini Jr como 'mais odiado' na Espanha

Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia divulga análise

3d13ae9e-b840-45f7-842b-b86ec9364191_eu-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 17/11/2025
12:19
Vini Jr discutindo com Raphinha e Yamal (Foto; Oscar del Pozo/AFP)
imagem cameraVini Jr discutindo com Raphinha e Yamal (Foto; Oscar del Pozo/AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe) publicou um relatório que revela quais jogadores e clubes são os principais alvos de discursos de ódio nas redes sociais na Espanha — e Lamine Yamal aparece no topo da lista.

continua após a publicidade

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Segundo o estudo, o jovem atacante do Barcelona concentra 60% de todos os ataques registrados, sendo o jogador mais insultado no país. Vini Jr, do Real Madrid, aparece em segundo lugar, com 29%, seguido por Mbappé, com 3%. Nico e Iñaki Williams, Alejandro Balde e Brahim Díaz também são citados, cada um com cerca de 2% dos insultos.

continua após a publicidade
Lamine Yamal no duelo contra o Real Madrid (Foto: Javier Soriano/AFP)
Lamine Yamal no duelo contra o Real Madrid (Foto: Javier Soriano/AFP)

O diretor do Oberaxe, Tomás Fernández, explicou em entrevista à rádio espanhol "Cadena Ser" que Yamal é frequentemente alvo de ofensas como "mena" ou "moro de m*", refletindo "preconceitos ligados à origem e à cor da pele" do jogador. Fernández destacou ainda que o fenômeno cresce em momentos de grande exposição, como clássicos ou partidas de grande audiência.

Estudo também aponta quais clubes são mais visados

Entre os clubes, o relatório aponta o Real Madrid como o time que mais recebe ataques nas redes, com 34% do total, seguido pelo Barcelona (32%) e pelo Real Valladolid (17%). Valencia (8%), Athletic Club (6%), Real Sociedad (5%) e Atlético de Madrid (4%) completam a lista.

continua após a publicidade

O estudo também mostra que eventos como El Clásico geram picos de insultos racistas e xenófobos, direcionados especialmente a jogadores como Lamine Yamal, Balde, Raphinha, Vinicius, Brahim e Mbappé, com frases como "volte para o seu país" ou insultos raciais explícitos.

Fernández alerta que a normalização dessas mensagens entre jovens e menores de idade agrava o problema:

— O que acontece no futebol é um reflexo da sociedade. Muitos não percebem que estão cometendo algo ofensivo, e isso pode transbordar para o mundo físico, inclusive com agressões — afirmou.

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

  • Matéria
  • Mais Notícias