menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Departamento médico do Flamengo critica horário da Supercopa

Sol e calor preocupam profissionais do clube

WhatsApp-Image-2025-03-27-at-16.45.12-aspect-ratio-1024-1024
Sharon Nigri Prais
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 12/01/2026
16:59
Atualizado há 2 minutos
Jogadores do Flamengo se reapresentam no Ninho do Urubu (Foto: Sharon Prais)
imagem cameraJogadores do Flamengo se reapresentam no Ninho do Urubu (Foto: Sharon Prais)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O elenco profissional do Flamengo se reapresentou nesta segunda-feira (11) e já vislumbra sua primeira decisão do ano, a Supercopa Rei. O duelo contra o Corinthians está marcado para o dia 1º de fevereiro, no Mané Garrincha, às 16h.

continua após a publicidade

▶️ Após ano histórico, Flamengo inicia 2026 com avaliações médicas e preparação física
▶️ Entenda estratégia do Flamengo para tirar Lucas Paquetá do West Ham

No Ninho do Urubu, em coletiva antes da reapresentação dos jogadores, os médicos Fernando Sassaki e Luiz Macedo, além do preparador físico Diogo Linhares, falaram com insatisfação sobre a escolha do horário da partida.

continua após a publicidade

— É ruim para o espetáculo e para as duas equipes. É a primeira decisão nacional do calendário, dia 1º de fevereiro, às 16h, em Brasília, um sol e calor muito fortes. Isso influencia diretamente na performance dos atletas. Fisiologicamente, com o aumento excessivo da temperatura corporal, que influencia diretamente na diminuição das métricas, todas elas, de distância, intensidade... Além da tomada de decisão, que tem um declínio técnico — afirmou Linhares.

Fernando Sassaki, médico do Flamengo (Foto: Sharon Prais/Lance!)
Fernando Sassaki, médico do Flamengo (Foto: Sharon Prais/Lance!)

Os médicos da equipe acompanharam o posicionamento do preparador físico. No primeiro dia de reapresentação, o calor deu uma amostra do que será na decisão.

continua após a publicidade

— A sensação térmica lá é maior do que aqui. Nós como departamento médico, não nos sentimos confortáveis que nossos jogadores atuem nesse ambiente. Isso favorece a fadiga e conqsequentemente as lesoes musculares e articulares, já que ele passa a perder efeitos protetores que são reduzidos coma fadiga. Ficamos incomodados com o jogo nesse horário e, sendo em Brasília, é pior ainda. — analisou Sassaki

— A CBF e até a Conmebol instituem um protocolo nos torneios de parada técnica dependendo do estresse térmico dependendo do que o ambiente proporciona pro atleta. O que a gente entende é que é melhor mudar o horário para proporcionar ao atleta 90 minutos de condições adequadas para desempaenhar o futebol deles, do que dar dois minutos para eles se hidratarem e jogarem 80 e tantos naquelas condições. Seria melhor que mudassem o horário. — avaliou Macedo.

➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

Jogadores do Flamengo se reapresentame iniciam preparação para a Supercopa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Jogadores do Flamengo se reapresentame iniciam preparação para a Supercopa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
  • Matéria
  • Mais Notícias