Nos pênaltis, Flamengo bate o Barcelona e é campeão do Mundial Sub-20; veja os lances
A bola rola a partir das 16h30 (de Brasília)

- Matéria
- Mais Notícias
Flamengo e Barcelona se enfrentaram neste sábado (23), na decisão do Mundial sub-20. Em um jogo tenso e cheio de emoção, o Mengo se tornou bicampeão da competição em uma disputa de pênaltis calorosa. Nanneti, goleiro do time, foi o grande herói.
Relacionadas
A reportagem do Lance! esteve presente no Maracanã, palco da partida, e a bola rola às 16h30 (de Brasília). Todas as informações e acontecimentos foram trazidos por aqui.
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
A competição é disputada em jogo único, e quem vencer leva o troféu. Acompanhe as atualizações em tempo real!
Veja como foi o jogo
O Flamengo iniciou a partida em ritmo intenso e abriu o placar logo aos 10 minutos. Lorran aproveitou erro na saída de bola de Farré, recuperou a posse e, após jogada que contou com Matheus Gonçalves, finalizou para marcar. Pouco depois, Joshua quase ampliou, mas parou em boa defesa de Aller. Nos instantes finais da etapa, porém, o Barcelona reagiu, pressionou com mais força e levou perigo, com Virgili acertando a trave de Léo Nannetti.
No segundo tempo, o Barcelona manteve a pressão e passou a criar mais chances, enquanto o Flamengo buscava responder nos contra-ataques. Aos 25 minutos, a insistência dos espanhóis deu resultado: Virgili, que já vinha levando perigo, aproveitou falha da defesa rubro-negra e empatou a partida. Pouco depois, aos 30 minutos, foi divulgado o público recorde do Mundial Sub-20: 45.656 torcedores no Maracanã.
Nos minutos finais, o Barcelona virou a partida em cobrança de escanteio, com Cortés colocando os espanhóis em vantagem. Mas a resposta do Flamengo foi imediata: no lance seguinte, Iago apareceu de cabeça e deixou tudo igual novamente, mantendo o time vivo no jogo. A decisão ficou nas penalidades.
Em uma disputa de pênaltis emocionante, Carbone bateu o último, e gelado, foi nas redes. Flamengo campeão outra vez.
ACOMPANHE LANCE A LANCE
(1´/1º Tempo): Bola rolando! A torcida do Flamengo marcou presença em peso. A posse começa com o Fla.

(3´/1º Tempo): A partida começou com bastante troca de passes para ambos os lados. Os dois times intensos e mostrando jogo. O Barcelona conseguiu uma primeira chegada mais perigosa com Juan Hernández. Enquanto isso, Wallace Yan e Dyogo Alves, ambos do profissional do Flamengo, acompanhavam as equipes da arquibancada.

(10´/1º Tempo): Comemora, Nação! Matheus Gonçalves ajeitou a bola para Lorran no momento certo e tocou direto para o gol, abrindo o placar para o Flamengo. O gol saiu no momento no qual a torcida cantou a música em homenagem aos garotos do ninho, que morrem em 2019.

(20´/1ª Tempo): O Barcelona não abaixou a guarda após o gol do Flamengo. O time espanhol seguiu pressionando e sabendo controlar as jogadas. O Rubro-Negro pressionava a saída de bola, mas o adversário conseguia se recuperar facilmente. Enquanto isso, Filipe Luís acompanhava o jogo com atenção.

(30´/1º Tempo): Joshua arriscou e quase garantiu o segundo do Mengo. Aller, goleiro do Barcelona, fez a defesa.
(40´/1º Tempo): Gislau, do Barcelona, protagonizou uma cena curiosa. O jogador escorregou no gramado e perdeu a posse.
(44´/1º Tempo): Tentando o empate a todo custo, foi a vez de Virgili arriscar. Desta vez, a bola do Barça parou na trave.
Fim do primeiro tempo: O primeiro tempo terminou em vantagem para o Flamengo. Em um jogo bastante movimentado, Lorran quem encontrou a melhor oportunidade e abriu para o Rubro-Negro. O Barcelona pressionava, não desistia, mas as melhores jogadas travavam na defesa carioca.

(1´/2º Tempo): O Barcelona voltou a campo com uma novidade: filho do Patrick Kluivert, Shane Kluivert.
➡️Filipe Luís vai ao Maracanã assistir Flamengo x Barcelona pelo Mundial de Clubes Sub-20
(6´/2º Tempo): O Barcelona começou a levar mais perigo. Virgil invadiu a área e assustou a defesa flamenguista. Nestes primeiros minutos da etapa final, muito da pressão pertencia ao time espanhol.
(12´/2º Tempo): Joshua deu o passe para o gol, mas novamente, Aller tirou com o pé.
(22´/2º Tempo): O Barcelona não perdeu o foco. O time seguia pressionando bastante o Flamengo. Por outro lado, o time brasileiro tentava a sorte nos contra-ataques, mas assistindo o adversário chegar com perigo.
(25´/2º Tempo): E de tanto pressionar, o gol veio. O Barcelona deixou tudo igual com Virgili, que já havia assustado em outras oportunidades. A defesa do Fla não acompanhou.
(30´/2º Tempo): Público divulgado! Ao todo, 45.656 torcedores marcaram presença no Maracanã. Recorde de público na história do Mundial Sub-20.
Casa cheia no Maracanã, recorde de público na história do Mundial de Clubes Sub-20
— Lance! Flamengo (@lance_flamengo) August 23, 2025
📸: @lucas_bayer_ pic.twitter.com/vCYWVRQm6Z
(38´/2º Tempo): Nomoko recuperou a bola no meio, acelerou a jogada e abriu para Kluivert, que entrou livre na área. Ele bateu firme, mas Léo Nannetti fez defesa espetacular e salvou o Flamengo, mandando para escanteio.
(48´/2º Tempo): Nada feito! Nos minutos finais, o Barcelona virou o jogo após uma cobrança de escanteio e Cortés coloca a equipe à frente.
(49´/2º Tempo): E se engana quem pensava que tudo havia ido por água abaixo para o Flamengo. Se tem bambu... Iago, de cabeça, empata e coloca o Flamengo no jogo de novo. Será nas penalidades! Tudo ou nada.

Cobranças de pênaltis
Barcelona quem começou batendo, com Virgili. A bola entrou, sem chances para Léo Nannetti defender. João Victor, do Fla, foi o próximo, acertando também.
O time espanhol seguiu, desta vez com Juan Hernández batendo, mas com a defesa incrível de Léo Nannetti. Iago, autor do segundo gol, bateu gelado e tranquilo.

Oduro na bola, mas bateu bem também. Pablo Lúcio foi o próximo, também nas redes. Neste momento, 3 a 2 para o Fla. Cortés, autor de gol do Barça, pegou a responsabilidade. Sem chances de defesa também.
Felipe Teresa deu sequência. A promessa bateu no canto, enquanto Aller caiu para o lado oposto. Shane Kluivert, filho do astro mundial, foi bem também. O último pênalti do Flamengo ficaria com Matheus Gonçalves, mas Aller defendeu. 4 a 4.
Começaram as alternadas. Nomoko pelo lado do Barça, acertou. Lorran assumiu a chance na sequência. Frio, bateu bem demais. 5 a 5. Parriego foi o próximo, mas Nanneti defendeu de novo. O Flamengo tinha mais uma chance, se batesse acabou.
Estava nas mãos de Carbone, que via o Maracanã explodindo. No gol. E solta o grito de campeão.
COMO FOI O PRÉ-JOGO
Os repórters Lucas Bayer e João Brandão estão presentes no palco da partida. O Maracanã já está pronto para receber as equipes.

O jogo acontece na capital do Rio de Janeiro. Os termômetros apontam quase 30ºC. Veja a seguir como está o Maracanã para o jogo!

Quase uma hora antes do jogo, os atletas do Barcelona estiveram presentes no gramado do Maracanã para fazer aquele reconhecimento e entender mais do palco da decisão.

O setorista do Flamengo Lucas Bayer registrou também o copo especial que está sendo vendido para o jogo.

As equipes começaram a aquecer no gramado perto das 15h40 (de Brasília). Com a torcida do Flamengo já presente nas arquibancadas, o Barcelona subiu com vaias.
A partida também contou com uma presença especial. Ramon Menezes, técnico da Seleção Brasileira Sub-20, acompanhará tudo. De olho na Copa do Mundo já? Veja o registro feito pelo Lance!.

Além de Ramon Menezes, Wallace Yan - atacante do time profissional do Flamengo -, também está nos arredores. Nas costas, o número de Matheus Gonçalves estampava.

O aquecimento das equipes foi finalizado perto das 16h15 (de Brasília).
Aquecimento finalizado no Maracanã! ✅
— Flamengo (@Flamengo) August 23, 2025
Daqui a pouco, a partir das 16h30, a bola rola para #FLAxBAR, pela Copa Intercontinental Sub-20!
VAAAAAAAMOOOOOOSS, FLAMENGOOOOOOOOOOO!#Matchday #GarotosDoNinho pic.twitter.com/KeYD9eDpJQ
ESCALAÇÕES
A escalação do Flamengo para a decisão tem alguns jogadores que já estão na mira do time profissional. Além de Lorran e Matheus Gonçalves, Leo Nannetti e Joshua, por exemplo, também já estiveram entre os relacionados do time de Filipe Luís.
Flamengo: Leo Nannetti; Daniel Sales, Iago, João Victor e Gustavo; João Alves, Guilherme e Matheus Gonçalves; Joshua, Lorran e Pedro Leão.
Escalação do Mengão para enfrentar o Barcelona Sub-20 no Maracanã.
— Lance! Flamengo (@lance_flamengo) August 23, 2025
Lorran e Matheus Gonçalves entre os titulares. pic.twitter.com/G1u0cwIvJw
Barcelona: Eder Aller; Xavi Espart, Landry Miro, Álvaro Cortés, Cuenca; Brian Fariñas, Pedro Rodríguez, Quim Junyent; Juan Hernández, Gistau e Jan Virgili.
- Matéria
- Mais Notícias