MP-PR prende comentarista esportivo em operação contra fraude na Saúde
Fernando Gomes, de 77 anos, é sócio de empresa investigada por fraudes

- Matéria
- Mais Notícias
O Ministério Público do Paraná (MP- PR) prendeu o comentarista esportivo Abrilino Fernandes Gomes, conhecido como Fernando Gomes, comentarista da rádio Transamérica, em operação que investiga desvios de recursos da Saúde. A ação ocorreu nesta quinta-feira (9) em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O jornalista de 77 anos é sócio de uma das empresas investigadas no esquema. O grupo é acusado de fraudes contra a administração pública no setor de saúde do município paranaense.
As investigações incluem corrupção ativa e passiva, contratação direta ilegal, peculato e lavagem de dinheiro. De acordo com o MP-PR, os desvios já causaram prejuízo superior a R$ 10 milhões aos cofres públicos de Fazenda Rio Grande.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Veja a nota de Fernando Gomes, comentarista da rádio Transamérica
“Fernando Gomes, profissional amplamente reconhecido por sua trajetória no jornalismo e na crônica esportiva, sempre pautou sua vida pela ética, pelo respeito e pela dedicação à comunicação. Sua história é marcada por décadas de trabalho sério, pela contribuição ao debate esportivo nacional e pelo carinho que conquistou de colegas, leitores e ouvintes em todo o país.
Diante dos recentes acontecimentos, reiteramos que Fernando Gomes goza da presunção de inocência, princípio fundamental consagrado na Constituição Federal, segundo o qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. A defesa acompanha atentamente o caso e confia que todos os fatos serão devidamente esclarecidos dentro da legalidade e do mais absoluto respeito à Justiça.
Neste momento, pedimos serenidade e respeito à pessoa de Fernando Gomes e à sua família, evitando julgamentos precipitados e preservando o direito de defesa e a dignidade humana”, diz a nota.

Veja a nota da rádio Transamérica
"As investigações que sustentam a operação denominada Fake Care não tem qualquer relação com as atividades da Rádio Transamerica. O inquérito transcorre no âmbito pessoal, sem qualquer vínculo com as atividades profissionais dos representados na programação da Transamérica".
Segundo o MP-PR, o esquema operava "por meio de um modelo de contratação direcionada de empresa que fornecia serviços de testagem domiciliar (testes rápidos) e levantamento estatístico, valendo-se desse estratagema para desviar recursos públicos com a participação de servidores públicos do alto escalão mediante o pagamento de propina".
A operação resultou na prisão de outras quatro pessoas além do comentarista. Entre os detidos estão o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (PSD), o secretário da Fazenda municipal e ex-secretário de Saúde, Francisco Roberto Barbosa, um auditor do Tribunal de Contas identificado como Alberto Martins de Faria, e o empresário Samuel Antonio da Silva Nunes.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias